Clima tipicamente britânico provoca grid maluco em Silverstone
Quem se deu mal no finalzinho foi Lewis Hamilton, apenas sexto. Massa é eliminado ainda no Q1
O chove e para de Silverstone trouxe várias surpresas para o grid de largada. Entre elas, a eliminação dos dois pilotos de Williams e Ferrari ainda na primeira parte do treino. Felipe Massa vai largar apenas em 15º.
Q1
[publicidade]Com uma leve garoa caindo antes da primeira parte da classificação, os pilotos foram à pista com pneus intermediários. Nestas condições Lewis Hamilton encontrou um caminho só seu e foi mais de um segundo mais rápido que todos os demais, com os quatro primeiros colocados na Mercedes e Red Bull.
Com quatro minutos para o final, a pista começou a secar e todos voltaram com os pneus médios, com direito a Marussia com terceiro e sexto lugares. Porém, voltou a chover em determinados pontos ainda não eram ideais para o pneu slick e muitos pilotos ficaram pelo caminho.
Alonso foi um dos que rodou e ficou de fora do treino, o mesmo acontecendo com seu companheiro de Ferrari, Raikkonen, e com a dupla da Williams, Massa e Bottas, que saíram tarde demais e foram atrapalhados por uma série de bandeiras amarelas no final. Com isso, Bottas larga em 17º, seguido por Massa, Alonso e Raikkonen. Quem não saiu do treino por pouco foi Sebastian Vettel, que fez o 16º tempo.
Os dois pilotos da Caterham, ao contrário da rival Marussia, não conseguiram se aproveitar da oportunidade e também foram eliminados.
Q2
Os pilotos voltaram à pista com os intermediários e um cenário parecido com o Q1 apareceu, com Hamilton em primeiro com os pneus para pista molhada mas, com cinco minutos para o final, começaram a aparecer alguns pilotos com pneus slick.
Depois das primeiras tentativas, era Vettel quem estava de fora do top 10, junto de Grosjean, Gutierrez, Bianchi, Chilton e Sutil. A exemplo do Q1, com os pneus slick, as Marussia apareceram novamente no top 10 com 2 minutos para o final e Vettel também conseguiu melhorar e se garantiu no Q3.
Com um minuto para o fim, novamente uma bandeira amarela atrapalhou os pilotos que deixaram para marcar seu tempo no finalzinho, com a batida de Esteban Gutierrez. Mesmo assim, não deu para as Marussia, que se classificaram em 12º e 13, e passaram para a parte final do treino as duas Mercedes, Red Bull, Toro Rosso, Force India e McLaren.
Q3
A última parte da classificação começou com pista seca, mas quando os pilotos estavam no meio de sua primeira volta, voltou a chover e todos tiveram de se segurar na pista e tentar dar a melhor volta possível para garantir seus tempos.
Nestas condições, as Mercedes funcionaram bem melhor do que os demais e Hamilton fez o primeiro tempo, pouco menos de dois décimos mais rápido que Rosberg. Ambos foram mais de um segundo mais rápidos que os demais, com Perez em terceiro.
A chuva parecia ter parado, mas logo voltou em certos pontos e alguns pilotos decidiram voltar à pista. A situação mais complicada era de Vettel, que não tinha feito volta rápida. O primeiro trecho estava realmente bem mais lento devido à chuva, mas os demais haviam secado, o que deu a chance para Nico Rosberg fazer o melhor tempo, com Vettel em segundo e Button em terceiro. Hamilton, que tinha a pole provisória, não aproveitou o melhor momento da pista e larga apenas em sexto. Hulkenberg foi quarto e Magnussen, quinto. Perez, Ricciardo, Kvyat e Vergne completaram o top 10.
Ao vice-líder do campeonato, que esperava aproveitar a força extra de correr em casa para tirar parte da vantagem de 29 pontos de Rosberg, resta esperar que, a exemplo do que aconteceu em sete oportunidades de 2003 para cá, o pole não consiga vencer em Silverstone.
No fim da tarde, Pastor Maldonado foi excluído do grid de largada por não ter combustível suficiente para os testes feitos pela FIA.
A largada para o GP da Grã-Bretanha será às 9h pelo horário de Brasília.
Confira o grid:
17. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m39.800s +4.930s (PUNIÇÃO)
19. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m40.912s +6.042s (PUNIÇÃO)
20. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m44.018s +9.148s (PUNIÇÃO)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.