FIA errou ao marcar F1 e Le Mans juntas, diz ex-piloto
Hans-Joachim Stuck, vencedor da mítica prova francesa acredita que FIA foi pouco inteligente ao criar embate de datas entre a corrida e o GP da Europa, em Baku
O fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016 será marcado por dois grandes eventos de âmbito mundial do calendário do automobilismo. As 24 Horas de Le Mans e o GP da Europa, que vai acontecer em Baku, Azerbaijão. Nico Hulkenberg, por exemplo, não poderá defender seu título conquistado em 2015.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o ex-piloto Hans-Joachim Stuck afirmou que a vitória de Hulk deu grande salto de popularidade para os esportes a motor e que a FIA deveria ter assegurado que as datas de Le Mans e F1 não fossem as mesmas.
"Conversei com alguns pilotos e eles estão muito mais interessados nesses tipos de corridas e eu gosto delas até hoje, até porque já guiei vários tipos de carros, F1, F2 e turismo."
"Então agora vamos ver quão estúpido foi essa atitude de colocar Le Mans no mesmo fim de semana de GP da F1. Isso com certeza não ajuda."
Enquanto a F1continua tendo que lidar com a falta de consenso sobre suas próprias regras, Stuck acredita que o segredo do sucesso recente do WEC seja por causa dos regulamentos mais abertos para os fabricantes, com diversas configurações de armazenamento e implantação de energia híbrida.
"Quando você tem um regulamento em que o fabricante pode provar sua competitividade técnica, a competição fica mais interessante", disse o ex-piloto de 64 anos.
"Na LMP1 temos sistemas diferentes, com carros a diesel, de quatro cilindros, de seis cilindros, aspirados, etc."
"Os fabricantes podem provar sua competitividade, o que eleva o nível do esporte. Acredito também que nas categorias de alto nível seja importante o uso de novas tecnologias."
E acrescentou: "sabemos que o automobilismo nunca será verde, mas você pode continuar desenvolvendo carros com tecnologia híbrida, motores elétricos e tudo mais."
"Então a LMP1 é o campo de jogo perfeito para o uso dessas tecnologias."
Entrevistado por Darshan Chokhani
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.