Análise Técnica: Williams busca entender falta de desempenho

Equipe do brasileiro Felipe Massa procura respostas dos motivos que a fizeram ter baixa performance nas últimas etapas. Giorgio Piola e Matt Somerfield explicam

Valtteri Bottas, Williams FW38

XPB Images

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Williams tomou uma medida drástica ao voltar a correr uma especificação anterior na Hungria, na busca da compreensão do baixo rendimento do carro, considerando o número de atualizações que foram realizadas para  melhorar o downforce.

Williams FW38 front wing, captioned, Austrian GP
Foto: Giorgio Piola

Para a Alemanha a equipe introduziu a nova asa dianteira que vinha sendo testada desde a Áustria, mas sem uso na corrida. Ambos os pilotos foram equipados com o novo desenho que apresentou várias mudanças:

1. A cascata 'r' é inclinada na direção da cascata principal, a fim de que trabalhem em conjunto para melhorar a maneira que o ar é empurrado ao redor do pneu dianteiro;

2. Dentro da cascata principal do estabilizador vertical está agora complementada por uma ranhura na ponta para aumentar sua eficiência;

3. Os principais apoios das cascatas também foram equipados com um slot para melhorar a eficiência;

4. A placa terminal foi recolocada em outro ponto em um ângulo mais agressivo para melhorar a forma como o ar é puxado para fora do pneu.

 

Um novo assoalho que foi levado na sexta-feira à noite só foi utilizado por Bottas na Hungria, no entanto, ambos os pilotos tiveram o novo piso disponível na Alemanha.

Como podemos ver na animação acima, os slots à frente do pneu traseiro foram alterados e agora chegam muito mais à frente, com três ranhuras em forma de "L" e três ranhuras retas menores substituindo a configuração anterior.

Estas ranhuras são usadas para ajudar a combater o esguicho do pneu, um fenômeno criado pela deformação do pneu traseiro que recebe carga.

Williams FW38 rear wing endplate, Austrian GP
Foto: Giorgio Piola

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alexander Rossi ainda sem planos de retornar à F1
Próximo artigo Red Bull finaliza teste com pneus de 2017 dando 175 voltas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil