F1: Pérez não está mais seguro na Red Bull e Ricciardo será "avaliado"

"Teremos Ricciardo no carro por três dias após Silverstone, no teste de pneus, e então poderemos avaliar em que patamar Daniel realmente está", disse Marko

Max Verstappen, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Consultor da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko deu a entender pela primeira vez este ano que o mexicano Sergio Pérez, companheiro de equipe do holandês Max Verstappen, não tem mais lugar garantido no time taurino, afirmando que o reserva australiano Daniel Ricciardo será "avaliado".

O editor recomenda:

Pérez entrou em má fase a partir do GP de Mônaco, da qual não conseguiu sair até agora. Seu resultado mais recente foi um sexto lugar no domingo passado no GP do Canadá, disputado em Montreal.

Até agora, a cúpula da Red Bull vinha apoiando o piloto mexicano, principalmente o chefe da escuderia, Christian Horner. "Ele é o único piloto que venceu duas corridas além de Max este ano. Então, sim, temos que apoiá-lo. E tenho certeza de que ele voltará à sua forma em breve", afirmou.

Marko, por sua vez, não estava preocupado com o desempenho de Pérez e indicou que não via ninguém como uma alternativa. "A questão de saber se (Pérez) é bom o suficiente não se coloca para nós. Porque Max está ficando cada vez melhor e a pergunta a ser feita é outra: quem seria a alternativa? Há alguém que possa realmente desafiar Max no momento? Honestamente, não vejo ninguém", disse Helmut ao F1-Insider.com nesta semana.

No entanto, Marko voltou a se referir a 'Checo' Pérez em conversas com a ORF nas últimas horas, afirmando que a Red Bull vai "avaliar" Ricciardo e quer manter suas "opções em aberto", sugerindo que Sergio está ameaçado.

Daniel Ricciardo, tercer piloto, Red Bull Racing

Daniel Ricciardo, terceiro piloto, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

"Teremos Ricciardo no carro por três dias depois de Silverstone, no teste de pneus, e então a gente poderá avaliar em que patamar Ricciardo realmente está", disse Marko. O teste ao qual o austríaco está se referindo é um organizado pela Pirelli pós-GP da Grã-Bretanha para testar os pneus de 2024.

O teste marcará a primeira vez que o australiano estará ao volante do atual carro da Red Bull, apesar de que ele não poderá trabalhar no RB19 livremente, pois precisa seguir as ordens da fabricante de pneus. De qualquer forma, a atividade ajudará a Red Bull a entender o nível atual de Ricciardo.

Marko acrescentou que a equipe quer ter cartas na manga para um eventual substituto de Pérez, embora não tenha esclarecido se estava se referindo a este ano, ao ano que vem ou para quando o contrato atual do mexicano expirar no final de 2024.

"Sua meta inicial (de Pérez) era de dois ou três anos. Mas você precisa manter as opções abertas para uma sucessão", disse Helmut. O próprio Pérez, por sua vez, disse após a corrida canadense que se sente forte para reverter sua situação nesta temporada.

"Sim, com certeza vamos trabalhar duro, junto com a equipe, para garantir que descobriremos o que está acontecendo", respondeu ele quando questionado pelo Motorsport.com sobre sua fase recente.

"Mentalmente você precisa ser forte. E eu sou forte. E sei que vou superar isso, esse período difícil. Mas acho que, fora isso, tínhamos o ritmo, e é um pouco mais preocupante não ter o ritmo", completou.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: 'Atualização tripla' da McLaren mudará "quase todas as peças aerodinâmicas" do carro a partir do GP da Áustria
Próximo artigo F1: Pirelli vê forte ameaça da Bridgestone em meio a nova 'guerra' entre fornecedoras de pneus; entenda

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil