Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
Últimas notícias

Dakar pensa em possível retorno à África

Após anunciar que terá sua rota em apenas um país na edição de 2019, a ASO volta a olhar para o continente africano

Volkswagen: Mark Miller and Ralph Pitchford

A volta do Dakar à África pareceu uma utopia impossível nos últimos 10 anos, já que em 2008 a rota que levaria os competidores de Lisboa a Dakar (Senegal) em 15 etapas passaria por Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e o Senegal foi cancelada.

A situação política complicada na região e a instabilidade causada pelo grupo terrorista Al Qaeda, primeiro, e o autoproclamado Estado Islâmico, mais recentemente, tornaram impossível a volta da competição ao continente, até os últimos meses.

A ASO, organizadora do Dakar, foi colocada em uma situação complicada depois de anunciar que apenas o Peru receberá a 41ª edição do rali em janeiro próximo, após a desistência de Chile, Bolívia e Argentina em sediar a competição. Portanto, Etienne Lavigne e sua equipe começaram há alguns meses a consultar alguns governos africanos sobre um possível retorno para casa.

Em entrevista ao Motorsport.com, Lavigne respondeu claramente à questão de saber se eles consideraram retornar à África após os recentes inconvenientes: "Sim, sim. Você pode imaginar que, com o contexto deste ano, é uma necessidade para nós pensarmos sobre outros locais de trabalho, outras geografias, porque não podemos nos manter em uma situação de difícil por decisões que não podemos controlar".

"Começamos a trabalhar por vários meses para construir contatos com outros países, como a Argélia, por exemplo, ou Angola e Namíbia. Fizemos várias viagens à Argélia para nos reunirmos com os líderes políticos e sabemos que há uma disposição para receberem um evento desse tipo”, revelou o diretor francês.

"Não podemos permitir essa situação, porque somos o ator principal da disciplina há 40 anos. O Dakar é o maior rali do mundo e o mais importante em todos os níveis. Por isso, precisamos planejar um futuro, pois temos uma responsabilidade, não apenas com os negócios da ASO, mas com toda a categoria em geral. Todas as equipes e pilotos esperam todos os anos para ter um Dakar atraente e interessante. É por isso que você tem que pensar em outros países para as próximas edições."

O Dakar acontece desde 2009 na América do Sul, depois de cancelar a edição de 2008 um dia antes da largada, após o assassinato de cinco turistas franceses, ocorrido uma semana antes do início da competição, na cidade de Aleg, a 250 quilômetros da capital da Mauritana, Nouakchott.

A última vez que o Dakar passou pela Argélia foi em 1993 - liderado por Gilbert Sabine, pai do lendário criador da corrida, antes de vendê-la ao grupo Amaury e na qual menos veículos chegaram à linha de chegada, 67 -, quando o país do norte da África abrigou seis etapas e o dia de descanso. Um ano antes, o Dakar passou por Angola e Namíbia antes de terminar na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Artigo anterior Dakar 2019 será disputado apenas no Peru
Próximo artigo Dakar inicia negociações com países africanos para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros