Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto
"A essa altura, só sei meus planos para os próximos anos. Sei que vamos para a Super Fórmula e, depois, vamos trabalhar para o próximo passo, que seria a F2"

Kalle Rovanperä, Toyota Gazoo Racing WRT
Foto de: Toyota Racing
Piloto finlandês de 25 anos, Kalle Rovanpera anunciou a saída do WRC (sigla em inglês para Campeonato Mundial de Rally) para correr na Super Fórmula, do Japão, na próxima temporada. O objetivo do competidor nórdico é ousado: chegar ao mais alto nível do automobilismo, ou seja, a Fórmula 1.
No início da carreira, o finlandês era inclusive comparado a Max Verstappen, holandês tetracampeão da F1 pela Red Bull, pela precocidade do talento mostrado nas disputas, além de ambos serem filhos de pilotos: o pai de Max é Jos, ex-F1, e o de Kalle é Harri Rovanpera, vencedor do Rally da Suécia de 2001.
Assim como Max, Kalle é multicampeão em sua categoria mundial, tendo vencido as temporadas 2022 e 2023 do WRC, mas a 'mudança de terreno' do piloto da Finlândia será um desafio, que inclusive remete a um compatriota: Kimi Raikkonen, campeão da F1 2007, que se aventurou no WRC sem chegar a um top3.
No caso de Raikkonen, aliás, o retorno ao asfalto foi breve, primeiro na NASCAR, depois na própria F1. Kalle, por sua vez, já ambiciona o caminho rumo da categoria máxima do automobilismo de pista, valendo-se também de seu vínculo com a Toyota, forte na Super Fórmula e presente na F1 via Haas.

Kalle Rovanperä, Toyota Gazoo Racing WRT
Foto de: Red Bull Content Pool
Rovanpera já vinha ensaiando uma migração para os circuitos, tendo disputado a temporada 2024 do WRC parcialmente e participado de corridas na Porsche Carrera Cup Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) e Itália, com três vitórias na Porsche Benelux se somando aos seus quatro triunfos no WRC.
No ano passado, o finlandês também experimentou um monoposto pela primeira vez ao guiar um Fórmula Renault 3.5 e um Fórmula 4 no Red Bull Ring, antes de dar umas voltas em um F1 antigo da Red Bull Racing -- Rovanpera também é patrocinado pela marca de bebidas energéticas.
“Essa decisão não foi fácil, mas é algo em que venho pensando há algum tempo”, explicou Kalle. “Tendo já conquistado tanto no rally nesta idade, comecei a pensar em outras possibilidades e em outros desafios que gostaria de enfrentar. Foi uma decisão difícil, mas parece a certa para perseguir meus próximos sonhos e desafios. É especial ter o apoio da Toyota Gazoo Racing (TGR) desde o início deste novo desafio e poder correr na Super Fórmula".
“Sei que é um salto direto, mas estou realmente ansioso por isso e, juntamente com a TGR, temos um bom plano para nos prepararmos da melhor maneira possível e tentarmos aproveitar ao máximo", afirmou, citando novamente a Toyota, que recentemente apoiou o japonês Ritomo Miyata na F2.
Transição difícil para Rovanpera, mas o fato é, que como ele mesmo disse, Kalle migra para as pistas após muitas proezas no rally. Após conquistar o título do WRC2 em 2019, juntou-se ao time de fábrica da Toyota no WRC em 2020, antes de conquistar títulos consecutivos em 2022 e 2023, e já soma 17 vitórias.

Kalle Rovanperä, Jonne Halttunen, Toyota Gazoo Racing WRT Toyota GR Yaris Rally1
Foto de: Red Bull Content Pool
'Navegado' por Jonne Halttunen, Rovanpera detém o recorde de mais jovem a subir ao pódio, vencer e ser campeão mundial no WRC. Rovanpera conquistou seu primeiro título um dia após completar 22 anos, quebrando o recorde anterior, detido por Colin McRae, que tinha 27 anos quando foi coroado em 1995.
Aliás, Rovanpera ainda está na briga pelo título do WRC 2025, tendo voltado a fazer todas as etapas neste ano: ele está só 21 pontos atrás do companheiro de Toyota e octacampeão mundial Sebastien Ogier, francês de 41 anos, com três etapas para o fim do campeonato.
“Desde que comecei a pilotar, quando criança, meu sonho era ser piloto do WRC, vencer um rally e me tornar campeão mundial. Ter conquistado tudo isso tão jovem foi incrível, um grande agradecimento à TGR: fizemos coisas realmente incríveis juntos e foi um prazer trabalhar com uma equipe tão incrível. Também não tenho palavras para agradecer ao Jonne por sua ajuda desde os primeiros dias em que trabalhamos juntos.
"Um grande agradecimento também a todos os fãs que nos apoiaram em todos os altos e baixos. Ainda temos três ralis pela frente e vamos dar o nosso melhor e continuar lutando até o fim", completou o finlandês. Seu substituto ainda está pendente de confirmação, conforme o chefe Jari-Matti Latvalla.
De todo modo, embora admita o foco no topo do automobilismo, Rovanpera segue aberto a outras categorias nos autódromos e um retorno ao próprio off-road. "Não posso dizer qual será meu objetivo final, mas já disse que é o nível mais alto. A F1 é o nível mais alto, mas obviamente existem muitas competições e eventos incríveis em circuitos. Se você me perguntar se quero ir a Le Mans um dia, com certeza, se eu tiver a oportunidade quero ir a Le Mans. Quero participar de todas essas grandes corridas".
"Mas eu ainda adoro rallies e pilotar um carro é uma arte própria como esporte, então, obviamente, ainda adoro essa parte. Obviamente, neste momento, não posso dizer que será meu fim [no rally]. Há uma grande chance de eu ainda estar na largada de um rally do WRC também. Mas não está nos planos agora, porque os planos que temos são bem grandes e será preciso muito esforço. Obviamente, em algum momento da carreira, tenho certeza que poderei pilotar em algum rally novamente, mas ainda não sei".
"Obviamente, a essa altura, eu só sei meus planos para os próximos anos. Eu sei que nós vamos para a Super Fórmula e, depois disso, vamos trabalhar para o próximo passo, que seria a Fórmula 2. Vamos ver como tudo acontece", completou ele ao “Dirt Fish”.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.