Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Chamam nosso sucesso de milagre, eu digo que é lógica, afirma chefe de Massa

Principal responsável pelo renascimento da equipe de Felipe Massa fala sobre falta de confiança no início

A extensa mudança de regras de 2013 para 2014 na Fórmula 1 era uma grande oportunidade para quem precisava ganhar terreno. E talvez ninguém tenha aproveitado melhor essa chance do que a Williams, que vivera uma de suas piores temporadas ano passado, quando marcou apenas cinco pontos. Após 11 provas disputadas, o time hoje soma 135 e sonha com o segundo lugar entre os construtores.

Um dos personagens centrais dessa transformação é o engenheiro Pat Symonds, que assumiu a direção técnica do time ano passado e encontrou uma equipe desmoralizada.

[publicidade] “Uma das pessoas da equipe me disse ano passado ‘não faz sentido treinar pit stops porque o carro é ruim demais’. Isso não leva a nada. Veja nossos pit stops hoje: eles são muito bons. Os mecânicos acreditam neles mesmos novamente. O clima na equipe é muito diferente”, revelou à Auto Motor und Sport.

Mas o sucesso da Williams não tem apenas a ver com confiança: o desenvolvimento do carro tem sido muito positivo e quase todas as peças testadas acabam melhorando o rendimento. “Nós melhoramos a parte aerodinâmica significativamente, o que é impressionante porque com as novas regras você só pode dar passos curtos nessa área. Como fizemos isso? Procedemos logicamente.”

Quando chegou à Williams, Symonds percebeu que o foco estava em fazer o maior número de novas peças possível, enquanto acreditava que o melhor seria fazer peças que funcionavam. “Agora tenho orgulho que tudo o que colocamos no carro funcionou, a não ser uma peça (uma asa traseira). Mas era um problema de instalação e corrigimos isso. Quando as pessoas falam em milagre, eu digo que é apenas engenharia lógica.”

Outro fator destacado por Symonds é a qualidade dos engenheiros que já estavam na equipe mesmo nos tempos de vacas magras. “Essa é a boa notícia para a equipe. Eles sabem como fazer, só não sabiam o que. Isso facilitou meu trabalho. Foi incrível, quando eu cheguei, não havia confiança. É como se eles sempre entrassem em  pânico. Agora conseguimos tirar mais das pessoas que já estavam aqui.”
Artigo anterior A Fórmula 1 de 30 anos atrás não era melhor que hoje, defende Wolff
Próximo artigo Alonso lidera ranking de salários entre pilotos da F-1; Confira lista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros