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Como carro elétrico da CUPRA pode surpreender nas retas

Em uma corrida de arrancada entre um GT movido a combustão e um carro elétrico, qual você acha que teria vantagem? Assista a este vídeo para ver o resultado

Muitos fãs de automobilismo estão relutantes em abraçar as corridas elétricas, com uma reclamação comum contra competições como a FIA ETCR – eTouring Car World Cup. Tradicionalmente, as corridas de carros sempre foram caracterizadas pelo som de motores altos e de alta rotação e o cheiro inconfundível de gasolina no ar. Mas os tempos estão mudando. As tecnologias estão evoluindo e a mentalidade dos consumidores deve começar a mudar para uma vida mais sustentável para permitir que nossa paixão por corridas, carros e velocidade não seja ameaçada.

A primeira vez que você vê uma corrida de carros elétricos, fica surpreso desde o início. Não há ruído do motor, é verdade, mas o zumbido e a aceleração brutal significam que a falta do seu som favorito pode ser perdoada. São carros que ainda estão no início de seu ciclo evolutivo, com anos de inovação pela frente em baterias, autonomia, peso e comportamento dinâmico. E com marcas como a CUPRA - desenvolvedores do eRacer que ganhou o título inaugural da FIA ETCR em 2021 - realizando um trabalho exaustivo de pesquisa e desenvolvimento, certamente haverá muito mais surpresas na futura competição de veículos elétricos.

Uma das características mais impressionantes de um veículo elétrico, seja ele configurado para corrida ou estrada, é sua aceleração. Motores e baterias fornecem torque instantâneo, com energia transferida para o solo muito mais rápido do que um motor de combustão pode gerenciar. Para demonstrar a potência e aceleração do carro oficial FIA ETCR da CUPRA, o CUPRA eRacer de 680cv foi colocado em pista no circuito de Zolder, na Bélgica, para competir numa corrida de arrancada contra um Ferrari 488 Pista de 720cv.

O resultado final do desafio pode ser visto no vídeo. Quem vai prevalecer?

Especificações

  Ferrari 488 Pista CUPRA e-Racer
Transmissão Traseira Traseira
Potência máxima 720 bhp 720 bhp/ 500 kW
Torque máximo 770 Nm 960 Nm
Velocidade máxima 340 km/h 270 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 2.8s 3.2s
Peso 1,385 kg 1,575 kg
In this article
Alberto De Armas
Geral
ETCR
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