ANÁLISE: Calendário da F1 para 2024 melhora em relação a 2023, mas ainda há 'falhas'
Categoria fala em aprimoramentos logísticos e mais sustentabilidade nas emissões de carbono, mas algumas sequências de corridas continuam sem muito sentido...
Na manhã desta quarta-feira, a Fórmula 1 anunciou seu calendário para a temporada 2024, com destaque para três corridas realizadas aos sábados, além da ida do GP do Japão para o mês de abril -- em 2023, a prova de Suzuka será em setembro.
Etapa | GP | Circuito | Datas de 2024 |
---|---|---|---|
1 | Bahrein | Sakhir | 2 de março |
2 | Arábia Saudita | Jeddah | 9 de março |
3 | Austrália | Albert Park, Melbourne | 24 de março |
4 | Japão | Suzuka | 7 de abril |
5 | China | Xangai | 21 de abril |
6 | Miami | Miami Circuit | 5 de maio |
7 | Emilia Romagna | Ímola | 19 de maio |
8 | Mônaco | Monte Carlo | 26 de maio |
9 | Canadá | Gilles Villeneuve | 9 de junho |
10 | Espanha | Barcelona | 23 de junho |
11 | Áustria | Red Bull Ring | 30 de junho |
12 | Grã-Bretanha | Silverstone | 7 de julho |
13 | Hungria | Hungaroring | 21 de julho |
14 | Bélgica | Spa-Francorchamps | 28 de julho |
15 | Holanda | Zandvoort | 25 de agosto |
16 | Itália | Monza | 1º de setembro |
17 | Azerbaijão | Baku Circuit | 15 de setembro |
18 | Singapura | Marina Bay | 22 de setembro |
19 | Estados Unidos | Circuito das Américas (Austin, Texas) | 20 de outubro |
20 | México | Hermanos Rodríguez | 27 de outubro |
21 | São Paulo | Interlagos | 3 de novembro |
22 | Las Vegas | Las Vegas Strip Circuit | 23 de novembro |
23 | Catar | Losail | 1º de dezembro |
24 | Abu Dhabi | Yas Marina | 8 de dezembro |
No caso dos GPs aos sábados, dois 'fatos novos': as etapas de Bahrein e Arábia Saudita 'saindo' do domingo por causa do Ramadã -- a outra rodada, Las Vegas, já havia confirmado que teria sua disputa principal no sábado à noite, com o horário da corrida noturna sendo um grande atrativo.
Etapa | GP | Circuito | Data de 2023 |
---|---|---|---|
1 | Bahrein | Sakhir | 5 de março |
2 | Arábia Saudita | Jeddah | 19 de março |
3 | Austrália | Albert Park, Melbourne | 2 de abril |
4 | Azerbaijão | Baku Circuit | 30 de abril |
5 | Miami | Miami Circuit | 7 de maio |
6 | Mônaco | Monte Carlo | 28 de maio |
7 | Espanha | Barcelona | 4 de junho |
8 | Canadá | Gilles Villeneuve | 18 de junho |
9 | Áustria | Red Bull Ring | 2 de julho |
10 | Grã-Bretanha | Silverstone | 9 de julho |
11 | Hungria | Hungaroring | 23 de julho |
12 | Bélgica | Spa-Francorchamps | 30 de julho |
13 | Holanda | Zandvoort | 27 de agosto |
14 | Itália | Monza | 3 de setembro |
15 | Singapura | Marina Bay | 17 de setembro |
16 | Japão | Suzuka | 24 de setembro |
17 | Catar | Losail | 8 de outubro |
18 | Estados Unidos | Circuito das Américas (Austin, Texas) | 22 de outubro |
19 | México | Hermanos Rodríguez | 29 de outubro |
20 | São Paulo | Interlagos | 5 de novembro |
21 | Las Vegas | Las Vegas Strip Circuit | 18 de novembro |
22 | Abu Dhabi | Yas Marina | 26 de novembro |
De todo modo, quais são os principais aspectos a se ponderar em relação ao calendário da F1 -- categoria cujo discurso tanto exalta a própria preocupação ambiental -- para o ano que vem? É o que o Motorsport.com destaca nos tópicos abaixo. Confira:
'Primeiro stint' faz mais sentido
Em 2024, a elite global do esporte a motor também começará seu campeonato no Oriente Médio e partirá para a Austrália, mas, diferentemente de 2023, quando a F1 deixou a Oceania rumo à Eurásia para o GP do Azerbaijão, no ano que vem o destino será o Japão, mais próximo geograficamente.
Além disso, a ida da prova de Suzuka para abril também é um ponto positivo do ponto de vista climático: basta lembrar das fortes chuvas que caem no país asiático no fim do ano. O continente, aliás, também é palco da etapa seguinte, na China, nação que enfim volta ao calendário em 2024.
Canadá na data errada? (de novo?)
Após as corridas supracitadas, a F1 deixa o lado oriental do globo rumo a Miami. Seria o gancho para eventos norte-americanos sucessivos: no caso, especialmente o Canadá. Mas não, a categoria volta para o 'meio do mundo' para os GPs em Ímola e Barcelona e depois volta para Montreal.
De Montreal, retorna novamente para a Europa para a sequência no Velho Continente anterior ao recesso da F1 em agosto. Não faria mais sentido encaixar a prova canadense após a Flórida? De todo modo, sabe-se que os promotores locais têm suas datas de preferência, o que pode ser a explicação.
Em alguns casos, isso inclusive está previsto no contrato. De qualquer forma, por que a rodada do circuito Gilles Villeneuve deveria ser depois de Miami, e não Austin ou México? Pois Texas está 'colada' no GP latino-americano, que abre caminho para a vinda da F1 ao Brasil. A trinca faz sentido.
Azerbaijão na data certa. Mas e Singapura?
Em 2023, a rodada de Baku foi realizada entre Austrália e Flórida. Em 2024, será disputada após Monza e antes de Singapura, servindo como 'transição' da Europa para Marina Bay. Esta, porém, não deveria estar na primeira 'perna' asiática? Ou colocá-la perto da 'final' em Abu Dhabi, como o Catar?
Não faz muito sentido sair do Azerbaijão rumo à cidade-estado para depois ir para o Texas. Porém, Singapura é um dos GPs que mais pagam à F1 para estar no calendário, então o contrato também deve estipular uma data para Marina Bay. É o caso de Yas Marina, que é a 'final' por certo$ motivo$.
Vegas...
Assim como em 2023, 2024 terá uma sequência derradeira meio estranha: saindo Singapura, vai para a trinca de Austin, México e Interlagos, para depois voltar para os Estados Unidos, em Las Vegas, para enfim partir para Catar e Abu Dhabi. Não faz mais sentido ter o GP em Nevada antes do Texas?
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.