F1: 'Atualização tripla' da McLaren mudará "quase todas as peças aerodinâmicas" do carro a partir do GP da Áustria

"Eu diria que praticamente todas as partes aerodinâmicas [serão alteradas] - é por isso que as atualizações serão distribuídas ao longo de algumas corridas"

Lando Norris, McLaren MCL60

Sam Bloxham / Motorsport Images

A equipe McLaren mudará quase "todas as peças aerodinâmicas" de seu carro de Fórmula 1 nas próximas três corridas, numa 'cartada' na qual a equipe está "apostando" para transformar sua temporada.

O editor recomenda:

Desde o lançamento do modelo MCL60, o novo chefe da equipe, Andrea Stella, minimizou as expectativas e enfatizou a necessidade de ser "realista" depois que as metas de desenvolvimento não foram atingidas.

Um pacote de atualização importante foi introduzido para a quarta rodada no Azerbaijão, com o assoalho e a asa traseira revisados, o que, segundo ele, marcam a especificação com a qual o carro deveria ter começado o ano.

Agora, Stella calcula que quase todas as superfícies aerodinâmicas serão revisadas novamente como parte de uma atualização em três estágios que chegará nos finais de semana dos GPs de Áustria, Grã-Bretanha e Hungria.

Espera-se que aproximadamente metade da atualização geral chegue para a próxima rodada no Red Bull Ring, enquanto o restante será dividido entre Silverstone e Budapeste. Stella explicou: "Veremos a maioria das atualizações ao longo dos eventos seguintes - portanto, haverá uma grande revisão do carro que será entregue na Áustria, no Reino Unido e na Hungria".

Isso ocorre depois que o chefe de equipe e o CEO da McLaren, Zak Brown, confirmaram que uma grande revisão do departamento de design em Woking.

Isso provocou a demissão do diretor técnico James Key e a opção futura por uma estrutura de três frentes, enquanto o chefe de conceito veicular da Ferrari, David Sanchez, foi recrutado.

Stella explicou que o caminho agressivo de desenvolvimento refletie a necessidade de um redesenho "fundamental" do carro, identificado após as primeiras corridas da campanha.

Andrea Stella, Team Principal, McLaren, in the Team Principals Press Conference

Andrea Stella, diretor de equipe da McLaren, na coletiva de imprensa dos diretores de equipe

Foto de: Motorsport Images

"No início da temporada, percebemos que o carro precisava de uma reformulação fundamental, portanto, essa reformulação é realmente interessante."

"Eu diria que praticamente todas as partes aerodinâmicas [serão alteradas] - é por isso que as atualizações serão distribuídas ao longo de algumas corridas. Será consideravelmente perceptível."

"Tivemos que reprojetar até mesmo algumas partes sob a carroceria. É também por isso que levou algum tempo para estarmos em condições de introduzir essas atualizações. Eu diria que praticamente todo o carro [muda]."

Stella acrescentou que as atualizações ainda não haviam sido testadas no simulador, mas que aumentariam o downforce. Ele espera "alguns décimos de segundo de melhora no tempo de volta".

Dada a extensão das mudanças, a McLaren, sexta colocada no campeonato de construtores, avalia que as atualizações representam um "marco em termos de possível reviravolta na temporada".

Stella acrescentou: "Estou apostando nesse pacote, nas três corridas em que o introduziremos, ele deve representar alguns décimos de segundo - será perceptível do ponto de vista do tempo de volta."

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1- Alonso: “Projeto da Aston Martin é o mais inspirador em toda minha carreira”
Próximo artigo F1: Pérez não está mais seguro na Red Bull e Ricciardo será "avaliado"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil