
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise Técnica: Williams busca entender falta de desempenho
Equipe do brasileiro Felipe Massa procura respostas dos motivos que a fizeram ter baixa performance nas últimas etapas. Giorgio Piola e Matt Somerfield explicam

A Williams tomou uma medida drástica ao voltar a correr uma especificação anterior na Hungria, na busca da compreensão do baixo rendimento do carro, considerando o número de atualizações que foram realizadas para melhorar o downforce.
Para a Alemanha a equipe introduziu a nova asa dianteira que vinha sendo testada desde a Áustria, mas sem uso na corrida. Ambos os pilotos foram equipados com o novo desenho que apresentou várias mudanças:
1. A cascata 'r' é inclinada na direção da cascata principal, a fim de que trabalhem em conjunto para melhorar a maneira que o ar é empurrado ao redor do pneu dianteiro;
2. Dentro da cascata principal do estabilizador vertical está agora complementada por uma ranhura na ponta para aumentar sua eficiência;
3. Os principais apoios das cascatas também foram equipados com um slot para melhorar a eficiência;
4. A placa terminal foi recolocada em outro ponto em um ângulo mais agressivo para melhorar a forma como o ar é puxado para fora do pneu.
Um novo assoalho que foi levado na sexta-feira à noite só foi utilizado por Bottas na Hungria, no entanto, ambos os pilotos tiveram o novo piso disponível na Alemanha.
Como podemos ver na animação acima, os slots à frente do pneu traseiro foram alterados e agora chegam muito mais à frente, com três ranhuras em forma de "L" e três ranhuras retas menores substituindo a configuração anterior.
Estas ranhuras são usadas para ajudar a combater o esguicho do pneu, um fenômeno criado pela deformação do pneu traseiro que recebe carga.

Galeria: o andamento das obras do paddock de Interlagos
Julho reservou quatro coincidências na F1; saiba quais
