Últimas notícias

Alonso leva reprimenda por ignorar bandeiras azuis no Japão

Comissários consideraram que bicampeão demorou para dar passagem a Hamilton e a Verstappen na fase final da prova em Suzuka

Fernando Alonso, McLaren MCL32

Charles Coates / Motorsport Images

Fernando Alonso recebeu uma reprimenda por ter ignorado bandeiras azuis na fase final do GP do Japão.

O piloto da McLaren foi convocado pelos comissários após a prova por ter interferido na disputa pela liderança, entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, na penúltima volta da prova em Suzuka.

Os comissários consideraram que Alonso, que disputava o décimo lugar da corrida com Felipe Massa, não deixou os líderes ultrapassarem assim que possível.

“Alonso teve uma sólida indicação em uma luz azul em seu painel e bandeiras azuis entre as curvas 14 e 15 na volta 51. Ele também havia tido na volta anterior uma luz azul que o informava que o líder da corrida, Lewis Hamilton, estava se aproximando. Alonso deixou Hamilton passar na volta 52, na curva 11”, explicaram os comissários.

“Os pilotos ouviram no briefing que eles devem deixar o carro passar na primeira oportunidade que tiverem, independentemente se eles estiverem lutando por posição. Os comissários consideraram que Alonso não fez isso.”

“Alonso alegou que havia uma oportunidade para deixar Hamilton passar na reta principal, mas que, depois, só conseguiria na curva 11. Os comissários aceitaram que há espaços limitados que sejam seguros para deixar um carro passar entre as curvas 2 e 9, o que contribuiu na demora que ele teve para deixar Hamilton passar.”

“Ao aplicar a punição, os comissários compararam este incidente a outros similares e consideraram que, por mais que tenha havido uma infração, essa foi menos severa do que outras. Quando ele abriu caminho, deixou espaço também para Verstappen.”

O espanhol recebeu sua primeira reprimenda da temporada e levou dois pontos na carteira, que são também os seus primeiros.

Alonso insistiu após a corrida que a demora para dar passagem não havia afetado o resultado final da corrida.

"Eu tentei não incomodar ninguém. Eles [Hamilton e Verstappen] eram primeiro e segundo colocados com duas voltas para o fim e eles terminaram primeiro e segundo, então eu não acho que fui determinante para a corrida."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Novamente confiante, Bottas mira vice-campeonato
Próximo artigo "Solitário", Ricciardo cumpre meta de pódio em Suzuka

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil