Toyota vence em Silverstone; Derani triunfa na LMGTE-Pro
Em corrida movimentada, Toyota bate Porsche para vencer as 6 Horas de Silverstone; em estreia pela Ford Pipo Derani vence na classe LMGTE-Pro; Bruno Senna é segundo na LMP2
Deu Toyota na abertura da temporada 2017 do Mundial de Endurance. Neste domingo (16), Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson, pilotos do #8, aproveitaram-se do melhor rendimento do pacote de alta pressão aerodinâmica e bateram os dois carros da Porsche, vencendo as 6 Horas de Silverstone.
O time de Stuttgart, tendo optado por seguir desenvolvendo o pacote de baixa pressão aerodinâmica - pensando nas 24 Horas de Le Mans - teve dificuldades para acompanhar o ritmo dos carros japoneses em pista seca, mas a chuva veio durante a prova e embaralhou as forças, permitindo à Porsche batalhar até o final da prova.
Uma entrada do Safety Car, causada por um acidente em alta velocidade sofrido por José María López no Toyota #7, permitiu ao 919 Hybrid #2, de Brendon Hartley, Earl Bamber e Timo Bernhard, ficar próximo o suficiente do #8 para tentar uma estratégia arriscada no pit stop final, só colocando combustível e mantendo os mesmos pneus.
Com isso, Hartley voltou à pista com oito segundos de vantagem sobre Buemi a 31 minutos do fim. Mas o suíço conseguiu tirar a diferença com um ritmo um segundo por volta mais veloz e superou o rival a 12 minutos do fim da prova, seguindo tranquilamente para a vitória - a primeira dele e de Davidson desde as 6 Horas de Xangai de 2014.
O pódio foi completado pelo Porsche #1, de Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy, que se atrapalhou com paradas adicionais durante os períodos de chuva e quando a pista secou.
Na LMP2, a vitória ficou com o #38 da Jackie Chan, conduzido por Oliver Jarvis, Thomas Laurent e Ho-Pin Tung. O Brasil subiu ao pódio na classe com o segundo lugar do #13 da Rebellion, com Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal. O pódio foi completado pelo #28 da TDS Racing, de Matthieu Vaxiviere, François Perrodo e Emmanuel Collard.
O outro carro da Rebellion, o #31 de Nelsinho Piquet, David Heinemeier Hansson e Mathias Beche, cruzou a linha de chegada na nona posição na classe.
LMGTE-Pro: Pipo Derani vence em estreia com a Ford
Apesar do susto nos minutos finais com uma porta aberta, Pipo Derani estreou com vitória na Ford. O #67, dividido com Harry Tincknell e Andy Priaulx, teve de consertar a porta no primeiro pit stop e perdeu posições, o que parecia ter complicado a corrida do trio.
Mas as duas ocorrências de full course yellow recolocaram o #67 na brica pela vitória. No fim, Tincknell cruzou a linha de chegada com 15 segundos de vantagem sobre a Ferrari #51, de James Calado e Alessandro Pier Guidi.
O terceiro lugar ficou com o Porsche #91, de Frederic Makowiecki e Richard Lietz. Daniel Serra, que estreou no WEC com o #97 da Aston Martin, cruzou a linha de chegada em sétimo na classe.
Na LMGTE-Am, o triunfo caiu nas mãos da Ferrari #61 de Matt Griffin, Keita Sawa e Mok Weng Sun. Griffin tirou vantagem do incidente entre Pedro Lamy, no #98 da Aston Martin, e a Ferrari #54 de Miguel Molina.
A dupla se chocou na curva Stowe, na última volta, e saiu da pista. O caminho ficou livre para Griffin passar e vencer. Lamy, que divide o #98 com Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, conseguiu voltar para a pista e terminar em segundo. O posto final no pódio ficou com o Porsche #77 da Proton Competition, de Christian Ried, Matteo Cairoli e Marvin Dienst.
Confira o resultado final:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.