Hamilton abre mão de garrafa em seu carro para eliminar peso
Piloto inglês decidiu disputar corridas em 2017 sem se reidratar, já que acessório da garrafa representa de um a dois quilos
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/YMxEXv32/s1000/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2yoV7JX6/s300/f1-spanish-gp-2017-podium-race-winner-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1.jpg)
![Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/Y9o4lwq0/s300/f1-spanish-gp-2017-race-winner-lewis-hamilton-mercedes-amg-f12.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6nKr7GM0/s300/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08-valtteri-bottas-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/6xP57qR6/s300/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/0ZXpqdoY/s300/f1-spanish-gp-2017-sebastian-vettel-ferrari-sf70h-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6Dl4Gmx6/s300/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08-romain-grosjean-haas-f1-team-vf-17.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, heads for the chequered flag](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6OOD7Dw6/s300/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08-heads-for-the-chequered-flag.jpg)
![Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/6zMXoqpY/s300/f1-spanish-gp-2017-sebastian-vettel-ferrari-sf70h-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0rKZVqy2/s300/f1-spanish-gp-2017-sebastian-vettel-ferrari-sf70h-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, race winner, crosses the line to the delight of his team](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/01JoQoQ2/s300/f1-spanish-gp-2017-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w08-race-winner-crosses-the-line-to-the.jpg)
Lewis Hamilton revelou que não está carregando a garrafa de bebidas em seu carro nesta temporada na tentativa de eliminar peso.
A Mercedes tem trabalhado duro para duro para reduzir o peso de seu W08 após iniciar a campanha sofrendo para chegar perto dos 728 kg, o mínimo necessário por regulamento para o peso de piloto e carro somados.
Apesar de algumas melhoras terem sido feitas ao longo das primeiras cinco corridas, a equipe ainda precisa fazer maiores reduções para que possa, assim, começar a usar lastro no auxílio do balanço do carro.
Devido à proximidade na disputa com a Ferrari, Hamilton escolheu sacrificar sua garrafa de bebidas durante a corrida para economizar ainda mais peso. A falta de líquido ajudará a reduzir o peso total do carro em um ou dois quilos no começo da corrida.
A falta de bebidas pode explicar por que Hamilton parecia ofegante durante a disputa do GP da Espanha, já que estava forçando até o limite em sua luta contra Sebastian Vettel.
Questionado sobre o desafio físico dos novos carros da F1, Hamilton disse: “Acho que depende do tipo de corrida que você tem. Em muitas das corridas que normalmente temos, precisamos economizar pneus ou, como aconteceu na Rússia, eu não podia acelerar porque o carro estava superaquecendo.”
“Já essa foi... Da Curva 1 até o fim, foi pé embaixo total. Você precisa dar de tudo, com certeza, já que Sebastian estava matador. Além disso, eu não carrego comigo a garrafa no carro para salvar peso, então não me hidrato durante a corrida. E, no fim, dei tudo o que restava quando pulei na minha equipe, o meu coração estava acelerado.”
“Foi bom quando saí do carro, mas pular... Não sei se farei isso novamente. Eu estava um pouco cansado após essa corrida.”
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que não estava preocupado com a forma com que Hamilton soou no rádio. “Acho que foi só uma demonstração do quão forte ele estava andando”, disse o dirigente.
“Quando você precisa seguir um carro de perto, você obviamente não possui o benefício aerodinâmico que o cara da frente tem. Isso é difícil. Ele deu de tudo e pudemos ouvir isso pelo rádio.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.