Arquibancadas vazias, taxas e calendário cheio ameaçam Índia
Apenas em sua terceira edição, país pode ficar definitivamente fora do campeonato após ausência confirmada em 2014
Pilotos e equipes reconhecem que a Fórmula 1 pode estar em sua terceira e última visita à Índia. A prova está fora do calendário do ano que vem porque a FOM, promotora da categoria, quis mudar a data da etapa de outubro para março e os organizadores alegaram que não teriam condições de fazer duas etapas em um espaço de menos de seis meses.
Porém, com a adição de provas na Rússia, Áustria, México e uma segunda etapa nos Estados Unidos, o calendário provisório de 2014 tem 22 etapas e já é considerado demasiadamente extenso pelas equipes, o que ameaça o retorno da Índia em 2015.
Além disso, os próprios organizadores reconhecem a dificuldade de gerar interesse pela Fórmula 1 no país, que não tem um piloto no atual grid. Assim, depois dos 95 mil espectadores na edição inaugural, em 2011, as expectativas mais otimistas para o próximo domingo é de que 65 mil pessoas estejam presentes. Até o momento, foram vendidos 40 mil ingressos.
“É uma pista muito bacana, muito bem feita”, elogiou Felipe Massa. “Mas é lógico que praticamente não tem ninguém assistindo, então, ao invés de correr em um lugar em que a Fórmula 1 não é bem aceita, é melhor procurar outros países que querer a categoria. Não sei se o problema aqui é de aceitação ou se os ingressos são muito caros, mas é uma pena correr sem público.”
Sebastian Vettel lembrou de outro problema que vem sendo enfrentado especialmente pelas equipes: as leis locais, que exigem inclusive o pagamento de taxas para que as empresas atuem em território nacional.
“Gostamos de vir para cá, é um país muito diferente e bom de visitar. Por isso, é uma pena que não tenhamos a corrida ano que vem. Acredito que, em termos de burocracia, é um grande alívio porque isso dá muito trabalho, mas ouvi que voltaremos em 2015. A pista é muito moderna e tenho certeza de que vamos voltar no futuro”, disse o tricampeão.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.