Coluna do Massa: furo em pneu custou posições na tabela
Em sua nova coluna no Motorsport.com, o piloto da Williams Felipe Massa analisa o conturbado GP da Rússia, prova que poderia ter terminado em sexto caso não sofresse um furo no pneu
O GP da Rússia foi um bom evento para mim e para a Williams Martini Racing. Tive uma boa sensação por todo o fim de semana e tudo corria bem, desde o primeiro treino livre até a classificação e o início da corrida.
O único ponto negativo foi um furo lento que tive no estágio final da prova. Isso fez com que precisássemos realizar mais um pitstop, e isso nos custou três posições. Foi uma pena, porque merecíamos terminar em sexto. Em vez disso, completei em nono.
Além de perder seis pontos por causa de algo que estava fora de nosso controle, os pontos a menos me tiraram a chance de ficar à frente de Sergio Pérez e de Daniel Ricciardo na tabela do campeonato. Então, estou em nono no geral, em vez de estar em sexto.
Em situações assim, há pouco que podemos fazer, exceto aceitar o que aconteceu e seguir em frente. Nosso carro funcionou muito bem durante o fim de semana na Rússia e, apesar de Ferrari e Mercedes estarem imbatíveis, nos aproximamos da Red Bull – então, teria sido legal voltar para casa entre os seis melhores.
Ainda não sabemos o que causou o furo no pneu, porque eu já havia feito meu pitstop e estava correndo sem pressão, longe das zebras, e com os supermacios, que seriam os compostos mais fáceis para receber a bandeirada.
Tudo o que sei é que a pressão começou a cair no pneu dianteiro direito. Ironicamente, depois da parada, comecei a acelerar ao máximo, pressionando os pneus e usando toda a pista e as zebras – e tudo correu tranquilamente, sem furos!
O lance com Vettel
Houve muito interesse depois da corrida sobre o pequeno desentendimento que tive com Sebastian Vettel quando ele tentava me aplicar uma volta.
Ele estava perseguindo Valtteri Bottas e eu o vi se aproximando quando saímos da curva 2. Na curva 3, no entanto, a pista estava muito suja, e eu não queria sair do traçado ideal, nem forçar Sebastian a ir para lá.
Então, pensei na zona de freada antes da curva 4, e adequadamente me movi ao lado esquerdo para deixar a parte de dentro livre para ele.
Acho que ele não sabia exatamente o que eu estava fazendo, então ele hesitou um pouco antes de me passar. No fim das contas, não acho que tenha sido um episódio muito significativo, mas sim um pequeno mal-entendido que não afetou o resultado da sua corrida.
Temporada europeia
Agora vamos ao início da temporada europeia, o que será um período muito interessante para a F1.
O fim de semana em Barcelona será importante para avaliar as novidades técnicas que várias equipes trarão à pista, e estou ansioso para ver o que a Williams poderá fazer.
Confirmamos nossa posição nas primeiras corridas de 2017 atrás das equipes da frente, então trabalharemos duro para melhorar. Já vi muitas soluções na fábrica, então será fascinante ver como as coisas acontecerão na Espanha.
Vamos dizer apenas que estou confiante em como as coisas vão acontecer, mesmo que aquele furo no pneu fez com que eu não pudesse sair de Sochi em sexto na classificação do campeonato.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.