Chefes de equipes médias atestam: dinheiro não é tudo na F-1
Franz Tost, da Toro Rosso, e Vijay Mallya, da Force India acreditam que o conjunto faz a diferença
Eles estão no meio do pelotão, mas isso não quer dizer que sempre tenha de ser assim. Equipes como a Toro Rosso e a Force India vêm mostrando a maior evolução dentro da temporada de 2011.
Enquanto o time indiano tem tudo para melhorar sua sétima posição do Mundial de Construtores do ano passado, a equipe júnior da Toro Rosso, em sua terceira temporada construindo seu próprio chassi, está na luta pelo sétimo lugar com a tradicional Sauber.
Seus chefes garantem a evolução tem muito mais a ver com colocar em ordem uma série de fatores do que somente com dinheiro.
“É sempre uma combinação. Se você olhar para a Red Bull, eles têm uma equipe fantástica com Adrian Newey, têm um dos melhores pilotos e o time em si está fazendo um trabalho muito, muito bom. Uma equipe vencedora se faz de vários fatores”, destacou Franz Tost, chefe de Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari na Toro Rosso.
O chefe da equipe observa que as discrepâncias de orçamentos ficaram um pouco de lado com tanta disputa na pista.
“Acho que tivemos neste ano corridas fantásticas e muitas mudanças de posição, ainda que Vettel e a Red Bull tenham ganhado o campeonato de forma tão antecipada. Acho que é o que as pessoas querem ver, com todas essas ultrapassagens. E o dinheiro ficou em segundo plano.”
Vijay Mallya, da Force India, concorda com a visão do colega. “Tudo precisa estar junto: a direção técnica, a engenharia, a pesquisa e desenvolvimento, a equipe, os pilotos. Não é só uma questão de dinheiro. Não acho que ele possa comprar performance. Se olhar na formação de todas as equipes, verá que existe uma tendência a se desenvolver pouco a pouco.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.