Últimas notícias

Após 14 temporadas, Massa se aposenta da F1 no final de 2016

Felipe Massa, que estreou na categoria em 2002, deixa a categoria após 14 temporadas; brasileiro pilotou para Sauber, Ferrari e Williams

Felipe Massa, Williams F1 Team

Felipe Massa

Felipe Massa, piloto brasileiro de Fórmula 1 e que atualmente defende a Williams

Nesta quinta-feira (1), em Monza, veio o anúncio do fim de uma era para o Brasil na Fórmula 1: Felipe Massa anunciou, em entrevista coletiva, que deixa a categoria ao final da temporada 2016.

O brasileiro, que estreou na F1 em 2002, pela Sauber, ficou de 2006 a 2013 na Ferrari, equipe pela qual foi vice-campeão do mundo em 2008. Desde 2014, Massa é piloto da Williams, time pelo qual encerra a carreira na principal categoria do automobilismo mundial (Confira, no final da nota, uma galeria com imagens da carreira de Massa na F1).

Na carreira, Massa conquistou 11 vitórias - todas pela Ferrari - 41 pódios, 16 poles position e 15 voltas mais rápidas.

Ao final da temporada, o brasileiro terá completado 252 corridas, com 250 largadas - Massa não largou no GP dos Estados Unidos de 2005, quando todos os carros calçados com pneus Michelin não disputaram a prova em Indianápolis, e no GP da Hungria de 2009, quando sofreu um grave acidente durante a classificação.

"Após 27 anos sendo piloto profissional, desde quando eu comecei no kart e nos 15 anos em que estive ligado à F1, esta será minha última temporada na categoria. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe, a Williams vinha de um momento difícil e conseguimos ótimos resultados nos dois últimos anos", disse.

Massa revelou que a escolha de Monza para o anúncio da aposentadoria não foi por acaso. "Escolhi este lugar porque, há dez anos, Michael (Schumacher) anunciou a aposentadoria dele aqui. A única maneira de eu seguir na Ferrari naquela época era se ele parasse. Ele escolheu me dar essa opção", afirmou o piloto, que ainda não tem planos para o futuro, mas pretende seguir correndo.

"Amo correr e terei tempo para correr. Talvez eu dispute outro campeonato e siga fazendo o que tanto amo. Estou me aposentando aos 35 anos! Não me sinto tão velho para me aposentar, mas o esporte é assim mesmo.

Claire Williams, vice-diretora do time de Grove, também esteve presente na coletiva e comentou a decisão de Massa. "Este é um dia triste e emotivo. Sei que foi uma decisão difícil para ele, dava para notar o nervosismo dele. Ele é um verdadeiro cavalheiro, algo que admiramos muito na Williams", disse a dirigente.

"Tivemos muita sorte quando ele se juntou a nós em 2014. Vivíamos um momento complicado e precisávamos de alguém que viesse para fazer parte do time", completou.

Confira imagens da carreira de Felipe Massa na F1:

Felipe Massa
Felipe Massa, Ferrari
Michael Schumacher e Felipe Massa
Felipe Massa e Fernando Alonso
Fernando Alonso, McLaren Mercedes, MP4-22 e Felipe Massa, Scuderia Ferrari, F2007
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
10

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Gutierrez diz ter certeza de que bons resultados "virão em breve"
Próximo artigo Raikkonen condena possível ‘vingança’ de Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil