Recomendado para você

'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1
F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar

F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar
F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

F3
F3
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026
Últimas notícias

Berger: "As equipes não podem participar das decisões"

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Gerhard Berger afirma que o conflito de interesses das equipes atrapalham as decisões que podem mudar a Fórmula 1 para melhor

Gerhard Berger
Gerhard Berger
Gerhard Berger
Gerhard Berger

Grande referência da Fórmula 1, como ex-piloto, ex-diretor da BMW, acionista da Toro Rosso e comissário da FIA, Gerhard Berger, acredita que Bernie Ecclestone e Jean Todt teriam que ter mais autonomia para decidir quais as mudanças que a categoria necessita. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o austríaco fala sobre o papel das equipes no processo de tomada de decisão que poderiam mudar o esporte.

"Por mais respeito que tenho pelas equipes e o dinheiro que elas colocam, acredito que elas não deveriam participar das decisões que vão mudar a categoria", afirma Berger.

"Não são as escuderias que têm que decidir quais são as necessidades da Fórmula 1 ou como o espetáculo tem que ser. Elas simplesmente têm que cumprir os requisitos já determinados. Seria como nos velhos tempos e como deveria ser novamente."

Conflito de interesses

Berger não se surpreende, ao constatar que as medidas que a Fórmula 1 toma com o envolvimento das equipes não tragam os resultados esperados. Para ele, cada um tem interesses diferentes e vão sempre brigar para mantê-los.

"Eles têm ambientes diferentes, orçamentos diferentes e assim por diante, de modo que nunca terão a mesma visão", diz. "Muitas pessoas acham que as coisas têm que mudar e além disso, há muitos conflitos de interesses. Eu acho que a questão principal hoje em dia é justamente colocar em prática as ideias que surgem."

"Algumas vezes surgem ideias ótimas, outras vezes ideias não tão boas, naturalmente. Mas fazer acontecer é difícil, porque todo mundo está envolvido na tomada de decisão". E ele continua: "É a FOM, é a FIA, e sempre os times juntos. No fim do dia, pouquíssimas decisões são tomadas."

As mudanças para 2017

O grupo de estratégia da Fórmula 1 anunciou que uma série de mudanças para 2017 estão sendo observadas. Apesar de que algumas ideias, como a volta do reabastecimento, podem não se tornar uma realidade, devido às dúvidas sobre os benefícios e a contribuição para as equipes. Mas Berger saúda o fato da discussão ter se chegado a esse ponto: "Não vejo problemas sobre a volta do reabastecimento, mas será que isso fará a diferença? Não, mas pelo menos é um passo", conclui. 

 

Artigo anterior Maldonado espera finalmente fazer os primeiros pontos dele, no Canadá
Próximo artigo Renault promete melhorar confiabilidade do motor no Canadá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros