Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

CEO da F1, Domenicali defende menos treinos livres e mais sessões valendo pontos: "Os fãs querem ação"

Domenicali defende que TLs são úteis apenas para pilotos e engenheiros, visando uma redução no número

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

Desde a chegada da Liberty Media em 2017, a Fórmula 1 vive uma revolução, com diversas modificações sendo feitas ao esporte desde então. E esse processo ainda não chegou ao fim, com o atual CEO, Stefano Domenicali, afirmando que quer aumentar o atrativo para os fãs. Para isso, o italiano pensa em um aspecto-chave: reduzir treinos livres e aumentar as sessões que valem pontos.

No formato atual, o fim de semana de F1 é composto por três sessões de treinos livres, duas na sexta-feira e uma no sábado, a classificação e a corrida. Mas, desde o ano passado, a categoria testa um novo modelo, com a chegada das corridas sprint. Nas etapas com as provas de sábado, o número de TLs é reduzido para dois, com apenas um na sexta-feira antes do quali e o segundo no sábado, seguido da sprint.

Leia também:

Para Domenicali, esse é o caminho que a F1 deveria trilhar, com mais sessões valendo 'alguma coisa'. Em coletiva com veículos selecionados de imprensa, o CEO comentou sobre isso:

"[Treinos livres] são certamente muito úteis para pilotos e engenheiros, mas não são atraentes para os fãs, que buscam outra coisa", disse. 

"Os fãs querem ver ação. Isso é esporte, e implica em lutar por um resultado. Não há testes, assim que podemos pensar em trenos livres na sexta-feira pela manhã e, depois, cada vez que se vai à pista, é preciso ter uma recompensa, mas garantindo o papel principal ao GP do domingo. Temos que dar pontos às outras ações de pista".

O CEO da F1 diz que quer tratar isso logo: "É algo que estou impaciente para discutir com equipes e a FIA, porque penso que isso aumentará a intensidade do fim de semana".

Presente em três finais de semana de 2022, Ímola, Red Bull Ring e Interlagos, a proposta da F1 é dobrar o número de etapas com corridas sprint em 2023, mas depende da mudança de posicionamento da FIA, que bloqueou o aumento para este ano.

"Mas há motivos para retomar as discussões, e vamos trabalhar com a FIA para negociar os detalhes", finalizou.

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Aerodinâmica, velocidade e pneus: as três apostas da Red Bull para vencer em 2022
Próximo artigo F1: As principais tendências de assoalho que embalam a temporada 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros