Desafio entre Hamilton e Rossi com F1 e MotoGP será em dezembro

Pentacampeão da F1 e heptacampeão da MotoGP inverterão suas máquinas em evento idealizado por patrocinador

Desafio entre Hamilton e Rossi com F1 e MotoGP será em dezembro
Carregar reprodutor de áudio

A tão esperada troca de máquinas de Fórmula 1 e MotoGP entre Lewis Hamilton e Valentino Rossi finalmente está marcada: o desafio entre o pentacampeão da F1 e o heptacampeão da motovelocidade acontecerá em 9 de dezembro em Valência, apurou o Motorsport.com.

A ideia vinha sendo desenvolvida há vários anos pela Monster, uma das principais patrocinadoras das equipes Mercedes e Yamaha, ‘casa’ das estrelas do esporte a motor na F1 e na MotoGP, respectivamente.

Leia também:

Depois de muitas conversações e acertos entre os representantes do britânico e do italiano, a corrida enfim foi agendada na pista espanhola e acontecerá uma semana após o término da temporada de F1 em Abu Dhabi.

O encontro marcará a primeira experiência de Hamilton em uma máquina da MotoGP. O britânico tem bastante experiência com motocicletas, mas nunca pilotou uma obra utilizada na categoria rainha da motovelocidade mundial.

No final do ano passado, o piloto da Mercedes passou um dia em Jerez guiando uma Yamaha do Campeonato Mundial de Superbike, com a ajuda dos pilotos de fábrica Michael van der Mark e Alex Lowes.

GALERIA: Hamilton persegue recordes de Schumacher; veja estatísticas históricas

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
1/37
O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.

Foto de: LAT Images

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
2/37
Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.

Foto de: LAT Images

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
3/37
Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
4/37
O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
5/37
Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.

Foto de: LAT Images

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
6/37
Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.

Foto de: LAT Images

Fangio: Reinado de títulos e vitórias
Fangio: Reinado de títulos e vitórias
7/37
Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.

Foto de: Maserati Media Center

Jim Clark igualou Fangio em 1967
Jim Clark igualou Fangio em 1967
8/37
O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.

Foto de: Ford Motor Company

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
9/37
A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.

Foto de: LAT Images

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
10/37
O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O quarto reinado: Jackie Stewart
O quarto reinado: Jackie Stewart
11/37
Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.

Foto de: Ercole Colombo

Jackie Stewart somou 27 vitórias
Jackie Stewart somou 27 vitórias
12/37
O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.

Foto de: LAT Images

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
13/37
Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.

Foto de: LAT Images

Alain Prost iguala recorde de Stewart
Alain Prost iguala recorde de Stewart
14/37
Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
15/37
Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
16/37
Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
17/37
Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.

Foto de: LAT Images

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
18/37
O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
19/37
Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell também superou marca de Stewart
Nigel Mansell também superou marca de Stewart
20/37
O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.

Foto de: LAT Images

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
21/37
Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.

Foto de: LAT Images

Alain Prost se aposenta como Rei
Alain Prost se aposenta como Rei
22/37
A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava destronar Prost
Senna ameaçava destronar Prost
23/37
Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
24/37
Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.

Foto de: XPB Images

Caminho para o trono estava livre para Schumacher
Caminho para o trono estava livre para Schumacher
25/37
Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.

Foto de: LAT Images

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
26/37
A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.

Foto de: Ferrari Media Center

O novo imperador chega ao Trono
O novo imperador chega ao Trono
27/37
A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher comemora sua vitória número 91
Schumacher comemora sua vitória número 91
28/37
Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.

Foto de: Ferrari Media Center

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
29/37
Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
30/37
Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Outro postulante ao trono surgia em 2007
Outro postulante ao trono surgia em 2007
31/37
Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
32/37
Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
33/37
Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
34/37
Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
35/37
Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei na F1?
Um novo rei na F1?
36/37
Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 62 vitórias, totalizando 82.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Trono na mira
Trono na mira
37/37
O inglês está 8 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Rossi, por outro lado, tem uma experiência significativa com monopostos. O ‘Doutor’ testou carros da Ferrari várias vezes no passado, tendo inclusive considerado uma mudança permanente para as quatro rodas com a Scuderia.

O italiano da Yamaha também deve competir com uma Ferrari 488 GT3 na prova de endurance de 12 Horas a ser disputada no circuito de Yas Marina no sábado seguinte à experiência com Hamilton.

GALERIA: Relembre a carreira de Rossi na MotoGP

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos
1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos
1/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos
1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos
2/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos
1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos
3/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998, GP de Imola (250cc)
1998, GP de Imola (250cc)
4/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos
1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos
5/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999, GP da Itália (250cc)
1999, GP da Itália (250cc)
6/36

Foto de: Aprilia Racing

1999, GP de Imola (250cc)
1999, GP de Imola (250cc)
7/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos
2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos
8/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos
2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos
9/36

Foto de: Marlboro Yamaha Team

2001, GP da Itália
2001, GP da Itália
10/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos
2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos
11/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos
2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos
12/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003, GP de Valência
2003, GP de Valência
13/36

Foto de: Richard Sloop

2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos
2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos
14/36

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos
2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos
15/36

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005, GP dos EUA
2005, GP dos EUA
16/36

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005, GP de Valência
2005, GP de Valência
17/36

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos
2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos
18/36

Foto de: Camel Media Service

2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos
2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos
19/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2007, GP da Holanda
2007, GP da Holanda
20/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2007, GP da Austrália
2007, GP da Austrália
21/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos
2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos
22/36

Foto de: Bob Heathcote

2008, GP da Catalunha
2008, GP da Catalunha
23/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos
2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos
24/36

Foto de: Bridgestone Corporation

2009, GP de Portugal
2009, GP de Portugal
25/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos
2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos
26/36

Foto de: Bridgestone Corporation

2010, GP dos EUA e de Indianápolis
2010, GP dos EUA e de Indianápolis
27/36

Foto de: Yamaha Motor Racing

2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos
2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos
28/36

Foto de: Ducati Corse

2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos
2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos
29/36

Foto de: Ducati Corse

2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos
2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos
30/36

Foto de: Yamaha MotoGP

2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos
2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos
31/36

Foto de: Yamaha MotoGP

2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos
2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos
32/36

Foto de: Yamaha MotoGP

2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos
2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos
33/36

Foto de: Yamaha MotoGP

2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos
2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos
34/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos
2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos
35/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019 - 6º no mundial (em andamento)
2019 - 6º no mundial (em andamento)
36/36

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

compartilhar
comentários
Carros da Fórmula 1 serão mais diferentes entre si em 2021
Artigo anterior

Carros da Fórmula 1 serão mais diferentes entre si em 2021

Próximo artigo

F1: Equipes deverão colocar novatos em dois treinos livres em 2021

F1: Equipes deverão colocar novatos em dois treinos livres em 2021