Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Chamam nosso sucesso de milagre, eu digo que é lógica, afirma chefe de Massa

Principal responsável pelo renascimento da equipe de Felipe Massa fala sobre falta de confiança no início

A extensa mudança de regras de 2013 para 2014 na Fórmula 1 era uma grande oportunidade para quem precisava ganhar terreno. E talvez ninguém tenha aproveitado melhor essa chance do que a Williams, que vivera uma de suas piores temporadas ano passado, quando marcou apenas cinco pontos. Após 11 provas disputadas, o time hoje soma 135 e sonha com o segundo lugar entre os construtores.

Um dos personagens centrais dessa transformação é o engenheiro Pat Symonds, que assumiu a direção técnica do time ano passado e encontrou uma equipe desmoralizada.

[publicidade] “Uma das pessoas da equipe me disse ano passado ‘não faz sentido treinar pit stops porque o carro é ruim demais’. Isso não leva a nada. Veja nossos pit stops hoje: eles são muito bons. Os mecânicos acreditam neles mesmos novamente. O clima na equipe é muito diferente”, revelou à Auto Motor und Sport.

Mas o sucesso da Williams não tem apenas a ver com confiança: o desenvolvimento do carro tem sido muito positivo e quase todas as peças testadas acabam melhorando o rendimento. “Nós melhoramos a parte aerodinâmica significativamente, o que é impressionante porque com as novas regras você só pode dar passos curtos nessa área. Como fizemos isso? Procedemos logicamente.”

Quando chegou à Williams, Symonds percebeu que o foco estava em fazer o maior número de novas peças possível, enquanto acreditava que o melhor seria fazer peças que funcionavam. “Agora tenho orgulho que tudo o que colocamos no carro funcionou, a não ser uma peça (uma asa traseira). Mas era um problema de instalação e corrigimos isso. Quando as pessoas falam em milagre, eu digo que é apenas engenharia lógica.”

Outro fator destacado por Symonds é a qualidade dos engenheiros que já estavam na equipe mesmo nos tempos de vacas magras. “Essa é a boa notícia para a equipe. Eles sabem como fazer, só não sabiam o que. Isso facilitou meu trabalho. Foi incrível, quando eu cheguei, não havia confiança. É como se eles sempre entrassem em  pânico. Agora conseguimos tirar mais das pessoas que já estavam aqui.”
Artigo anterior A Fórmula 1 de 30 anos atrás não era melhor que hoje, defende Wolff
Próximo artigo Alonso lidera ranking de salários entre pilotos da F-1; Confira lista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros