Recomendado para você

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

Alonso explica como Ferrari já trabalha para o ano que vem

Em Cingapura, por exemplo, equipe usou novos freios e continuamente testa gasolinas e lubrificantes pensando em 2012

Fernando Alonso em Cingapura

Muito atrás da McLaren e sem ser ameaçada pela Mercedes, a Ferrari já está conformada com o terceiro lugar no Mundial de Construtores. Entre os pilotos, Felipe Massa tem outro ano para esquecer e a única briga que resta é de Fernando Alonso pelo vice. Sem muitos motivos para desenvolver o 150º Italia, a Scuderia vem utilizando as últimas provas de 2011 para estudar soluções para o carro do ano que vem.

“Há coisas, seguramente, aerodinâmicas que você pode testar, novas ideias, filosofias diferentes que possam dar esperança para desenvolver o carro ano que vem”, explicou Fernando Alonso.

“Em Cingapura, por exemplo tínhamos freios diferentes, que permitiam uma refrigeração máxima, porque aqui os freios são muito exigidos. Pois, se encontrássemos algo que ajudasse nesse sentido, poderíamos usar ano que vem. Temos trabalhado continuamente com a Shell para testar as gasolinas e óleos lubrificantes também.”

Perguntado se valeria a pena experimentar um carro baseado no uso do escapamento soprado, proibido para o ano que vem, o piloto da Ferrari lembrou que há outras áreas que merecem atenção.

“Tudo o que possamos aprender neste ano, desde como funciona a embreagem, até o aquecimento dos pneus, ativação de Kers, largadas, vale para o ano que vem.”

Um exemplo do que foi melhorado, de acordo com o espanhol, está nas largadas, com as quais sofreu no início do ano, mas que parecem ser um problema resolvido em Maranello.

“Temos visto que, nas últimas corridas, o carro tem largado muito bem e vamos tentar ao menos não perder isso.”

A vantagem de trabalhar no que for possível agora é tirar o peso de fevereiro, mês em que se concentram todos os testes com o carro de 2012.

“São coisas que acabam se amontoando muito em fevereiro, porque o trabalho fica concentrado em sete ou oito dias de testes. Portanto, estamos usando estas últimas corridas para isso”, afirmou, referindo-se aos dias de ensaios de pré-temporada aos quais cada piloto tem direito.
(colaborou Luis Fernando Ramos)

Artigo anterior Michael diz que Williams não escolhe pilotos por dinheiro
Próximo artigo Petrov sente pressão de Senna, admite Boullier

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros