Análise: mudança na Red Bull não foi por erro em Sochi
Jonathan Noble, editor de F1 do Motorsport.com, explica o que levou a equipe austríaca a realizar troca no meio da temporada









Assim que a notícia da troca entre Daniil Kvyat e Max Verstappen veio à tona na manhã desta quinta-feira, muitos fãs e pilotos questionaram a decisão da Red Bull, se baseando apenas na prova de Sochi, no último domingo.
Jenson Button chegou a escrever no Twitter sobre sua surpresa ao ver que o piloto que havia conseguido pódio no GP da China era o mesmo que estava sendo rebaixado.
Mesmo sendo uma decisão áspera, a realidade é que Helmut Marko, consultor da Red Bull, já vinha pensando nela muito antes do desastre de Sochi.
Melhorar, mesmo estando bom
Kvyat chegou no lugar de Sebastian Vettel em 2015, e mesmo com alguns percalços de sua equipe com a Renault, algumas vezes ele mais do que justificou a sua continuidade para 2016.
Mas com a rápida ascensão de Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. na mesma campanha ficou claro de que neste ano, o russo teria que ser superior. Marko chegou a declarar antes do campeonato em entrevista ao site da F1 que "quem não trouxer resultados, iria embora."
Fator Verstappen
Independentemente do que Kvyat estava fazendo, a Red Bull vinha enfrentando pressão extra a partir da contínua melhora na carreira de Verstappen.
O talento do holandês era evidente desde que pisou em um carro de corrida e, embora tenha havido momentos de adversos (como em Mônaco em 2015 e Austrália 2016), ninguém tinha qualquer dúvida de que Verstappen seria promovido em 2017.
Na verdade, desde que Verstappen chegou à F1, sugere-se que seu contrato foi bastante claro: o terceiro e último ano de seu acordo com a Red Bull teria que ser na equipe principal ou ele poderia ser um agente livre.
Com potenciais lugares disponíveis no Mercedes e na Ferrari para o próximo ano, a possibilidade dos rivais buscarem o piloto era algo que precisava ser combatida.
Mano-a-mano com Ricciardo
Um ponto a favor de Kvyat, mas insuficiente para a decisão, é que desde quando se tornou companheiro de equipe em 2015 de Daniel Ricciardo, ambos tiveram resultados semelhantes, mesmo em provas em que o australiano saísse à frente.
Aqui está a comparação ao longo das 23 corridas que foram companheiros de equipe.
Daniel Ricciardo |
|
Daniil Kvyat |
0 |
Vitórias |
0 |
2 |
Pódios |
2 |
4 |
Voltas mais rápidas |
0 |
128 |
Pontos |
116 |
16 |
Duelo na classificação |
7 |
10 |
Duelo nas corridas |
11 |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.