Após 11 GPs, apenas Alonso supera números de 2011 entre ponteiros
Depois de dominar temporada passada, Vettel marcou quase a metade dos pontos que tinha em 2011 nesta mesma fase do campeonato
A perspectiva para a segunda metade do campeonato de Fórmula 1 não poderia estar mais diferente que neste mesmo ponto do campeonato do ano passado – que o diga Sebastian Vettel, que conta com quase a metade dos pontos que tinha após as primeiras 11 etapas de 2011.
O alemão chegou ao GP da Bélgica da última temporada praticamente com o título assegurado, com 234 pontos, contra 149 do então segundo colocado na tabela Mark Webber. Curiosamente a quantia é próxima do total que a Red Bull somou até agora nesta temporada: 246.
Quatro dos pilotos que ocupavam as cinco primeiras posições no campeonato do ano passado pontuaram menos nas 11 primeiras etapas desta temporada. O próprio Webber fez cerca de 17% a menos (149 a 124), enquanto os resultados de Lewis Hamilton caíram em 20% (146 a 117). À exceção de Vettel, a maior diferença é na pontuação de Jenson Button, menor em 44% (134 a 76). Outro que perdeu terreno foi Felipe Massa, que conquistara 70 pontos em 2011 e tem apenas 25 hoje.
O único que pontuou mais na primeira metade que no ano passado é o atual líder da tabela, Fernando Alonso, que após as 11 etapas inicias de 2011 somava 130 pontos e hoje tem 26% a mais, 164. Mas ao menos Hamilton acredita que essa tendência do espanhol pontuar mais que os rivais pode estar com os dias contados.
“Se continuarmos com esse tipo de performance, podemos lentamente pegá-lo, mas sabemos que precisamos de consistência e melhorar o carro em diversas áreas e, isso, tenho certeza de que vamos fazer.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.