Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

MotoE: Enel X com JuiceRoll Race Edition revoluciona o carregamento

Enel X revoluciona o carregamento no MotoE com o JuiceRoll Race Edition, uma infraestrutura inovadora especialmente projetada para atender a competição

Moto Enel X

A Enel X desempenha um papel crucial no Mundial de MotoE. Não só é o Parceiro Oficial Smart Charging da categoria elétrica, mas também porque contribui concretamente para tornar o esporte a motor mais sustentável, ao mesmo tempo que promove elevados níveis de competitividade e padrões de segurança.

O compromisso da Enel X com o esporte a motor elétrico não se limita apenas aos veículos de duas rodas, pois ela também assumiu a responsabilidade de fornecer toda a tecnologia de carregamento do ETCR, a categoria de turismo que começará em junho próximo, em Vallelunga.

Enel X Recharger

Enel X Recharger

A empresa já anunciou o JuiceRoll Race Edition, a inovadora infraestrutura de carregamento composta por duas unidades com baterias integradas, especialmente projetadas para atender às necessidades do MotoE. 

O novo carregador inclui uma unidade semimóvel (SMU) com uma saída DC de 50kW, uma entrada AC principal de até 22kW e um acumulador integrado de 51kWh. Além disso, há um carregador móvel de 10kW DC (MU), alimentado pela SMU e equipado com um acumulador integrado de 6kWh que permite que a unidade recarregue a moto enquanto está no pit lane ou no grid de largada.

Unidades móveis de recarga da Enel X são utilizadas nos boxes

Unidades móveis de recarga da Enel X são utilizadas nos boxes

O que há de tão inovador? A Enel X introduziu um sistema de carregamento inteligente que não sobrecarrega o circuito elétrico da pista com picos de entrada de energia graças às baterias, 'equilibrando' a demanda por vários veículos durante a recarga.

Com o sistema JuiceRoll Race Edition, é possível recarregar as baterias incluídas na infraestrutura de carregamento com pouca energia da rede elétrica. A moto pode então ser recarregada mais tarde em modo rápido (até 50kw em DC) graças à energia armazenada nas baterias internas.

A infraestrutura de carregamento permite uma conexão direta da rede ao circuito local, pois requer pouca energia para recarregar as baterias.

Enel X

Enel X "completa" as baterias direto no grid de largada

A ideia foi concebida para oferecer um serviço completo e flexível: graças ao MU, por exemplo, é possível 'encher' a moto no grid de largada após a volta de aquecimento, garantindo ao MotoE a quilometragem de mais uma volta, se comparada ao que era visto nas duas primeiras temporadas do campeonato.

Uma das muitas funções do MU é também fornecer energia para os aquecedores de pneus nos boxes ou no grid de largada, garantindo que os pilotos tenham os pneus na temperatura certa para o início da corrida.

O laboratório da Enel X é um campo de testes para o desenvolvimento e pesquisa de tecnologias de carregamento inovadoras, que podem ser avaliadas em um ambiente extremo, como o de uma pista, para que o trabalho e a tecnologia possam ser aplicados na vida diária.

Artigo anterior MotoE: Granado garante terceira pole consecutiva em Barcelona
Próximo artigo MotoE: Granado faz segundo tempo na Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros