TCR South America: Rosso supera Reis e crava a pole em El Pinar
Com a realização da quinta etapa da temporada 2022, categoria sul-americana completa trecho do campeonato no Uruguai e tem disputa bastante acirrada; veja
Piloto da equipe argentina Squadra Martino, Juan Ángel Rosso brilhou a bordo do Honda Civic Type R TCR (FK8) na tarde deste sábado e conquistou a pole position para a etapa de El Pinar do TCR South America, no Uruguai. Líder do segundo treino livre, o argentino cravou a marca de 1min09s713 no quali e superou o CUPRA León Competición TCR do brasileiro Raphael Reis, piloto da equipe W2 ProGP, por mais de meio segundo em Canelones.
O top 3 foi completado pelo Peugeot 308 TCR pilotado pelo uruguaio Juan Manuel Casella, da equipe argentina PMO Racing. Companheiro de time e montadora do piloto 'da casa', o argentino Franco Farina ficou com o quarto lugar.
Quem completou as cinco primeiras posições foi o uruguaio Enrique Maglione, também a bordo do Peugeot da PMO Racing. O brasileiro Pedro Aizza, pilotando um Hyundai Elantra N TCR, ficou em sexto representando a Scuderia Chiarelli, do Brasil.
O uruguaio Rodrigo Aramendia, da Squadra Martino Uruguay, foi o sétimo com a Alfa Romeo Giulietta TCR, à frente do brasileiro Alceu Feldmann, oitavo com o Cupra da W2 ProGP.
Líder do treino livre de sexta-feira, o argentino Manuel Sapag ficou em nono com o modelo Lynk & Co 03 TCR da PMO Racing. Quem completou o top 10 do Q2 foi Fabio Casagrande, a bordo do Civic da Squadra Martino. O brasileiro larga da pole na corrida 2 por causa da inversão de grid.
Outro representante do País, Adalberto Baptista foi o 11º com o Audi RS3 LMS TCR (2017) da Cobra Racing, à frente do piloto 'da casa' Fernando Rama, que ficou aquém da concorrência no Q2 ao volante da Giulietta da Squadra Martino Uruguay.
Situação de campeonato e programação da etapa
Com a vitória dupla de Rosso em Rivera (URU), o campeonato está mais acirrado, com três pilotos próximos no topo da tabela de classificação. De todo modo, o argentino Fabricio Pezzini segue liderando, seguido por Reis e Rosso.
O circuito de El Pinar (Canelones se caracteriza por freadas muito exigentes e um acentuado consumo de pneus. Diferentemente do ano passado, neste fim de semana o TCR South America correrá na versão perimetral do autódromo, com extensão de 2.660 metros.
O cronograma tem atividades em três dias, tendo começado com um shakedown e um treino livre na sexta-feira. No sábado, segundo livre e quali. As duas corridas serão domingo, uma pela manhã (9h40), outra ao meio-dia.
A novidade no grid desta etapa é a chegada da Squadra Martino Uruguay, com dois Alfa Romeo Giulietta pilotados pelos uruguaios Rodrigo Aramendia e Fernando Rama. O primeiro correu em Rivera e fez dupla com Enrique Maglione na prova de Endurance em Interlagos. O 'Grande Prêmio Car One' terá premiações especiais para os três maiores pontuadores do fim de semana, com pódio dedicado depois da cerimônia de premiação da corrida 2.
TCR South America – Grande Prêmio Car One - El Pinar – Etapa 5
Domingo, 7 de agosto
09:40 – Corrida 1 (21 voltas ou 30 minutos)
11:40 – Corrida 2 (25 voltas ou 35 minutos)
LISTA DE INSCRITOS
W2 PRO GP
#77 Raphael Reis – CUPRA TCR
#17 Alceu Feldmann – CUPRA TCR
COBRA RACING TEAM
#10 Adalberto Baptista – Audi RS3 Sedan 8V SEQ
SQUADRA MARTINO
#34 Fabio Casagrande – Honda Civic FK7
#26 Juan Angel Rosso – Honda Civic FK7
PMO MOTORSPORT
#07 Fabricio Pezzini – Lynk & Co 03 TCR
#33 Manuel Sapag – Lynk & Co 03 TCR
PMO RACING
#60 Juan Manuel Casella– Peugeot 308 GTI TCR
#15 Enrique Maglione – Peugeot 308 GTI TCR
#87 Franco Farina – Peugeot 308 GTI TCR
SCUDERIA CHIARELLI
#35 Pedro Aizza – Hyundai Elantra
SQUADRA MARTINO URUGUAY
#27 Rodrigo Aramendia – Alfa Romeo Giulietta
#81 Fernando Rama – Alfa Romeo Giulietta
VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA
Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.