Digo Baptista é vice-campeão do TCR South America
Piloto da Cobra Racing Team é o melhor brasileiro na temporada de estreia da competição e encerra campeonato com duas poles, três vitórias e mais três pódios
O brasileiro Digo Baptista conquistou neste domingo (19) o vice-campeonato do TCR South America, nova categoria de turismo que fez sua estreia este ano no continente sul-americano.
Após registrar a pole position e ser o terceiro colocado na prova de sábado (18), em Concepción del Uruguay, na Argentina, o piloto da Cobra Racing Team largou da nona colocação pelo grid invertido e foi o quinto na corrida final.
Depois de oito etapas, Digo encerrou o campeonato com duas poles, três vitórias (Curitiba e duas em El Pinar), um segundo lugar (Rivera) e dois terceiros lugares (Interlagos e Concepcion).
O paulista de 25 anos foi o melhor brasileiro na competição, que teve como campeão o espanhol Pepe Oriola. Digo somou 247 pontos com seu Audi RS3 LM TCR #13, contra 278 do rival.
Digo começou bem a etapa final, com a conquista da pole. Na corrida, no entanto, o carro perdeu rendimento e ele finalizou em terceiro. Oriola foi o vencedor.
Na prova deste domingo, o brasileiro partiu da nona colocação e foi pra cima. O piloto da Cobra Racing Team chegou a estar entre os três primeiros, mas voltou a ter problemas com a performance do carro e cruzou a linha de chegada em quinto. O vencedor da última corrida do ano foi o argentino Fabrizio Pezzini.
“A gente sabia que seria bem difícil conquistar o campeonato, mas viemos confiantes. O carro parecia estar muito bom. Tínhamos guardado pneus bons para essa última etapa e isso deu resultado. Acertamos bem o carro e fizemos a pole”, contou Digo.
“Mas, na corrida, algo fazia o carro perder rendimento. Eu completava cinco, oito voltas bem e depois o carro não tinha mais a mesma performance. Conseguimos melhorar um pouco para a corrida de hoje, mas faltando umas cinco voltas, perdemos rendimento outra vez”, explicou.
“Ficou um gostinho de quero mais, não só pelo campeonato, mas por esse fim de semana, de conseguir mais um pódio nessa última corrida”, disse o brasileiro.
“Mas temos de ressaltar também a parte boa. Esse foi o primeiro ano da equipe, o meu primeiro também com esse carro. Era tudo novo para todo mundo. Só de chegar na última etapa, disputando o título com um piloto que já correu o Europeu e conhece bastante esse carro, já nos deixa muito felizes. A equipe está de parabéns. Todos deram o seu máximo”, finalizou.
Os resultados em Concepcion (Top-6):
Corrida 1
1 Pepe Oriola (Esp) Honda 13 voltas
2 Raphael Reis (Bra) Honda + 1.670
3 Rodrigo Baptista (Bra) Audi + 3.540
4 Ernesto Bessone (Arg) Peugeot + 13.444
5 Fabio Casagrande (Bra) Honda + 18.637
6 Adalberto Baptista (Bra) Audi + 47.567
Corrida 2
1 Fabrizio Pezzini (Arg) Lynk & Co 16 voltas
2 Pepe Oriola (Esp) Honda + 0.595
3 Dorian Mansilla (Arg) Honda + 6.607
4 Juan Pablo Bessone (Arg) Honda + 7.095
5 Rodrigo Baptista (Bra) Audi + 7.795
6 Fabio Casagrande (Bra) Honda + 8.382
Os 10 primeiros no campeonato, após 8 etapas:
1 Pepe Oriola (Esp) 278
2 Digo Baptista (Bra) 247
3 Raphael Reis (Bra) 236
4 José Manuel Sapag (Arg) 138
5 Adalberto Baptista (Bra) 130
6 Fabio Casagrande (Bra) 116
7 Fabrizio Pezzini (Arg) 90
8 Santiago Urrutia (Uru) 85
9 Tom Coronel (Hol) 78
10 Rodrigo Pflucker (Per) 75
MERCEDES tinha razão no PROTESTO? Giaffone analisa POLÊMICA na F1, FUTURO de Masi e MUDANÇAS em 2022
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.