Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Clima tipicamente britânico provoca grid maluco em Silverstone

Quem se deu mal no finalzinho foi Lewis Hamilton, apenas sexto. Massa é eliminado ainda no Q1

A típica chuva britânica jogou contra Lewis Hamilton, apenas sexto na classificação para o GP da Grã-Bretanha, mas deu a chance de Jenson Button largar em terceiro lugar. Na frente, deu Nico Rosberg,  que larga ao lado de Sebastian Vettel.

O chove e para de Silverstone trouxe várias surpresas para o grid de largada. Entre elas, a eliminação dos dois pilotos de Williams e Ferrari ainda na primeira parte do treino. Felipe Massa vai largar apenas em 15º.

Q1

[publicidade]Com uma leve garoa caindo antes da primeira parte da classificação, os pilotos foram à pista com pneus intermediários. Nestas condições Lewis Hamilton encontrou um caminho só seu e foi mais de um segundo mais rápido que todos os demais, com os quatro primeiros colocados na Mercedes e Red Bull.

Com quatro minutos para o final, a pista começou a secar e todos voltaram com os pneus médios, com direito a Marussia com terceiro e sexto lugares. Porém, voltou a chover em determinados pontos ainda não eram ideais para o pneu slick e muitos pilotos ficaram pelo caminho.

Alonso foi um dos que rodou e ficou de fora do treino, o mesmo acontecendo com seu companheiro de Ferrari, Raikkonen, e com a dupla da Williams, Massa e Bottas, que saíram tarde demais e foram atrapalhados por uma série de bandeiras amarelas no final. Com isso, Bottas larga em 17º, seguido por Massa, Alonso e Raikkonen. Quem não saiu do treino por pouco foi Sebastian Vettel, que fez o 16º tempo.

Os dois pilotos da Caterham, ao contrário da rival Marussia, não conseguiram se aproveitar da oportunidade e também foram eliminados.

Q2

Os pilotos voltaram à pista com os intermediários e um cenário parecido com o Q1 apareceu, com Hamilton em primeiro com os pneus para pista molhada mas, com cinco minutos para o final, começaram a aparecer alguns pilotos com pneus slick.

Depois das primeiras tentativas, era Vettel quem estava de fora do top 10, junto de Grosjean, Gutierrez, Bianchi, Chilton e Sutil. A exemplo do Q1, com os pneus slick, as Marussia apareceram novamente no top 10 com 2 minutos para o final e Vettel também conseguiu melhorar e se garantiu no Q3.

Com um minuto para o fim, novamente uma bandeira amarela atrapalhou os pilotos que deixaram para marcar seu tempo no finalzinho, com a batida de Esteban Gutierrez. Mesmo assim, não deu para as Marussia, que se classificaram em 12º e 13, e passaram para a parte final do treino as duas Mercedes, Red Bull, Toro Rosso, Force India e McLaren.

Q3

A última parte da classificação começou com pista seca, mas quando os pilotos estavam no meio de sua primeira volta, voltou a chover e todos tiveram de se segurar na pista e tentar dar a melhor volta possível para garantir seus tempos.

Nestas condições, as Mercedes funcionaram bem melhor do que os demais e Hamilton fez o primeiro tempo, pouco menos de dois décimos mais rápido que Rosberg. Ambos foram mais de um segundo mais rápidos que os demais, com Perez em terceiro.

A chuva parecia ter parado, mas logo voltou em certos pontos e alguns pilotos decidiram voltar à pista. A situação mais complicada era de Vettel, que não tinha feito volta rápida. O primeiro trecho estava realmente bem mais lento devido à chuva, mas os demais haviam secado, o que deu a chance para Nico Rosberg fazer o melhor tempo, com Vettel em segundo e Button em terceiro. Hamilton, que tinha a pole provisória, não aproveitou o melhor momento da pista e larga apenas em sexto. Hulkenberg foi quarto e Magnussen, quinto. Perez, Ricciardo, Kvyat e Vergne completaram o top 10.

Ao vice-líder do campeonato, que esperava aproveitar a força extra de correr em casa para tirar parte da vantagem de 29 pontos de Rosberg, resta esperar que, a exemplo do que aconteceu em sete oportunidades de 2003 para cá, o pole não consiga vencer em Silverstone.

No fim da tarde, Pastor Maldonado foi excluído do grid de largada por não ter combustível suficiente para os testes feitos pela FIA.

A largada para o GP da Grã-Bretanha será às 9h pelo horário de Brasília.

Confira o grid:

1. Nico Rosberg  Mercedes  1m35.766s          
2. Sebastian Vettel  Red Bull-Renault  1m37.386s  +1.620s  
3. Jenson Button  McLaren-Mercedes  1m38.200s  +2.434s  
4. Nico Hulkenberg  Force India-Mercedes  1m38.329s  +2.563s  
5. Kevin Magnussen  McLaren-Mercedes  1m38.417s  +2.651s  
6. Lewis Hamilton  Mercedes  1m39.232s  +3.466s  
7. Sergio Perez  Force India-Mercedes  1m40.457s  +4.691s  
8. Daniel Ricciardo  Red Bull-Renault  1m40.606s  +4.840s  
9. Daniil Kvyat  Toro Rosso-Renault  1m40.707s  +4.941s  
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault  1m40.855s  +5.089s  
11. Romain Grosjean  Lotus-Renault  1m38.496s  +3.626s
12. Jules Bianchi  Marussia-Ferrari  1m38.709s  +3.839s
13. Adrian Sutil  Sauber-Ferrari  sem tempo
14. Valtteri Bottas  Williams-Mercedes  1m45.318s  +4.938s
15. Felipe Massa  Williams-Mercedes  1m45.695s  +5.315s
16. Fernando Alonso  Ferrari  1m45.935s  +5.555s
17. Max Chilton  Marussia-Ferrari  1m39.800s  +4.930s (PUNIÇÃO)
18. Kimi Raikkonen  Ferrari  1m46.684s  +6.304s
19. Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari  1m40.912s  +6.042s (PUNIÇÃO)
20. Pastor Maldonado  Lotus-Renault  1m44.018s  +9.148s (PUNIÇÃO)
21. Marcus Ericsson  Caterham-Renault  1m49.421s  +9.041s
22. Kamui Kobayashi  Caterham-Renault  1m49.625s  +9.245s
Artigo anterior Com muita chuva, Vettel ponteia último treino antes da classificação; Massa é 12º
Próximo artigo "Fizemos tudo errado", critica Massa, apenas 15º no grid

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros