Fórmula 1
03 jul
-
05 jul
Evento encerrado
10 jul
-
12 jul
Treino classificatório em
01 Horas
:
21 Minutos
:
43 Segundos
R
GP da Hungria
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
5 dias
31 jul
-
02 ago
Próximo evento em
19 dias
R
GP de 70º aniversário
07 ago
-
09 ago
Próximo evento em
26 dias
28 ago
-
30 ago
Próximo evento em
47 dias
04 set
-
06 set
Próximo evento em
54 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
25 set
-
27 set
Próximo evento em
75 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
-
25 out
Próximo evento em
103 dias
R
GP do México
30 out
-
01 nov
Próximo evento em
110 dias
13 nov
-
15 nov
Próximo evento em
124 dias
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
-
29 nov
Próximo evento em
138 dias

ANÁLISE: Quem pode substituir Ricciardo na Renault?

compartilhar
comentários
ANÁLISE: Quem pode substituir Ricciardo na Renault?
Por:
, Editor
1 de jun de 2020 18:10

Veja quais pilotos estão na mira da equipe, seus pontos positivos e as interrogações que podem levantar

Com Sainz indo para a Ferrari e Ricciardo ocupando sua vaga na McLaren, a Renault ficou com um lugar vago para 2021 em uma das silly seasons mais comentadas dos últimos anos na Fórmula 1. Mas quais pilotos são candidatos à essa vaga? E quais impactos eles podem causar no mercado de pilotos?

Leia também:

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O tetracampeão ainda não se manifestou após sua saída da Ferrari no mês passado, nos dando poucas pistas sobre qual pode ser seu próximo movimento. Aos 32, ele ainda tem muito combustível para queimar - mas também existem rumores de uma possível aposentadoria caso não consiga a vaga em uma equipe de ponta.

Com a Mercedes dificilmente apostando na criação de uma super dupla com Hamilton, a mudança para a Renault pode ser sua melhor chance. Isso também ajudaria a Renault, que traria um novo nome de peso após perder Ricciardo, podendo manter seus planos de lutar novamente por pódios e vitórias a partir de 2022 com o novo regulamento.

Uma mudança para a Renault seria um projeto a longo prazo para Vettel, como parte da reconstrução do projeto da equipe. Ele seria o nome de peso que a equipe precisa, além de atuar como tutor de Esteban Ocon. Além disso, é uma das poucas equipes que poderia bancar seu salário.

Fernando Alonso

Fernando Alonso, Renault R25, leads Michael Schumacher, Ferrari F2005

Fernando Alonso, Renault R25, leads Michael Schumacher, Ferrari F2005

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

O nome mais ligado à essa vaga na Renault é de Fernando Alonso, que busca voltar à categoria após dois anos fora. O espanhol teve seu melhor momento na F1 com a Renault, vencendo seus dois mundiais em 2005 e 2006. Mas o bicampeão saiu da F1 em 2018 após uma sequência ruim de anos com a McLaren, prometendo voltar com o novo regulamento.

Com quase 40 anos, a volta à Renault seria a "última canção" de Alonso na F1, mas daria a ele a chance de selar seu legado, caso consiga ajudar a equipe a voltar ao topo. Ele tem o poder que a Renault quer para sua dupla, além de qualidades inquestionáveis como piloto. Mas suas saídas da McLaren e da Ferrari colocam interrogações sobre seu comportamento dentro das equipes.

Alonso seria obrigado a correr em 2021 com o regulamento que o tirou da F1 na primeira vez, mas seria uma grande história ver ele de volta no grid ajudando a equipe que o consagrou nos anos 2000.

Nico Hulkenberg

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O terceiro nome ligado à vaga seria mais uma possível volta à equipe: Nico Hulkenberg, que saiu da equipe no final do ano passado após três anos com a montadora. O alemão perdeu a vaga para o jovem Ocon, mas sempre disse que uma volta à F1 não estava descartada.

Mas Hulk afirmou, assim como Alonso, que quer voltar a uma equipe competitiva, não apenas cumprindo tabela no grid. Seria a oportunidade para ele lutar pelo topo do pelotão do meio em um primeiro momento, em busca de seu tão aguardado primeiro pódio.

Caso Vettel ou Alonso não assinem com a Renault, a montadora precisaria correr atrás de um piloto rápido que esteja no mercado, e Hulkenberg pode ser a opção.

Guanyu Zhou

Guanyu Zhou, UNI Virtuosi Racing

Guanyu Zhou, UNI Virtuosi Racing

Photo by: Joe Portlock / Motorsport Images

Mesmo antes da confirmação da saída de Ricciardo, o chefe da Renault, Cyril Abiteboul já havia mencionado a possibilidade de dar uma promoção a um piloto da Academia da equipe para 2021. O chinês Guanyu Zhou é atualmente o principal piloto do programa, após uma passagem pela Academia da Ferrari.

Zhou impressionou em sua estreia na F2 em 2019, conquistando cinco pódios e uma pole com a equipe UNI-Virtuosi, terminando o campeonato em sétimo. Em 2020, ele é visto como um dos favoritos para o título, só que precisa terminar entre os quatro primeiros para garantir a super licença, necessária para correr na F1.

Seria uma demonstração de confiança da Renault não apenas para sua Academia, como também para Ocon, que se tornaria o piloto mais experiente com apenas 24 anos. Seria algo para atrair a atenção do mercado chinês, visto como chave para expansão não apenas da montadora como da F1.

Christian Lundgaard

Christian Lundgaard

Christian Lundgaard

Photo by: Renault Sport

Outro membro da Academia da Renault que está na lista, mas que corre por fora, é o jovem Christian Lundgaard, de apenas 18 anos. Ele está correndo em categorias de fórmula há apenas três anos, mas surpreendeu ao vencer duas F4 além de terminar em sexto na F3 em 2019.

Em 2020, ele vai fazer sua estreia na F2 correndo pela ART, uma das equipes de ponta do campeonato. Seria uma aposta arriscada da Renault, devido à sua curta trajetória, mas ele é bem visto entre os chefes da equipe.

Igual a Zhou, um Top 4 na F2 lhe garantiria a super licença, mas uma temporada impressionante de novato na categoria poderia ajudar na construção de seu caso.

Quando a Renault irá escolher o substituto de Ricciardo?

Apesar das movimentações recentes, a Renault não deve bater o martelo logo. Em entrevista ao Motorsport.com, Abiteboul afirmou que a decisão sairá apenas depois que a temporada 2020 tiver começado.

"Nós queremos o tempo suficiente para estarmos bem informados, para termos certeza que tomaremos a decisão correta. É uma decisão importante para nós e esse piloto que assinar para 2021 provavelmente ficará em 2022".

"Podem ser vários pilotos. Há grandes pilotos disponíveis para o próximo anos, Alonso é uma opção. Temos outras também", disse Abiteboul à RMC Radio. "O que posso dizer é que vamos tirar um tempo para pensar, por ser uma decisão muito importante. Não queremos fazer igual à Ferrari e a McLaren".

GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1

Galeria
Lista

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01
1/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille

1978: Renault RS01

1978: Renault RS01
2/22

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

1979: Renault RS10

1979: Renault RS10
3/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

1980: Renault RE20

1980: Renault RE20
4/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

1981: Renault RE30

1981: Renault RE30
5/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1982: Renault RE30

1982: Renault RE30
6/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1983: Renault RE40

1983: Renault RE40
7/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

1984: Renault RE50

1984: Renault RE50
8/22

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

1985: Renault RE60

1985: Renault RE60
9/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

2002: Renault R202

2002: Renault R202
10/22

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

2003: Renault R23

2003: Renault R23
11/22

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

2004: Renault R24

2004: Renault R24
12/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

2005: Renault R25

2005: Renault R25
13/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2006: Renault R26

2006: Renault R26
14/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2007: Renault R27

2007: Renault R27
15/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

2008: Renault R28

2008: Renault R28
16/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet

2009: Renault R29

2009: Renault R29
17/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean

2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16
18/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17
19/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18
20/22

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19
21/22

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

2020: Renault R.S.20

2020: Renault R.S.20
22/22

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

VÍDEO: Entenda o que há de verdade na possível volta de Alonso à F1

PODCAST #046: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Próximo artigo
Chefe da Red Bull defende testar novo formato na classificação: "Não teremos oportunidade melhor para fazer isso"

Artigo anterior

Chefe da Red Bull defende testar novo formato na classificação: "Não teremos oportunidade melhor para fazer isso"

Próximo artigo

F1 renova acordo com Monza por GP da Itália até 2025

F1 renova acordo com Monza por GP da Itália até 2025
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Daniel Ricciardo Compre Agora
Equipes Renault F1 Team
Autor Luke Smith