Berger compara domínio da Mercedes ao da McLaren: diferente
Ex companheiro de equipe de Ayrton Senna enumera diferenças que, segundo ele, mostram como não são justas às críticas que F1 recebia à época








Um dos assuntos mais discutidos da Fórmula 1 atual é o domínio da Mercedes desde que os motores V6 foram introduzidos na categoria. Foram 32 vitórias em 38 oportunidades, com o bicampeonato de Lewis Hamilton e do time no Mundial de Construtores.
Com todo o sucesso, comparações com outras épocas são inevitáveis, como o campeonato de 1988, quando a McLaren venceu 15 das 16 provas do ano, tendo como dupla Ayrton Senna e Alain Prost.
Gerhard Berger já competia nesta época. Ele venceu a única prova não dominada pela equipe inglesa naquele ano, e depois também trabalhou no time com Senna como companheiro de equipe por três anos. Para ele, as comparações entre a Mercedes de hoje e a McLaren daquele tempo são injustas.
"Existem grandes diferenças entre o que acontece hoje, com as vitórias consecutivas da McLaren na minha época", declarou o austríaco para os alemães do Auto Motor und Sport.
"Primeiro, os fãs ficavam entretidos com a condução de cada piloto. Em segundo lugar, as provas eram mais imprevisíveis, por causa das muitas falhas mecânicas e dos erros dos pilotos."
"Quem fica sem combustível hoje em dia? O esporte hoje é tão perfeito que a dominância afeta o entretenimento."
"Em terceiro lugar, os erros eram naturalmente punidos, como, por exemplo, caso você passasse do ponto e parasse na caixa de brita. Não haviam as enormes áreas de escape. Hoje você retorna à pista sem perder a posição. É tudo muito controlado e regulamentado."
Berger também apontou outro fator que contribui para o domínio da Mercedes e da Ferrari.
"Para mim, o dinheiro teria que ser distribuído mais igualitariamente. Ferrari e Mercedes querem os outros para competir, mas preferem que eles não sejam competitivos."
"Por causa disso o esporte necessita que algo aconteça para que dê a chance de todos poderem ser competitivos. Não adianta dar mais dinheiro para as equipes que sempre vencem."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.