Entrevista
Dakar Dakar

Competidora interrompe prova para ajudar piloto inconsciente

Laia Sanz desce de sua moto por mais de 40 minutos para prestar socorro a Pela Renet; organização premia boa ação e desconta tempo perdido pela espanhola

#12 KTM: Laia Sanz
Laia Sanz
#12 KTM: Laia Sanz
#51 Husqvarna: Pela Renet

A piloto Laia Sanz, da KTM, parou para socorrer um colega competidor durante a quarta etapa do Rally Dakar na última quarta-feira, depois de o francês Pela Renet perder a consciência em uma queda.

O estreante sofreu um forte acidente a 27 km do término dos 429 km cronometrados, e foi posteriormente levado para o hospital na cidade vizinha de Jujuy com um ferimento na cabeça. Ele recuperou a consciência depois de alguns minutos.

Sanz, que tinha sido ultrapassada pelo piloto da Husqvarna durante o estágio, parou para vir ao auxílio de Renet até que as equipes médicas conseguissem chegar ao local.

"Ele me ultrapassou no especial e, em seguida, eu o segui. Eu estava no quilômetro 402 quando isso aconteceu", disse Sanz ao Motorsport.com durante a chegada a Jujuy.

"No começo, quando eu encontrei Renet, eu estava com medo, porque ele estava inconsciente. Ele tinha um pouco de dor no quadril e costas, mas ele foi (para o hospital) mais ou menos bem.

"Ajudar alguém é o que qualquer piloto deve fazer, isso é normal e era importante. Embora eu perdesse tempo era a coisa certa a fazer."

A parada fez com que Sanz ficasse em 53º na etapa, 42 minutos atrás do Paulo Goncalves, caindo de 21ª para 38ª na classificação geral. Só que a organização, como é de praxe no rali, descontou o tempo perdido e atualizou a classificação da espanhola: 15ª na etapa e 19ª no geral.

"Nesse sentido, a organização funciona bem e dá aos pilotos de volta o tempo que perdem quando você para para ajudar alguém", disse Sanz.

"Foi um dia muito bom para mim. Mesmo antes disso, nós estávamos no top 15, mas ninguém gosta que essas coisas acontecem e foi importante parar e ajudar."

"Até agora, a navegação não foi necessária, e que se reflete no elevado número de concorrentes remanescentes na corrida", acrescentou, ansiosa para o terreno mais áspero da segunda semana do rali.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Peugeot domina e Peterhansel vence; Loeb segue líder
Próximo artigo Loeb vence quinta especial e amplia liderança

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil