Recomendado para você

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

NASCAR Cup
NASCAR Cup
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

WEC
WEC
Bahrein
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
Últimas notícias

Alonso explica como Ferrari já trabalha para o ano que vem

Em Cingapura, por exemplo, equipe usou novos freios e continuamente testa gasolinas e lubrificantes pensando em 2012

Fernando Alonso em Cingapura

Muito atrás da McLaren e sem ser ameaçada pela Mercedes, a Ferrari já está conformada com o terceiro lugar no Mundial de Construtores. Entre os pilotos, Felipe Massa tem outro ano para esquecer e a única briga que resta é de Fernando Alonso pelo vice. Sem muitos motivos para desenvolver o 150º Italia, a Scuderia vem utilizando as últimas provas de 2011 para estudar soluções para o carro do ano que vem.

“Há coisas, seguramente, aerodinâmicas que você pode testar, novas ideias, filosofias diferentes que possam dar esperança para desenvolver o carro ano que vem”, explicou Fernando Alonso.

“Em Cingapura, por exemplo tínhamos freios diferentes, que permitiam uma refrigeração máxima, porque aqui os freios são muito exigidos. Pois, se encontrássemos algo que ajudasse nesse sentido, poderíamos usar ano que vem. Temos trabalhado continuamente com a Shell para testar as gasolinas e óleos lubrificantes também.”

Perguntado se valeria a pena experimentar um carro baseado no uso do escapamento soprado, proibido para o ano que vem, o piloto da Ferrari lembrou que há outras áreas que merecem atenção.

“Tudo o que possamos aprender neste ano, desde como funciona a embreagem, até o aquecimento dos pneus, ativação de Kers, largadas, vale para o ano que vem.”

Um exemplo do que foi melhorado, de acordo com o espanhol, está nas largadas, com as quais sofreu no início do ano, mas que parecem ser um problema resolvido em Maranello.

“Temos visto que, nas últimas corridas, o carro tem largado muito bem e vamos tentar ao menos não perder isso.”

A vantagem de trabalhar no que for possível agora é tirar o peso de fevereiro, mês em que se concentram todos os testes com o carro de 2012.

“São coisas que acabam se amontoando muito em fevereiro, porque o trabalho fica concentrado em sete ou oito dias de testes. Portanto, estamos usando estas últimas corridas para isso”, afirmou, referindo-se aos dias de ensaios de pré-temporada aos quais cada piloto tem direito.
(colaborou Luis Fernando Ramos)

Artigo anterior Michael diz que Williams não escolhe pilotos por dinheiro
Próximo artigo Petrov sente pressão de Senna, admite Boullier

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros