Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

CEO da F1, Domenicali defende menos treinos livres e mais sessões valendo pontos: "Os fãs querem ação"

Domenicali defende que TLs são úteis apenas para pilotos e engenheiros, visando uma redução no número

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

Desde a chegada da Liberty Media em 2017, a Fórmula 1 vive uma revolução, com diversas modificações sendo feitas ao esporte desde então. E esse processo ainda não chegou ao fim, com o atual CEO, Stefano Domenicali, afirmando que quer aumentar o atrativo para os fãs. Para isso, o italiano pensa em um aspecto-chave: reduzir treinos livres e aumentar as sessões que valem pontos.

No formato atual, o fim de semana de F1 é composto por três sessões de treinos livres, duas na sexta-feira e uma no sábado, a classificação e a corrida. Mas, desde o ano passado, a categoria testa um novo modelo, com a chegada das corridas sprint. Nas etapas com as provas de sábado, o número de TLs é reduzido para dois, com apenas um na sexta-feira antes do quali e o segundo no sábado, seguido da sprint.

Leia também:

Para Domenicali, esse é o caminho que a F1 deveria trilhar, com mais sessões valendo 'alguma coisa'. Em coletiva com veículos selecionados de imprensa, o CEO comentou sobre isso:

"[Treinos livres] são certamente muito úteis para pilotos e engenheiros, mas não são atraentes para os fãs, que buscam outra coisa", disse. 

"Os fãs querem ver ação. Isso é esporte, e implica em lutar por um resultado. Não há testes, assim que podemos pensar em trenos livres na sexta-feira pela manhã e, depois, cada vez que se vai à pista, é preciso ter uma recompensa, mas garantindo o papel principal ao GP do domingo. Temos que dar pontos às outras ações de pista".

O CEO da F1 diz que quer tratar isso logo: "É algo que estou impaciente para discutir com equipes e a FIA, porque penso que isso aumentará a intensidade do fim de semana".

Presente em três finais de semana de 2022, Ímola, Red Bull Ring e Interlagos, a proposta da F1 é dobrar o número de etapas com corridas sprint em 2023, mas depende da mudança de posicionamento da FIA, que bloqueou o aumento para este ano.

"Mas há motivos para retomar as discussões, e vamos trabalhar com a FIA para negociar os detalhes", finalizou.

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Aerodinâmica, velocidade e pneus: as três apostas da Red Bull para vencer em 2022
Próximo artigo F1: As principais tendências de assoalho que embalam a temporada 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros