Após acordo com Stroll, Racing Point passa a se chamar Aston Martin em 2021


Com o anúncio do acordo de investimento de Lawrence Stroll na Aston Martin, a equipe Racing Point passará a se chamar Aston Martin Fórmula 1 a partir da temporada 2021 como parte do novo acordo
Após uma reunião da diretoria da Aston Martin na quinta-feira, a empresa confirmou na manhã desta sexta (31), que o consórcio liderado pelo bilionário Lawrence Stroll comprou 16,7% das ações da empresa, por um total de 182 milhões de libras (R$ 1.012 bilhão de reais). Em registros apresentados na Bolsa de Valores de Londres nesta sexta que detalhavam o investimento, ficou claro que um envolvimento "aprimorado" na F1 por parte da Aston era visto como essencial.
O documento dizia que, como parte do investimento, a "Aston Martin Lagonda entrou em um acordo na qual a equipe Racing Point F1 se tornará Aston Martin F1 a partir da temporada de 2021. Este acordo é válido inicialmente por 10 anos e a Aston Martin Lagonda receberá um interesse econômico pela equipe".
Leia também:
O acordo inclui patrocínio da Aston Martin a partir de 2021 por um período de quatro anos, que pode ser prorrogado, sujeito a certas condições. Antes da mudança da Racing Point, a Aston Martin também deve encerrar sua parceria com a Red Bull até o fim da temporada, antes do fim do contrato.
Apesar do acordo entre Red Bull e Aston Martin chegar ao fim na F1, foi confirmado que um pacto separado entre as duas equipes envolvendo o hipercarro Valkyrie deve continuar até a entrega dos carros.
A Racing Point tem o piloto Sergio Perez garantido na equipe até o final de 2022 e o filho de Lawrence, Lance Stroll, como seu companheiro de equipe. Os dois devem ser mantidos pelos próximos anos. A Racing Point também tem um contrato de longa duração com a Mercedes pelo uso de seus motores, com a possibilidade de estreitar os laços técnicos com a montadora alemã no futuro.
Enquanto o investimento de Stroll vem a partir de um momento difícil da Aston Martin, ambas as partes estão otimistas com o acordo assinado. Stroll afirmou: "Ao concluir a captação dos 500 milhões de libras, espero trabalhar com o Conselho e a Diretoria Administrativa da Aston Martin Lagonda para revisar e melhorar cada aspecto das operações e marketing da companhia; e continuar investindo em desenvolvimento de novos modelos e tecnologias e começar a reequilibrar a produção, com a intenção de priorizar a demanda sobre a oferta".
"Eu, e meus parceiros, acreditamos que a Aston Martin é uma das grandes marcas globais de carro de luxo. Acredito que a junção do capital e minha experiência, tanto da indústria automobilística quanto de construir marcas globais de sucesso vão significar que, com o tempo, vamos levar a Aston Martin Lagonda a atingir seu potencial".
O CEO da Aston Martin, Andy Palmer disse: "O Sr. Stroll traz uma experiência forte e comprovada, tanto nas marcas automotivas quanto de luxo, e acreditamos que isso será benéfico para a Aston Martin Lagonda". Palmer ainda falou sobre o ramo de automobilismo da Aston Martin: "Nós também anunciamos planos de realizar uma nova colaboração no automobilismo com a Racing Point para reforçar a execução do plano. Gostaria de agradecer a Red Bull Racing, que ainda terá nosso patrocínio nesse ano, pela parceria e apoio".
A Red Bull também se manifestou após o anúncio: "Após o anúncio da Aston Martin Lagonda mais cedo, a equipe confirma que a empresa manterá sua parceria até o final da temporada de 2020, mas o contrato não será estendido para além disso. A Red Bull Racing concordou em liberar a Aston Martin da sua cláusula de exclusividade da Fórmula 1".
"Nós agradecemos a Aston Martin pelo seu apoio nestes quatro anos em que conquistamos 12 vitórias, 50 pódios e seis pole positions juntos. Desejamos aos funcionários e investidores da Aston Martin tudo de melhor para o futuro e nosso foco permanece no trabalho de 2020, para encerrarmos a parceria do melhor modo possível".
GALERIA: O que esperar do esporte a motor em 2020
MotoGP: Márquez igualando Rossi

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
MotoGP: Primeira vitória de Fabio Quartararo

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
MotoGP: Quartararo x Márquez

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
MotoGP: Aposentadoria de Valentino Rossi

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
MotoE: Eric Granado em alta

Foto de: Divulgacao
F1: Leclerc se consolidando na Ferrari

Foto de: Alessio Morgese / Luca Rossini
F1: O futuro de Sebastian Vettel

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
F1: Ferrari e Red Bull mais próximas da Mercedes

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
F1: Hamilton igualando recorde de Schumacher

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
F1: Ocon x Ricciardo na Renault

Foto de: Renault
F1: Raikkonen - Aposentadoria ou continuidade?

Foto de: Erik Junius
F1: Albon se consolidando na Red Bull

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
F1: Mercado agitado

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Alonso: Primeira parada - Dakar

Foto de: Toyota Racing
Alonso: Foco total em vencer as 500 milhas de Indianápolis

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Alonso: Possível participação na Stock Car

Foto de: Toyota Racing
IndyCar: Título deve ficar entre Penske e Chip Ganassi

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Stock: Eurofarma segue forte

Stock: KTF continua avançando

Foto de: Divulgacao
Stock: Chegada da Toyota agita temporada

Foto de: Divulgacao
Stock: Finalistas de 2019 devem seguir fortes

Foto de: Duda Bairros
Stock: Cacá pode ter chance de voltar ao topo

Foto de: Duda Bairros
Stock: Fraga busca carreira mundial

Foto de: Duda Bairros
Stock: Serra também mira trajetória internacional

Foto de: Renato Mafra
WEC: Toyota segue dominando

Foto de: Toyota Racing
WEC: Rebellion corre por fora

Foto de: Erik Junius
24H de Le Mans: Brasileiros chegam fortes à competição

Foto de: Erik Junius
IMSA: Brasileiros buscam título

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA
Fórmula E: Di Grassi busca mais um título

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
Fórmula E: Massa pode entrar na briga

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Fórmula E: Marcas alemãs chegam com força

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Jaguar I-PACE eTROPHY: Sérgio Jimenez em busca do bi

Foto de: Jose Mario Dias
F2: A estreia de Pedro Piquet

Foto de: FIA Formula 2
F2: Todas as atenções estarão em Mick Schumacher

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
F2: Robert Shwartzman pode surpreender

Foto de: FIA Formula 2
Para ficar de olho: Sergio Sette Camara

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Para ficar de olho: Pietro Fittipaldi

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Para ficar de olho: Enzo Fittipaldi

Foto de: Alexander Trienitz
Para ficar de olho: Gianluca Petecof

Foto de: Divulgacao
Para ficar de olho: Igor Fraga

Foto de: acisportitalia.it
Para ficar de olho: Felipe Drugovich

Foto de: FIA F3
Para ficar de olho: Caio Collet

Foto de: Dutch Photo Agency
Para ficar de olho: Bruna Tomaselli

Foto de: Divulgacao
Dakar: Al-Attiyah, Sainz e Peterhansel prometem belas corridas

Foto de: Red Bull Content Pool
Dakar: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin favoritos

Foto de: Divulgacao
Copa Truck: Beto Monteiro defende título

Foto de: Duda Bairros
GP do Brasil: Definição da sede para os próximos anos

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Artigo anterior
Circuito de Paul Ricard está à venda
Próximo artigo
Williams divulga data de "lançamento digital" do carro de 2020

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Racing Point |
Autor | Jonathan Noble |