Recomendado para você

F1: Por que melhores resultados de Antonelli foram em pistas desconhecidas por ele

F1: Por que melhores resultados de Antonelli foram em pistas desconhecidas por ele

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Por que melhores resultados de Antonelli foram em pistas desconhecidas por ele
F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

NASCAR
NASCAR
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos
Últimas notícias

Análise técnica: Ferrari copia Mercedes e melhora largada

Time italiano se inspirou na Mercedes para modificar sistema de largada, obtendo resultados significativos já no GP da Espanha; confira análise

Ferrari SF70H steering wheel detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Após ver Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen serem superados por Valtteri Bottas na largada do GP da Rússia, a Ferrari se mexeu rapidamente para levar novidades que aprimorassem o procedimento de largada já no GP da Espanha.

Na semana passada, a Ferrari fez uso de um dia de filmagens em Mugello para que a dupla titular da equipe testasse novidades para o sistema de embreagem.

Tais resultados foram vistos na Ferrari de Vettel em Barcelona - apesar de o alemão ter cruzado a linha de chegada em segundo lugar, posição na qual largou, o novo sistema mostrou a eficiência ao permitir que o germânico assumisse a liderança da prova na largada, chegando à primeira curva à frente do britânico.

Ferrari SF70H steering wheel detail
Detalhe do volante da Ferrari SF70H

Foto: Giorgio Piola

Inspiração na Mercedes

Durante a semana, Kimi Räikkönen deu a entender que a Ferrari estava trabalhando em cima do procedimento de largada e que soluções haviam sido testadas. "Temos uma ideia do que está acontecendo e temos trabalhado em coisas novas. A Mercedes tem sido forte naquilo que estão fazendo, mas não conseguiremos mudar da noite para o dia", disse.

O suspense sobre o que a Ferrari havia feito cresceu após a classificação em Barcelona. Ao responder uma pergunta sobre como seria o caminho até a curva 1 no GP da Espanha, Hamilton deu uma 'cutucada' em Vettel. "Vi que você mudou sua sequência de largada."

O Motorsport.com apurou e agora apresenta em detalhes as novidades da Ferrari para a largada, que, curiosamente, foram inspiradas em um conceito lançado em primeiro lugar pela própria Mercedes.

Nova borboleta

Ferrari SF70H steering wheel detail
Detalhe do volante da Ferrari SF70H

Foto: Giorgio Piola

A Ferrari deixou para trás a longa borboleta que vinha sendo usada com sucesso desde o início da temporada passada. A ideia era ampliar a distância para os pilotos moverem a peça até encontrar o ponto ideal da embreagem para conseguir a largada perfeita.

Mas novas regras foram introduzidas para limitar o movimento da borboleta. Com isso, a vantagem que a Ferrari havia adquirido desapareceram.

Como resposta, o time italiano adotou uma filosofia implantada em primeiro lugar pela Mercedes: as borboletas de embreagem, mais curtas, contam com espaços para que os pilotos introduzam os dedos e assim tenham mais sensibilidade para acionar a embreagem.

Como os desenhos e as imagens apresentadas por Giorgio Piola mostram, as novas borboletas da Ferrari são de metal no momento, mas podem ser substituídas por fibra de carbono no futuro.

A presença dos espaços para a introdução dos dedos permitem que as equipes não precisem se preocupar com a zona de exclusão de 50mm ao redor da borboleta de embreagem, algo que se mostrou um fator que ajudou a Mercedes.

Na teoria, isso permite que as borboletas de embreagem fiquem mais perto das mãos dos pilotos, que podem explorar com mais precisão o acionamento da embreagem. Como se viu na largada do GP da Espanha, a novidade já rendeu frutos para a Ferrari e para Sebastian Vettel.

Reportagem adicional por Matt Somerfield

 

 

Artigo anterior Hamilton abre mão de garrafa em seu carro para eliminar peso
Próximo artigo Apesar de ano sabático, Button não descarta retorno à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros