Recomendado para você

Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe

Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe
MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027

MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027
Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna

Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna

Rally
Rally
Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna
Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025

Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025
Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe

Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

MotoE: Enel X com JuiceRoll Race Edition revoluciona o carregamento

Enel X revoluciona o carregamento no MotoE com o JuiceRoll Race Edition, uma infraestrutura inovadora especialmente projetada para atender a competição

Moto Enel X

A Enel X desempenha um papel crucial no Mundial de MotoE. Não só é o Parceiro Oficial Smart Charging da categoria elétrica, mas também porque contribui concretamente para tornar o esporte a motor mais sustentável, ao mesmo tempo que promove elevados níveis de competitividade e padrões de segurança.

O compromisso da Enel X com o esporte a motor elétrico não se limita apenas aos veículos de duas rodas, pois ela também assumiu a responsabilidade de fornecer toda a tecnologia de carregamento do ETCR, a categoria de turismo que começará em junho próximo, em Vallelunga.

Enel X Recharger

Enel X Recharger

A empresa já anunciou o JuiceRoll Race Edition, a inovadora infraestrutura de carregamento composta por duas unidades com baterias integradas, especialmente projetadas para atender às necessidades do MotoE. 

O novo carregador inclui uma unidade semimóvel (SMU) com uma saída DC de 50kW, uma entrada AC principal de até 22kW e um acumulador integrado de 51kWh. Além disso, há um carregador móvel de 10kW DC (MU), alimentado pela SMU e equipado com um acumulador integrado de 6kWh que permite que a unidade recarregue a moto enquanto está no pit lane ou no grid de largada.

Unidades móveis de recarga da Enel X são utilizadas nos boxes

Unidades móveis de recarga da Enel X são utilizadas nos boxes

O que há de tão inovador? A Enel X introduziu um sistema de carregamento inteligente que não sobrecarrega o circuito elétrico da pista com picos de entrada de energia graças às baterias, 'equilibrando' a demanda por vários veículos durante a recarga.

Com o sistema JuiceRoll Race Edition, é possível recarregar as baterias incluídas na infraestrutura de carregamento com pouca energia da rede elétrica. A moto pode então ser recarregada mais tarde em modo rápido (até 50kw em DC) graças à energia armazenada nas baterias internas.

A infraestrutura de carregamento permite uma conexão direta da rede ao circuito local, pois requer pouca energia para recarregar as baterias.

Enel X

Enel X "completa" as baterias direto no grid de largada

A ideia foi concebida para oferecer um serviço completo e flexível: graças ao MU, por exemplo, é possível 'encher' a moto no grid de largada após a volta de aquecimento, garantindo ao MotoE a quilometragem de mais uma volta, se comparada ao que era visto nas duas primeiras temporadas do campeonato.

Uma das muitas funções do MU é também fornecer energia para os aquecedores de pneus nos boxes ou no grid de largada, garantindo que os pilotos tenham os pneus na temperatura certa para o início da corrida.

O laboratório da Enel X é um campo de testes para o desenvolvimento e pesquisa de tecnologias de carregamento inovadoras, que podem ser avaliadas em um ambiente extremo, como o de uma pista, para que o trabalho e a tecnologia possam ser aplicados na vida diária.

Artigo anterior MotoE: Granado garante terceira pole consecutiva em Barcelona
Próximo artigo MotoE: Granado faz segundo tempo na Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros