Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Conteúdo especial

Da madeira ao carbono: saiba como o volante da F1 evoluiu desde os anos 1950

Poucos componentes de um carro evoluíram tanto desde 1950 quanto os volantes. Eles cumprem a mesma função, mas seu campo de atuação foi bastante ampliado

The steering wheel for the Alpine A522

Feitos de madeira, couro e metal, os volantes da Fórmula 1 usados ​​na década de 1950, por pilotos como Juan Manuel Fangio, tinham dimensões muito diferentes do que estamos acostumados hoje, mas também faziam um trabalho um pouco diferente.

Leia também:

Para contrabalançar o peso do carro e a falta de direção hidráulica, era necessário ter um volante de grande diâmetro para que o piloto ficasse o menos sujeito possível à inércia do carro. Sendo aparafusado, ou mesmo soldado, na coluna de direção, era um elemento muito perigoso em caso de impacto, especialmente além do fato de que o cinto de segurança não era obrigatório.

Le volant de la Ferrari 375.

Le volant de la Ferrari 375.

Vinte anos depois, a fórmula permaneceu relativamente a mesma, exceto pelo tamanho, menores, como resultado do peso reduzido dos carros e dos pneus mais baixos, porém mais largos. Algumas equipes começavam a adicionar recursos rudimentares, mas essenciais, como um disjuntor que o piloto podia ativar com um interruptor, para proteger contra possíveis falhas elétricas.

Le volant de la Ferrari 312B.

Le volant de la Ferrari 312B.

No início da década de 1980, com a introdução dos motores turboalimentados, foram adicionados botões que ativavam o turbo ‘boost’. Esse aumento de pressão era feito apenas em modos ("on" ou "off"), tornando essa operação bastante violenta.

Na década de 1980, a comunicação por rádio, tão impensável de ser eliminada hoje, também foi popularizada entre o piloto e sua equipe no pit wall, e botões push-to-talk foram adicionados aos volantes. Outra inovação foi um sistema de “liberação rápida”, que permitia a separação do volante da coluna de direção e que, hoje, vemos muitas vezes ao longo de um fim de semana.

A incrível ascensão da computação e da telemetria em meados da década de 1990 teve um impacto considerável na funcionalidade do volante: botões e botões foram adicionados para ajustar o controle de tração e a eficiência do motor, bem como ativar o limitador de velocidade.

Para tornar essas inovações o mais ergonômicas possível, o próprio formato do volante mudou: ficou mais retangular, com duas alças de cada lado. Com a generalização das caixas de câmbio semiautomáticas, as alavancas de câmbio apareceram na parte traseira do volante, o que permitia ao piloto trocar de marcha sem precisar tirar as mãos do volante.

Le volant de la Ferrari F399 (650).

Le volant de la Ferrari F399 (650).

Nos anos 2000, o volante tornou-se um elemento mais tecnológico. Visores digitais de velocidade e marcha começaram a aparecer, assim como luzes LED coloridas para indicar a rotação do motor.

Os volantes, já feitos de carbono, passaram a ser muito parecidos com os que vemos hoje e os pilotos passaram a personalizá-los de acordo com suas preferências.

Le volant de l'Arrows A21.

Le volant de l'Arrows A21.

Em 2014 chegaram as unidades de controle ultracomplexas, com modos e ajustes praticamente ilimitados, principalmente para quem vê de fora. A tela LCD pode exibir uma variedade estonteante de informações, como temperaturas de pneus e freios, níveis de potência e tempos de volta.

Existem mais de 100 páginas de informações disponíveis para o piloto. Como resultado, a tela agora tem cerca de 12 centímetros de tamanho e ocupa quase todo o espaço disponível na face do volante. Esta tela, projetada e produzida pela McLaren, é a mesma para todas as equipes.

Como as unidades de potência são praticamente as mesmas de 2014, os volantes e sua tecnologia mudaram pouco desde então.

Le volant de la Mercedes W13 de George Russell.

Le volant de la Mercedes W13 de George Russell.

POLÍTICA da F1: Os OB$TÁCULO$ para PORSCHE/RED BULL e AUDI virarem REALIDADE em '26; veja BASTIDORES

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #173: Qual tamanho dos problemas de Verstappen e Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior F1: Gasly diz que perder GP de Mônaco seria um “choque”
Próximo artigo F1: Red Bull desafia Ferrari nas redes sociais antes de Ímola

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros