Últimas notícias

Diretor de prova da F1 defende punição no grid a Vettel

Depois de tomar três posições de penalidade por não diminuir em uma bandeira vermelha no TL1, piloto critica FIA, mas Charlie Whiting rebate

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Diretor de prova da F1, Charlie Whiting crê que as regras de bandeira vermelha, que fizeram Sebastian Vettel perder três posições no grid de largada em Austin, são bem claras.

O piloto da Ferrari se opôs à penalidade que recebeu por ter demorado demais para reduzir sua velocidade para bandeiras vermelhas na primeira sessão de treinos livres de sexta-feira. No entanto, Whiting disse que é necessário ter regras claras para aplicá-las de forma consistente.

"É melhor ter uma regra dura e rápida, porque nos perguntam continuamente o quanto eles têm que desacelerar", disse ele.

"É como com mais ou menos tudo o que as equipes fazem nos carros, eles querem saber o quanto eles podem fazer. Eles têm um limite claro e é uma coisa fácil de seguir. Eu acho que foi um erro do piloto.”

No início da temporada, a FIA ampliou a meta de tempo delta que é usada para controlar as velocidades dos pilotos sob Safety Car e Virtual Safety Car.

“Eu acho que é uma abordagem perfeitamente lógica, porque o principal era que não havia exigência de dizer exatamente o quanto você tinha que diminuir a velocidade em uma bandeira vermelha, e isso era diferente quando um Safety Car ou um VSC entravam.”

“Você era informado sobre o quanto precisava diminuir a velocidade para um VSC e um SC, mas não para uma bandeira vermelha. Então, isso foi uma coisa lógica a se fazer. As equipes sentiram que precisávamos usar exatamente o mesmo sistema para uma bandeira vermelha.”

A nova regra foi aplicada de forma consistente, acredita Whiting.

"Já tivemos três casos em que os pilotos não cumpriram isso. Um deles foi um erro do piloto, que admitiu o que fez: Daniel [Ricciardo] na Austrália."

“Tivemos Esteban [Ocon] em Suzuka e Seb dessa vez, e não sei exatamente o que eles fizeram, porque eles não aderiram ao tempo do delta, como chamamos. Mas eles parecem administrar isso perfeitamente quando estão sob Safety Car ou VSC.”

"Eu não sei se é uma questão de pilotos não se lembrarem, talvez. É muito claro, cada painel de luz estava mostrando vermelho brilhante, não é como se você pudesse realmente não ver isso.”

A penalidade de Ricciardo no primeiro fim de semana de corrida estabeleceu um precedente para a penalidade de Vettel, explicou Whiting.

"Se alguém não diminuir para uma bandeira vermelha, acho algo sério. Em nossas diretrizes, temos uma penalidade de grid de cinco posições. Diretrizes são exatamente como o nome indica, diretrizes.”

“Os comissários sentiram que o que Daniel fez em Melbourne não era muito sério, e impuseram uma penalidade menor. É claro que ele sentiu que era uma penalidade enorme, mas abriu um precedente. Eu acho que quando você olha para isso friamente, é uma coisa ruim não desacelerar o suficiente para uma bandeira vermelha, mas é a regra.”

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hartley: Mereço seguir na Toro Rosso em 2019
Próximo artigo FIA quer discutir controvérsia do aro com equipes da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros