Competitividade marca início e coloca pressão nos engenheiros
Vettel e Raikkonen alertam que fazer com que novas peças funcionem será um fator chave para despontar no campeonato
Se houve algo incomum nas quatro primeiras corridas do campeonato de F-1 foi a incerteza antes de cada etapa a respeito de quais seriam as equipes que lutariam pela vitória. Depois de termos quatro vencedores diferentes, a expectativa é que a alta competitividade continue sendo a marca da temporada.
“Pequenas coisas podem fazer uma grande diferença no final de semana – quantos pneus novos você tem, relação de marchas que escolhe, um DRS efetivo ou não”, lista o líder Sebastian Vettel. “Além disso, em relação à temperatura, as duas corridas foram diferentes. Os traçados também são, então não surpreende que tenhamos tido um resultado distinto a cada final de semana.”
Romain Grosjean salienta a alta competitividade na classificação, que faz com que qualquer melhoria no carro, por menor que seja, faça a diferença.
“Quem conseguiria dizer quem vai ser campeão? Tenho certeza de que nunca foi assim antes. O Q2 na China foi incrível: 10 ou onze carros separados por três décimos. É maravilhoso e vai depender de quem trouxer mais melhorias. Mas acho que a temporada vai continuar assim e quem conseguir ganhar os últimos centésimos vai chegar no pódio.”
O segredo é, portanto, manter o desenvolvimento em dia. A Lotus, time de Grosjean e Kimi Raikkonen, já teve a experiência de colocar no carro novidades que não funcionaram como o esperado. Para o finlandês, evitar que isso ocorra novamente é fundamental.
“Não tenho ideia do que vai acontecer nas próximas corridas. Nosso objetivo é nos manter entre os ponteiros e estamos trabalhando nesse sentido, mas ninguém sabe se pode melhorar mais que os outros.”
Vettel concorda com Raikkonen. Para o alemão, o fato do regulamento ser muito restrito faz com que seja difícil alguém dar o pulo do gato. Além disso, é necessário ter cuidado para não tomar o caminho errado em termos de desenvolvimento.
“Vai ser difícil criar um milagre. Acho que o regulamento torna isso muito difícil, mas é claro que cada equipe tem sua lista [de melhorias]. Mas vemos que às vezes as equipes usam peças novas que não funcionam, então isso quer dizer que não são todos os updates que te levam para a direção certa.. Por isso o teste de Mugello vai ser muito útil, para termos mais tempo para testar do que teríamos na sexta-feira de GP.”
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