Alonso aguenta pressão de Vettel e Button para vencer na Alemanha
Espanhol não teve sossego por grande parte da prova, mas conquistou 3ª vitória e aumentou vantagem no campeonato
Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto a conquistar três vitórias na atual temporada da F-1. O espanhol, único a pontuar em todas as provas até aqui, aumentou sua vantagem na liderança do campeonato para 34 pontos em relação a Mark Webber ao aguentar a pressão de Sebastian Vettel e Jenson Button e levar o GP da Alemanha. O alemão cruzou a linha de chegada em segundo, mas foi punido com o acréscimo de 20s em seu tempo final pela ultrapassagem sobre o inglês na penúltima volta e terminou em quinto.
Os brasileiros tiveram corridas apagadas após problemas na primeira volta. Felipe Massa terminou em 12º e Bruno Senna foi o 17º.
Alonso escapou na ponta, enquanto Schumacher e Vettel lutavam pela segunda posição. O atual bicampeão do mundo conseguiu permanecer à frente. Os dois brasileiros tiveram problemas na primeira volta, com Massa perdendo o bico do carro após toque com Ricciardo na freada para a primeira curva e Bruno Senna também terminando o primeiro giro no box para trocar pneus após uma escapada.
Com muitos detritos na pista, Lewis Hamilton teve um pneu furado e caiu para o fim do grid, assim como Grosjean, que também escapou na primeira volta. Assim, no início da prova, Massa, Hamilton, Grosjean e Senna eram os últimos colocados, com pneus médios, ao contrário dos ponteiros.
Nas voltas iniciais, as Force India perderam terreno, com Di Resta sendo ultrapassado por Raikkonen e Perez e Hulkenberg perdendo a quarto lugar para Button, que voltas depois passou Schumacher. Lento, Di Resta foi o primeiro dos ponteiros a colocar pneus médios. Raikkonen logo o seguiu, na 12ª volta, colocando macios. A parada do finlandês provocou a reação dos pilotos que vinham atrás, mas seus rivais colocaram os médios. Outro que seguiu com os macios entre os primeiros foi Schumacher.
O líder Alonso parou na volta 19, e Vettel seguiu na pista até a volta seguinte, vendo a vantagem do espanhol aumentar para 3s3. Quem aproveitou o primeiro stint e o início do segundo foi Kimi Raikkonen, que na volta 22 passou Schumacher para ser quinto, sendo que tinha à frente Kobayashi, então quarto, que largara com pneus médios. Enquanto isso, Jenson Button, terceiro a 6s3 de Alonso, ouvia da equipe que tinha ritmo para vencer a corrida.
Quem vinha numa excelente prova era Perez, que largara em 17º e já ocupava a sétima colocação. Lá na frente, Vettel tirou em poucas voltas a diferença em relação a Alonso após ambos colocarem os pneus médios e encostou no 29º giro. Outro que chegou rápido foi Button, a 2s8 na volta 33. Enquanto isso, Raikkonen e Schumacher, com macios, perderam terreno.
Vettel estava a 1s de Alonso quando uma situação inusitada aconteceu: Hamilton, após sua segunda parada, voltou atrás de Vettel, porém, mais rápido, ultrapassou o alemão, que, pouco tempo depois, foi avisado pela Red Bull de que tinha um problema no Kers.
Com Hamilton, retardatário, indo para cima do líder Alonso, Button fez sua parada tentando lucrar com o fato do espanhol estar lutando com seu companheiro. Na volta seguinte, Alonso e Vettel responderam, mas o alemão perdeu a segunda posição para Button.
Os três voltaram à pista com Button sendo o mais rápido e chegando em Alonso. Com todas as paradas feitas, Alonso liderava, seguido por Button, Vettel, Raikkonen, Schumacher, Kobayashi, Perez, Hulkenberg, Rosberg e Webber. Massa fez um ótimo primeiro stint e ocupava a 12º posição quando fez sua terceira parada, enquanto Bruno Senna, assim como Romain Grosjean, ficou preso entre as equipes nanicas por toda a prova.
O desgaste de pneus começou a se tornar decisivo. Tanto, que Michael Schumacher teve de fazer uma terceira parada com 15 voltas para o final. Mas, na ponta, ninguém parou. Button chegou a ficar a 0s6 de Alonso, mas o espanhol usou bem a DRS quando tinha retardatários à frente e conseguiu abrir. O inglês passou a perder rendimento nas últimas voltas e ficou na mira de Vettel. O alemão fez a ultrapassagem com duas voltas para o final, mas os comissários entenderam que a manobra foi ilegal pelo fato do piloto da Red Bull estar com as quatro rodas para fora da pista quando superou o piloto da McLaren
Com os 20s acrescidos ao tempo de Vettel, Button é o segundo e Kimi Raikkonen se tornou terceiro, roubando a quarta posição de Lewis Hamilton, que abandonou, no campeonato. O finalndês foi seguido por Kobayashi, Perez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg.
Confira o resultado completo da prova:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.