Dakar: Moraes cai para 11º após primeiro dia da Maratona; Al-Rajhi lidera e favoritos têm revés
O primeiro dia da etapa de 48 horas do Dakar favoreceu os pilotos do Oriente Médio, com Al-Rajhi à frente de Al-Attiyah
O Dakar fez neste domingo o primeiro dia da temida etapa Maratona, que terá sua conclusão nesta segunda-feira. E em meio à etapa mais complicada do rali, dois dois favoritos, Carlos Sainz e Sebastien Loeb tiveram problemas, enquanto Yazeed Al-Rajhi assumiu a liderança da prova.
Já o brasileiro Lucas Moraes acabou perdendo tempo ao ficar preso em uma duna e, com isso, caiu para fora do top 10, indo para a 11ª posição.
Carros: Sucesso para Al-Rajhi em dia de drama dos favoritos
A etapa Maratona, introduzida em 2024 no Dakar, consiste em uma longa especial de 48h de duração. A especial, com quase mil quilômetros de extensão, é dividida em dois dias e, ao final do primeiro, pilotos e navegadores não retornam ao bivaque, ficando em acampamentos improvisados pela organização e sem auxílio externo para mexerem seus carros.
Na dinâmica deste ano, os pilotos são obrigados a percorrerem o máximo possível dos 947km de especial em um tempo pré-determinado. Ao final desta cronometragem, são obrigados a procurarem o acampamento mais próximo antes de completarem o percurso na segunda-feira.
Quando a ação começou em Bisha, por volta das 6h da manhã, horário local, Al-Rajhi e Al-Attiyah, que haviam estabelecido tempos idênticos na especial de abertura de sábado, imediatamente dispararam para a frente do pelotão, partindo de posições mais baixas.
#200 The Dacia Sandriders Dacia: Nasser Al-Attiyah, Boulanger Edouard
Foto de: Red Bull Content Pool
O conhecimento da casa de Al-Rajhi provou ser crucial durante a segunda metade do dia e ele recuperou a liderança no sétimo ponto de controle, localizado no quilômetro 373. Apesar das melhores tentativas de Al-Attiyah de retomar a iniciativa, Al-Rajhi conseguiu manter uma vantagem de 1m19s ao chegarem ao Bivouac E pouco antes do ponto de corte.
O piloto mais próximo da dupla naquele momento era Mattias Ekstrom, da Ford, que terminou oito minutos depois, em terceiro, no melhor dos Raptor T1+s. Em quarto lugar ficou o piloto de fábrica da Toyota, Henk Lategan, liderando uma série de outros pilotos de Hilux, incluindo Juan Cruz Yacopini, da Overdrive, seu companheiro de equipe Guy Botterill e Toby Price.
Um dos principais competidores do Dakar, Sebastien Loeb teve um dia difícil na Arábia Saudita, com seu Dacia Sandrider parando por cerca de nove minutos com problemas no motor.
#219 Os Dacia Sandriders Dacia: Sebastien Loeb, Fabian Lurquin
Foto de: Red Bull Content Pool
O francês foi classificado provisoriamente em 15º lugar depois de chegar ao Bivouac E, mas já perdeu mais de 30 minutos para os primeiros colocados. O antigo rival de Loeb no WRC, Carlos Sainz, sofreu um golpe ainda maior em suas esperanças de vitória, com seu Ford Raptor capotando e caindo de cabeça para baixo na areia na marca de 327 km.
O brasileiro Lucas Moraes também teve problemas, ficando preso em uma duna por vários minutos. Com isso, o piloto da Toyota caiu para 11º na classificação geral, cedendo 22min17s para os líderes.
Dakar 2025 - Classificação dos carros após o primeiro dia da Maratona:
Posição | Piloto | Carro | Tempo/abertura |
1 | Yazeed Al-Rajhi | Toyota | 11h45m24s |
2 | Nasser Al-Attiyah | Dacia | +1m19s |
3 | Henk Lategan | Toyota | +2m12s |
4 | Mattias Ekstrom | Ford | +3m44s |
5 | Guy Botterill | Toyota | +8m07s |
6 | Toby Price | Toyota | +9m05s |
7 | Nani Roma | Ford | +14m29s |
8 | Guillaume de Mevius | Mini | +17m40s |
9 | Giniel de Villiers | Toyota | +17m45s |
10 | Brian Baragwanath | Century | +20m45s |
Motos: Sanders aumenta vantagem na liderança
Para as motos, o objetivo do dia era percorrer cerca de 600km na abertura da especial. Ross Branch foi o primeiro a sair do acampamento, seguido de Daniel Sanders e Ricky Brabec. Mas o australiano da KTM mostrou rapidamente porque é um dos favoritos do ano, assumindo a liderança antes do quilômetro 100.
Na sequência, a classificação se estabilizou entre os primeiros colocados, sem muitas mudanças, tanto nas posições quanto nas distâncias entre eles.
No final, Sanders manteve a liderança, aumentando a vantagem para Brabec, de 02min para 04min02s, enquanto Branch está em terceiro, a 05min59s.
Dakar 2025 - Classificação das motos após o primeiro dia da Maratona:
Posição |
Marca
|
Piloto
|
Equipe
|
Tempo
|
1 |
|
D. SANDERS
|
GP
#4 - RED BULL KTM FACTORY RACING |
12:37:17 (1e)
|
2 |
|
R. BRABEC
|
GP
#9 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+4:02 (2e)
|
3 |
|
R. BRANCH
|
GP
#1 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY |
+5:59 (3e)
|
4 |
|
T. SCHAREINA
|
GP
#68 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+8:17 (4e)
|
5 |
|
S. HOWES
|
GP
#10 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+14:28 (5e)
|
6 |
|
P. QUINTANILLA
|
GP
#7 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+24:26 (6e)
|
7 |
|
L. BENAVIDES
|
GP
#77 - RED BULL KTM FACTORY RACING |
+24:34 (7e)
|
8 |
|
A. VAN BEVEREN
|
GP
#42 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+25:47 (8e)
|
9 |
|
J. CORNEJO FLORIMO
|
GP
#11 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY |
+37:37 (9e)
|
10 |
|
B. COX
|
GP
#12 - BAS WORLD KTM RACING TEAM |
PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.