Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Índia

Arquibancadas vazias, taxas e calendário cheio ameaçam Índia

Apenas em sua terceira edição, país pode ficar definitivamente fora do campeonato após ausência confirmada em 2014

Pilotos e equipes reconhecem que a Fórmula 1 pode estar em sua terceira e última visita à Índia. A prova está fora do calendário do ano que vem porque a FOM, promotora da categoria, quis mudar a data da etapa de outubro para março e os organizadores alegaram que não teriam condições de fazer duas etapas em um espaço de menos de seis meses.

Porém, com a adição de provas na Rússia, Áustria, México e uma segunda etapa nos Estados Unidos, o calendário provisório de 2014 tem 22 etapas e já é considerado demasiadamente extenso pelas equipes, o que ameaça o retorno da Índia em 2015.

Além disso, os próprios organizadores reconhecem a dificuldade de gerar interesse pela Fórmula 1 no país, que não tem um piloto no atual grid. Assim, depois dos 95 mil espectadores na edição inaugural, em 2011, as expectativas mais otimistas para o próximo domingo é de que 65 mil pessoas estejam presentes. Até o momento, foram vendidos 40 mil ingressos.

“É uma pista muito bacana, muito bem feita”, elogiou Felipe Massa. “Mas é lógico que praticamente não tem ninguém assistindo, então, ao invés de correr em um lugar em que a Fórmula 1 não é bem aceita, é melhor procurar outros países que querer a categoria. Não sei se o problema aqui é de aceitação ou se os ingressos são muito caros, mas é uma pena correr sem público.”

Sebastian Vettel lembrou de outro problema que vem sendo enfrentado especialmente pelas equipes: as leis locais, que exigem inclusive o pagamento de taxas para que as empresas atuem em território nacional.

“Gostamos de vir para cá, é um país muito diferente e bom de visitar. Por isso, é uma pena que não tenhamos a corrida ano que vem. Acredito que, em termos de burocracia, é um grande alívio porque isso dá muito trabalho, mas ouvi que voltaremos em 2015. A pista é muito moderna e tenho certeza de que vamos voltar no futuro”, disse o tricampeão.

In this article
Fórmula 1
Felipe Massa
Sebastian Vettel
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mesmo confiante, Vettel não esconde temor com quebras
Próximo artigo Podendo ser campeão no domingo, Vettel é o mais rápido no 1º treino

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros