Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Agora é possível uma "guerra" de pneus na F1, afirma Michelin

Fabricante francesa está convencida que disputa de marcas de pneus na categoria pode acontecer, sem que tenha um exagero de custos.

Pneu Michelin
Pneu Michelin
Logo da Michelin no pit lane
Pirelli
Pirelli pneus

A Fórmula 1 não tem uma temporada em que duas fabricantes de pneus concorram entre si desde 2006, quando Michelin e Bridgestone disputavam as atenções das equipes.

Por causa dos custos, a categoria decidiu que o ideal seria ter apenas um fornecedor. A Bridgestone esteve sozinha até 2010. A partir de 2011, a Pirelli foi a única a abastecer os times.

Apesar da categoria se dizer feliz por ter um único fornecedor, a Michelin afirma que gostaria de ter a possibilidade de competição com outra marca novamente. Seu diretor de automobilismo, Pascal Couasnon, cuja empresa é uma das pretendentes a partir de 2017, falou ao Motorsport.com sobre esta possibilidade: "Nós adoraríamos. Haveria um grande grito de alegria em Clermont-Ferrand."

O medo sobre os custos é infundado

O maior argumento contra uma guerra de pneus é que ela aumentaria os custos para ambas as partes: equipes e fornecedores. Mas Couasnon diz que não necessariamente seria assim:

"Pode ser mais caro do que se você está sozinho, mas hoje as coisas são diferentes do que em 2005 e 2006", explicou. "Há um número limitado de testes hoje em dia, só por aí você já limita os custos.

"Hoje as equipes também estão gastando muito tempo tentando entender o pneu, tentando usá-lo melhor, será que eles vão gastar muito mais dinheiro se tivermos dois pneus? Eu não penso assim."

"Na Sportscar Racing, por exemplo, a Michelin e a Dunlop estão lá. Tudo bem que é aberto, mas os custos são muito bem controlados.

"Eu diria que é possível termos uma competição entre fabricantes de pneus. Eu não vou dizer guerra, porque quando você fala sobre a guerra que você está falando sobre muitos gastos. Mas com recursos controlados, para uma boa batalha, é possível sim", finalizou.

Artigo anterior Ferrari e Mercedes são investigadas pela FIA
Próximo artigo Ghosn: Renault pronta para tomar uma decisão sobre seu futuro na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros