F1 - Além de Alonso: Gasly e Ricciardo são especulados na Aston Martin

Francês é apontado como um dos principais players do mercado, enquanto australiano vive má fase e surge como opção; entenda

F1 - Além de Alonso: Gasly e Ricciardo são especulados na Aston Martin
Carregar reprodutor de áudio

Em meio aos indícios de renovação entre Fernando Alonso e Alpine na Fórmula 1, o espanhol perde força como possível substituto de Sebastian Vettel na Aston Martin caso o alemão deixe a F1. Com isso, o australiano Daniel Ricciardo e o francês Pierre Gasly são ventilados no time inglês.

O editor recomenda:

Apesar do bom desempenho no GP do Azerbaijão, Vettel tem sua aposentadoria especulada desde o começo de 2022, até pela má fase da Aston, e os jornalistas que cobrem a categoria já apontam alguns pilotos que podem assumir o cockpit do tetracampeão mundial.

Sebastian Vettel, Aston Martin

Sebastian Vettel, Aston Martin

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Inicialmente, Alonso, que é ameaçado pelo australiano Oscar Piastri na Alpine, surgiu como opção, mas a situação mudou: segundo apurou o Motorsport.com da Itália, o bicampeão deve seguir no time francês, enquanto o atual reserva pode ir para uma eventual Williams-Renault em 2023.

Fernando Alonso, Alpine

Fernando Alonso, Alpine

Photo by: Alpine

De todo modo, para o jornalista Tom Clarkson, que apresenta o podcast oficial da F1, Beyond the Grid, Ricciardo pode 'pintar' na vaga de Vettel na Aston. Para isso, porém, o australiano e a McLaren teriam de encerrar seu vínculo antecipadamente, já que o piloto tem contrato até o fim de 2023.

Entretanto, o CEO da McLaren, Zak Brown, já declarou estar insatisfeito com o rendimento de Ricciardo, que vem sendo batido pelo companheiro britânico Lando Norris desde 2021, e afirmou, inclusive, que há dispositivos contratuais que permitem um 'divórcio' prematuro. 

Tom Clarkson

Tom Clarkson

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

“Se [Vettel] deixar a Aston no final deste ano e se Ricciardo deixar a McLaren, vejo [a Aston] como um bom lugar para Ricciardo”, disse Tom ao podcast F1 Nation, outra produção oficial da categoria, antes do GP do Azerbaijão. “Acho que a personalidade dele (Daniel) iluminaria aquele lugar (Aston).”

Já o britânico Johnny Herbert, ex-piloto da F1 e atual comentarista da categoria, crê Gasly pode ser piloto da Aston em 2023. O francês tem a 'porta fechada' na Red Bull, que renovou com o mexicano Sergio Pérez até 2024, e poderia sair da AlphaTauri, pela qual corre desde que foi rebaixado da RBR.

Johnny Herbert addresses the audience from the stage

Johnny Herbert addresses the audience from the stage

Photo by: Motorsport Images

“Acho que ele tem que fazer o que Daniel [Ricciardo] fez: fugir”, disse Herbert, também ao podcast F1 Nation. A opção mais lógica, segundo o britânico, é a Aston, mas o ex-piloto preferiria Gasly na vaga do canadense Lance Stroll, ao lado de Vettel.

“Acho que ele deveria estar já fazendo perguntas sobre o que exatamente eles querem fazer e dizer: ‘Sim, estou pronto e disposto'. Acho que Lawrence Stroll (dono da Aston) tem que dizer: ‘Filho, te dei uma chance, não está dando certo, e eu tenho que fazer o que é certo para a equipe’.”Herbert.

VÍDEO: Dê uma volta em Montreal, palco do GP do Canadá 

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Motorsport.com debate situação da briga pelo título de 2022 na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Ex-F1 critica 'cena' de dor e sofrimento de Hamilton em Baku; veja
Artigo anterior

Ex-F1 critica 'cena' de dor e sofrimento de Hamilton em Baku; veja

Próximo artigo

F1: Verstappen 'supera' Hamilton, Schumi e Vettel com vitória em Baku

F1: Verstappen 'supera' Hamilton, Schumi e Vettel com vitória em Baku