Chefe da Ferrari revela "constrangimentos" em reuniões com Vettel e Leclerc
Entretanto, Mattia Binotto crê que a situação agora esteja mais confortável, apesar de batidas como no GP do Brasil

Chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto admitiu que as reuniões com Sebastian Vettel e Charles Leclerc foram cheias de “constrangimento” em 2019, quando o dirigente precisou controlar a crescente rivalidade interna da dupla de Maranello.
No início da temporada, Binotto ‘elegeu’ o tetracampeão Vettel como piloto nº 1 da escuderia italiana na campanha pelo título, tendo em vista a experiência do piloto alemão comparativamente a Leclerc, que começava apenas seu segundo campeonato na F1.
Leia também:
Assim, o dirigente italiano definiu que, em situações de 50/50, ou seja, com ‘chances iguais’ tanto para Vettel quanto para Leclerc, o jovem monegasco seria preterido nos famosos jogos de equipe de Maranello.
De acordo com Binotto, as reuniões com a dupla de pilotos já eram complicadas desde o começo de 2019: "Acredite, esse tipo de reunião no início da temporada era cheio de constrangimentos e difícil de administrar”.
O chefe da Ferrari, porém, garante que a situação já está mudando. “Agora estamos nos acostumando”, afirmou em almoço oferecido à imprensa, no qual o Motorsport.com esteve presente.
“No final da temporada, tornou-se cada vez mais confortável, o que significa que estamos nos acostumando como equipe. Na corrida, ainda podemos cometer erros, mas tenho certeza de que os erros fazem parte de todo o processo”.
Questionado sobre as ordens de equipe da Ferrari em 2019, Binotto respondeu: "Certamente não foi fácil e todos podem fazer melhor. Mas acho que a tentativa de gerenciá-los desde a primeira vez na Austrália foi algo diferente”.

Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
“Costuma-se dizer que deveríamos deixá-los correr na primeira corrida. Ainda estamos muito convencidos de que tentar gerenciá-los é a melhor maneira de marcar pontos para toda a equipe tendo em vista o final da temporada”, disse.
“E acreditamos que, se você estiver otimizando os pontos da equipe, também otimizará o que pode ser o resultado para os pilotos. Então é por isso que nós estávamos tentando gerenciá-los já na primeira corrida”, explicou o italiano.
O dirigente ainda garantiu estar otimista para 2020, apesar da recente batida entre Vettel e Leclerc no GP do Brasil, em novembro. "Acredito que podemos ser mais fortes no próximo ano", afirmou Binotto.
“Agora temos reuniões com os pilotos antes da corrida para discutir cenários, o que pode acontecer, qual pode ser a estratégia da equipe. E o motivo da necessidade de gerenciá-los é alto, porque ambos são bons pilotos e precisam ser respeitados como indivíduos”.
“Ambos, ao iniciar a corrida, têm um objetivo - não só vencer o companheiro de equipe, mas ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada”, completou o chefe da Ferrari, que substituiu o compatriota Maurizio Arrivabene no começo de 2019.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
F1: Chefe da Mercedes, Wolff não nega ida para a Ferrari em 2021
Próximo artigo
Mercedes diz que sequência de títulos não torna equipe favorita em 2021

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Sebastian Vettel , Charles Leclerc |
Equipes | Ferrari |
Autor | Scott Mitchell |