Alonso lidera primeira sessão com pista escorregadia na Bélgica
Espanhol se aproveita de bom momento da pista e crava melhor volta; Felipe Massa fecha treino em 11º lugar
Tentando espantar a má fase da Ferrari no mundial de 2013, o espanhol Fernando Alonso, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido na primeira sessão do final de semana em Spa-Francorchamps. O espanhol se aproveitou de uma trégua da garoa na Bélgica, entre uma hora e uma hora e 15 minutos de treino, e virou o tempo de 1:55.198s.
Fernando superou o escocês Paul di Resta por 0.026s. Paul conseguiu colocar sua Force India em segundo neste primeiro treino livre. Logo atrás dele veio seu companheiro de equipe, o alemão Adrian Sutil.
Com boa e presente atuação na sessão, Sergio Pérez foi o quarto colocado com a primeira McLaren, superando a Mercedes de Nico Rosberg em quinto.
Líder do campeonato, Sebastian Vettel foi o sexto, logo à frente de Esteban Gutiérrez. Atrás do mexicano ficou seu companheiro Hülkenberg, último piloto no mesmo segundo de Alonso.
Felipe Massa foi o 11º colocado, ficando a 1.665s do companheiro de equipe na liderança. Não se aproveitando do melhor momento da pista, ambas as Lotus, com Räikkönen e Grosjean, fecharam a classificação.
O treino começou com pista molhada, embora não estivesse mais chovendo. Com o clima frio, as condições de aderência eram difíceis para os pilotos. O primeiro a marcar tempo foi o francês Jules Bianchi da Marussia, com 2:07.578s. Na primeira meia hora, apenas sete pilotos marcaram voltas na sessão, com Button como o melhor ainda de pneus intermediários, mas sem passar da casa de 2:00s.
Ainda dentro da primeira meia hora, voltou a garoar no circuito belga, o que retardou o processo de secagem da pista de 7.004m. A maioria dos pilotos ainda utilizava pneus intermediários, embora Webber tenha tentado fazer suas primeiras voltas com pneus duros aos 40 minutos. Logo após, Vettel, com os mesmos pneus, vinha com as melhores parciais em todos os setores, mas após errar com falta de aderência na Bus Stop, acabou ficando ainda a meio segundo do tempo de Button.
Com pouco menos de uma hora de sessão, as duas McLarens baixaram da casa de 2:00s. Primeiro Pérez marcou 1:59.004s, em seguida Button cravou 1:58.940s.
Na última meia hora o treino foi frenético, com os pilotos baixando os tempos seguidamente. Entre outros, Alonso com uma hora e cinco de sessão marcou 1:56.077s. No entanto, Pérez veio em seguida e marcou 1:55.518s. A essa altura todos os pilotos já haviam marcado voltas rápidas. Felipe Massa era o sexto.
A 15 minutos do fim começou novamente a garoar em Spa-Francorchamps, o que fez com que todos os pilotos voltassem aos pits e Alonso, com 1:55.198s, ficasse com a melhor volta.
Confira o resultado da sessão:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.