Recomendado para você

F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas

F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas
F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real

F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real
Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"

Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"
Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos
Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"

Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"
Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos

Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos
AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos
NASCAR Brasil: Jorge Martelli vive noite de gala no NASCAR Awards

NASCAR Brasil: Jorge Martelli vive noite de gala no NASCAR Awards

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Jorge Martelli vive noite de gala no NASCAR Awards
Últimas notícias

Diretor de provas diz que manobra de Ocon foi “inaceitável”

Charlie Whiting explica que francês tinha direito de descontar a volta, mas teria de fazer "de forma limpa" e "sem lutar"

Charlie Whiting, Race Director, FIA

O diretor de provas da F1, Charlie Whiting, considerou “inaceitável” a manobra de Esteban Ocon diante de Max Verstappen no GP do Brasil, o que custou ao holandês a vitória em Interlagos.

Ocon, que era retardatário, tentou descontar uma volta para Verstappen, que liderava. O francês vinha mais rápido após calçar pneus supermacios e tentou recuperar terreno no S do Senna, mas colidiu com Verstappen na segunda perna da curva.

Ao fim, Ocon foi considerado culpado pelo lance e recebeu um stop and go, que é a segunda punição mais pesada aplicada pela direção de prova – mais branda somente que a desclassificação imediata.

Whiting explicou que Ocon não estava errado ao tentar descontar a volta – o problema foi a forma com que a manobra aconteceu.

“Ele tem total permissão de descontar a volta. Isso é claro e já aconteceu muitas vezes no passado”, comentou.

“[Mas] É claro que você espera que isso seja feito de forma segura. Isso deveria acontecer de forma clara, sem que absolutamente não haja uma disputa. Ele não deveria estar lutando para passar.”

“Se ele tivesse o ritmo, aí normalmente você esperaria que a Red Bull dissesse [a Verstappen pelo rádio] ‘Ocon tem mais ritmo, deixe-o passar’, ou algo do tipo. Mas pareceu que ele [Ocon] simplesmente foi para cima, e foi um pouco infeliz que ele tenha decidido lutar, o que foi totalmente inaceitável.”

Whiting esclareceu, porém, que a punição a Ocon não foi mais pesada pelo fato de Verstappen liderar a prova. Segundo ele, qualquer toque daquela natureza entre retardatário e um ponteiro, independentemente das posições, traria sanção igual.

“Não acho que faça diferença que ele era um líder. Isso torna tudo pior nos olhos de muitas pessoas, mas, no que diz respeito aos comissários, isso não importa.”

Artigo anterior Marko detona Ocon: “Deveria ser suspenso por uma corrida”
Próximo artigo Chefe da Force India defende Ocon: “Não teve espaço”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros