Últimas notícias

Acertar carro de 2014 logo de cara é a meta da Ferrari

Diretor de engenharia reconhece dificuldade em lidar com refrigeração, mas não quer perder tempo "consertando" carro

Não é novidade que o grande desafio que as equipes vêm enfrentando no desenvolvimento do carro da temporada 2014 da Fórmula 1 é a refrigeração. Afinal, com o novo motor V6 e duas unidades de recuperação de energia, fica difícil gerar o arrefecimento necessário sem afetar a aerodinâmica.

Tendo isso em vista, o diretor de engenharia da Ferrari, Pat Fry, espera que seu time acerte logo de cara e evite perda de tempo consertando um projeto totalmente novo e que ainda tem muito a ser desenvolvido.

“Acho que é um daqueles anos em que você precisa desenvolver seu carro, e não ficar arrumando problemas de refrigeração. No começo de cada ano quando você erra em termos de refrigeração, muitos recursos são usados para consertar os radiadores, carenagem e coisas do tipo”, explicou.

“A refrigeração sempre seria um desafio devido ao nível necessário para o carro do ano que vem e tentar integrar fisicamente tudo isso em um pacote compacto é desafiador. Acho que será interessante e haverá algumas diferenças dramáticas nos carros. Acho que haverá gente muito ocupada.”

O inglês lembrou que erros custaram caro para equipes grandes na última grande mudança de regras, em 2009. Tanto a Ferrari, quanto a McLaren começaram a temporada longe da briga pelas vitórias e custaram a se recuperar.

“Tenho certeza de que fizemos isso aqui [na Ferrari] no passado e também em minha ex-equipe [McLaren], e perdemos os primeiros meses. Com as mudanças de 2014 isso será ainda mais dramático – e as oportunidades para errar são imensas. Tomara que tenhamos acertado, mas muita gente vai coçar a cabeça em Janeiro”, espera o engenheiro.

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kubica alerta sobre "jogo sujo" na cobertura do acidente de Schumacher
Próximo artigo Brian Hart, engenheiro que trabalhou com Senna, morre aos 77

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros