Entrevista

FIA errou ao marcar F1 e Le Mans juntas, diz ex-piloto

Hans-Joachim Stuck, vencedor da mítica prova francesa acredita que  FIA foi pouco inteligente ao criar embate de datas entre a corrida e o GP da Europa, em Baku

#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber
LMP1 pódio: vencedores Porsche Team: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber
Start: #17 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley and #18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb lead
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1
Hans-Joachim Stuck com Karthik Tharani
#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber

O fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016  será marcado por dois grandes eventos de âmbito mundial do calendário do automobilismo. As 24 Horas de Le Mans e o GP da Europa, que vai acontecer em Baku, Azerbaijão. Nico Hulkenberg, por exemplo, não poderá defender seu título conquistado em 2015.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o ex-piloto Hans-Joachim Stuck afirmou que a vitória de Hulk deu grande salto de popularidade para os esportes a motor e que a FIA deveria ter assegurado que as datas de Le Mans e F1 não fossem as mesmas.

"Conversei com alguns pilotos e eles estão muito mais interessados nesses tipos de corridas e eu gosto delas até hoje, até porque já guiei vários tipos de carros, F1, F2 e turismo."

"Então agora vamos ver quão estúpido foi essa atitude de colocar Le Mans no mesmo fim de semana de GP da F1. Isso com certeza não ajuda."

Enquanto a F1continua tendo que lidar com a falta de consenso sobre suas próprias regras, Stuck acredita que o segredo do sucesso recente do WEC seja por causa dos regulamentos mais abertos para os fabricantes, com diversas configurações de armazenamento e implantação de energia híbrida.

"Quando você tem um regulamento em que o fabricante pode provar sua competitividade técnica, a competição fica mais interessante", disse o ex-piloto de 64 anos.

"Na LMP1 temos sistemas diferentes, com carros a diesel, de quatro cilindros, de seis cilindros, aspirados, etc."

"Os fabricantes podem provar sua competitividade, o que eleva o nível do esporte. Acredito também que nas categorias de alto nível seja importante o uso de novas tecnologias."

E acrescentou: "sabemos que o automobilismo nunca será verde, mas você pode continuar desenvolvendo carros com tecnologia híbrida, motores elétricos e tudo mais."

"Então a LMP1 é o campo de jogo perfeito para o uso dessas tecnologias."

 

Entrevistado por Darshan Chokhani

In this article
Jamie Klein
WEC
Hans-Joachim Stuck
Nico Hulkenberg
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Após ano sabático, Petrov estreia no WEC em 2016
Próximo artigo Nelsinho elogia Nissan LMP1, mas destaca: "apenas um teste"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros