Toyota domina classificação em Spa
Carros #7 e #8 são os mais velozes no primeiro treino oficial do ano marcado por acidente de Pietro Fittipaldi. Carro de Bruno Senna sai em terceiro. Negrão e Kanaan são pole.
Única equipe remanescente no WEC com motor híbrido, a Toyota marcou a primeira pole position do ano nesta sexta-feira (4) em Spa-Francorchamps. O carro #7 da equipe, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez, fez a pole position com o tempo médio de 1min54s583.
Eles superaram o carro #8, que terá nesta temporada a presença do bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso. O espanhol divide seu carro com Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. O trio alcançou o tempo médio de 1min54s962.
Neel Jani e Bruno Senna ficaram em terceiro lugar no carro #1 da Rebellion Racing, com uma média de 1min56s425, a 1s8 da pole position. O outro parceiro dos dois neste carro é o alemão André Lotterer.
A sessão ficou marcada por um forte acidente de Pietro Fittipaldi. O piloto, andando com o #10 da DragonSpeed, perdeu o controle na Eau Rouge e bateu de frente na proteção de pneus. O brasileiro saiu de ambulância. Nenhuma informação oficial foi divulgada. A sessão ficou parada por 25 minutos. Seu carro, no entanto, está classificado em sétimo.
Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet foram os mais rápidos na LMP2 a bordo do Signatech Alpine Oreca, que também tem como piloto o brasileiro André Negrão no trio. A média de 2min02s405 os colocou apenas 0s01 à frente do 2min02s429 dos pilotos da G-Drive, Jean-Eric Vergne e Andrea Pizzitola.
Os dois ORECAs da Jackie Chan DC Racing ficaram em terceiro e quarto lugares, com Ho-Pin Tung e Gabriel Aubry derrotando Jazeman Jafaar e Nabil Jeffri por dois décimos.
A equipe Ganassi Ford conseguiu uma dobradinha na GTE Pro, com Andy Priaulx e Harry Tincknell garantindo o primeiro lugar na frente de Olivier Pla e Stefan Mucke. O brasileiro Tony Kanaan não participou da classificação, mas completa o trio que larga na pole.
Matt Campbell e Christian Ried conquistaram a pole da GTE Am em seu Dempsey-Proton Racing Porsche 911 RSR por apenas 0s002 frente a Pedro Lamy e Paul Dalla Lana, da Aston Martin Racing.
ATUALIZAÇÃO: o carro #7 teve seus tempos cancelados devido a uma "declaração incorreta do Medidor de Fluxo de Combustível", de acordo com um boletim dos comissários. Com isso, o carro #o de Alonso herdou a pole para a prova deste sábado.
Classificação protótipos:
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Kamui Kobayashi Mike Conway Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 1'54.583 | |
2 | 8 | Fernando Alonso Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 1'54.962 | 0.379 |
3 | 1 | Andre Lotterer Bruno Senna Neel Jani |
Rebellion R13 | LMP1 | 1'56.425 | 1.842 |
4 | 3 | Mathias Beche Thomas Laurent Gustavo Menezes |
Rebellion R13 | LMP1 | 1'56.992 | 2.409 |
5 | 11 | Vitaly Petrov Mikhail Aleshin |
BR Engineering BR1 | LMP1 | 1'58.247 | 3.664 |
6 | 4 | Oliver Webb Dominik Kraihamer Tom Dillmann |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 1'58.697 | 4.114 |
7 | 10 | Henrik Hedman Ben Hanley Pietro Fittipaldi |
BR Engineering BR1 | LMP1 | 1'59.158 | 4.575 |
8 | 36 | Nicolas Lapierre Pierre Thiriet Andre Negrao |
Alpine A470 | LMP2 | 2'02.405 | 7.822 |
9 | 26 | Jean-Eric Vergne Roman Rusinov Andrea Pizzitola |
Oreca 07 | LMP2 | 2'02.429 | 7.846 |
10 | 38 | Ho-Pin Tung Stéphane Richelmi Gabriel Aubry |
Oreca 07 | LMP2 | 2'02.824 | 8.241 |
11 | 37 | Nabil Jeffri Weiron Tan Jazeman Jaafar |
Oreca 07 | LMP2 | 2'03.023 | 8.440 |
12 | 31 | Pastor Maldonado Nathanael Berthon Roberto Gonzalez |
Oreca 07 | LMP2 | 2'03.420 | 8.837 |
13 | 28 | Loic Duval François Perrodo Matthieu Vaxiviere |
Oreca 07 | LMP2 | 2'04.703 | 10.120 |
14 | 29 | Jan Lammers Giedo van der Garde Frits van Eerd |
Dallara P217 | LMP2 | 2'05.502 | 10.919 |
15 | 50 | Fernando Rees Romano Ricci Erwin Creed |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 2'05.739 | 11.156 |
16 | 5 | Leo Roussel Dean Stoneman Charlie Robertson |
Ginetta G60-LT-P1 | LMP1 | s/ tempo | - |
17 | 6 | Oliver Turvey Alex Brundle Oliver Rowland |
Ginetta G60-LT-P1 | LMP1 | s/ tempo | - |
18 | 17 | Stéphane Sarrazin Matevos Isaakyan Egor Orudzhev |
BR Engineering BR1 | LMP1 | s/ tempo | - |
Classificação GTE:
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 67 | Harry Tincknell Tony Kanaan Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 2'12.947 | |
2 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla Billy Johnson |
Ford GT | LMGTE PRO | 2'13.030 | 0.083 |
3 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 2'13.034 | 0.087 |
4 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 2'13.352 | 0.405 |
5 | 82 | Antonio Felix da Costa Tom Blomqvist |
BMW M8 GTE | LMGTE PRO | 2'14.017 | 1.070 |
6 | 51 | James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari488 GTE EVO | LMGTE PRO | 2'14.385 | 1.438 |
7 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari488 GTE EVO | LMGTE PRO | 2'15.104 | 2.157 |
8 | 97 | Jonathan Adam Maxime Martin Alex Lynn |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 2'15.127 | 2.180 |
9 | 81 | Nick Catsburg Martin Tomczyk |
BMW M8 GTE | LMGTE PRO | 2'15.142 | 2.195 |
10 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim Darren Turner |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 2'16.004 | 3.057 |
11 | 77 | Christian Ried Matt Campbell Julien Andlauer |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.357 | 3.410 |
12 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 2'16.359 | 3.412 |
13 | 56 | Jörg Bergmeister Patrick Lindsey Egidio Perfetti |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.637 | 3.690 |
14 | 86 | Michael Wainwright Ben Barker Alex Davison |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.734 | 3.787 |
15 | 88 | Khaled Al Qubaisi Matteo Cairoli Giorgio Roda |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.768 | 3.821 |
16 | 90 | Salih Yoluc Euan Hankey Charlie Eastwood |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 2'17.627 | 4.680 |
17 | 70 | Olivier Beretta Eddie Cheever III Motoaki Ishikawa |
Ferrari488 GTE | LMGTE AM | 2'18.512 | 5.565 |
18 | 54 | Giancarlo Fisichella Francesco Castellacci Thomas Flohr |
Ferrari488 GTE | LMGTE AM | 2'18.917 | 5.970 |
19 | 61 | Matt Griffin Mok Weng Sun Keita Sawa |
Ferrari488 GTE | LMGTE AM | 2'19.445 | 6.498 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.