Com pista seca, Vettel faz melhor tempo no TL3
Piloto alemão da Ferrari se redime de sexta-feira ruim e faz melhor tempo do final de semana liderando dobradinha da Ferrari
Depois de dois treinos no molhado na sexta-feira, o último ensaio antes da classificação neste sábado (20) em Austin foi disputado com pista seca. Isso levou os pilotos rapidamente ao circuito, que pela maior parte da sessão esteve pouco emborrachado.
Melhor para Sebastian Vettel, que comandou a ação de pista junto com sua equipe Ferrari. Depois de ver Kimi Raikkonen liderando a maior parte do treino, o alemão fez o tempo de 1min33s797 e liderou a ação na última sessão livre.
Depois de dedicar o início de seu programa neste treino a testes com o tanque do carro cheio, a equipe Mercedes ficou em terceiro e quarto lugares, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas respectivamente. Hamilton acabou ficando a 0s07 do tempo de Vettel depois de colocar pneus novos no fim do treino.
A dupla da Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, completou o top-6, a 0s906 e 1s113 da melhor marca.
O melhor piloto do resto foi o futuro reforço da Ferrari, Charles Leclerc. O piloto monegasco ficou a 1s5 da melhor marca. Os dez primeiro foram fechados por Sergio Perez, Carlos Sainz e Romain Grosjean.
O treino
Com a pista seca, os pilotos foram rapidamente à pista para encontrar o melhor equilíbrio dos carros nas novas condições do asfalto. Após dois treinos com chuva na sexta-feira, o melhor tempo do final de semana foi realizado por Kimi Raikkonen nos primeiros momentos da sessão, com 1min35s514. Vettel ficou 0s039 atrás. Ambos foram para a pista de pneus ultramacios.
As Ferraris continuaram liderando a sessão por terem sido os primeiros carros a colocarem os pneus mais performáticos. Mesmo assim, Hamilton e Vettel acabaram se estranhando no primeiro setor, quando Sebastian fazia uma volta lenta.
Outros carros, como as Mercedes e Red Bulls, preferiram fazer stints mais longos no início do treino. Bottas e Hamilton eram apenas 12º e 13º nos primeiros 20 minutos, e Verstappen e Ricciardo eram quanto e sexto a 2s das Ferraris.
Pouco antes da metade da sessão, as Ferraris retornaram com pneus novos, com Kimi melhorando seu tempo para 1min34s419 e Vettel ficando a 0s132 atrás.
Com metade do treino o top-5 era Raikkonen, Vettel, Ocon, Sainz e Leclerc.
Aos 35 minutos, Bottas foi para a pista com pneus mais rápido e assumiu o terceiro posto, a 0s005 de Vettel. Hamilton fez o quarto tempo poucos minutos depois.
Vettel melhorou seu tempo e assumiu a ponta com 1min33s797.
No final, os dois carros da Mercedes colocaram pneus ultramacios novos, mas nenhum deles conseguiu superar as Ferraris.
A classificação para o GP dos EUA tem início marcado para as 18h.
Confira o resultado:
Pos. | Piloto | Carro / Motor | Tempo | Dif. | Vts. |
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1'33.797 | 20 | |
2 | Kimi Räikkönen | Ferrari | 1'33.843 | 0.046 | 21 |
3 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1'33.870 | 0.073 | 23 |
4 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1'34.556 | 0.759 | 21 |
5 | Max Verstappen | Red Bull/TAG Heuer | 1'34.703 | 0.906 | 21 |
6 | Daniel Ricciardo | Red Bull/TAG Heuer | 1'34.910 | 1.113 | 20 |
7 | Charles Leclerc | Sauber/Ferrari | 1'35.365 | 1.568 | 21 |
8 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1'35.411 | 1.614 | 21 |
9 | Carlos Sainz | Renault | 1'35.450 | 1.653 | 21 |
10 | Romain Grosjean | Haas/Ferrari | 1'35.468 | 1.671 | 19 |
11 | Esteban Ocon | Force India/Mercedes | 1'35.562 | 1.765 | 22 |
12 | Pierre Gasly | Toro Rosso/Honda | 1'35.713 | 1.916 | 27 |
13 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | 1'35.770 | 1.973 | 19 |
14 | Nico Hulkenberg | Renault | 1'35.882 | 2.085 | 19 |
15 | Marcus Ericsson | Sauber/Ferrari | 1'36.000 | 2.203 | 21 |
16 | Lance Stroll | Williams/Mercedes | 1'36.188 | 2.391 | 21 |
17 | Sergey Sirotkin | Williams/Mercedes | 1'36.193 | 2.396 | 20 |
18 | Stoffel Vandoorne | McLaren/Renault | 1'36.302 | 2.505 | 23 |
19 | Brendon Hartley | Toro Rosso/Honda | 1'36.330 | 2.533 | 26 |
20 | Fernando Alonso | McLaren/Renault | 1'36.332 | 2.535 | 20 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.