Recomendado para você

F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas

F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas
F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes

F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes
Wolff revela valor multibilionário da Mercedes F1 após venda de ações

Wolff revela valor multibilionário da Mercedes F1 após venda de ações

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Wolff revela valor multibilionário da Mercedes F1 após venda de ações
Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Sanchez / Martins / Trevisam lideram TL1 da Carrera Cup em Interlagos
F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda

F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull explorou 'ponto fraco' em diretrizes da FIA para trocar motor de Verstappen; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao TL3 e classificação do GP de Las Vegas
F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas

F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri faz diagnóstico enfático sobre primeiro dia em Vegas
F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole

F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc esclarece incidente no fim do TL2 e projeta briga "acirrada" pela pole
Últimas notícias

Diretor de provas diz que manobra de Ocon foi “inaceitável”

Charlie Whiting explica que francês tinha direito de descontar a volta, mas teria de fazer "de forma limpa" e "sem lutar"

Charlie Whiting, Race Director, FIA

O diretor de provas da F1, Charlie Whiting, considerou “inaceitável” a manobra de Esteban Ocon diante de Max Verstappen no GP do Brasil, o que custou ao holandês a vitória em Interlagos.

Ocon, que era retardatário, tentou descontar uma volta para Verstappen, que liderava. O francês vinha mais rápido após calçar pneus supermacios e tentou recuperar terreno no S do Senna, mas colidiu com Verstappen na segunda perna da curva.

Ao fim, Ocon foi considerado culpado pelo lance e recebeu um stop and go, que é a segunda punição mais pesada aplicada pela direção de prova – mais branda somente que a desclassificação imediata.

Whiting explicou que Ocon não estava errado ao tentar descontar a volta – o problema foi a forma com que a manobra aconteceu.

“Ele tem total permissão de descontar a volta. Isso é claro e já aconteceu muitas vezes no passado”, comentou.

“[Mas] É claro que você espera que isso seja feito de forma segura. Isso deveria acontecer de forma clara, sem que absolutamente não haja uma disputa. Ele não deveria estar lutando para passar.”

“Se ele tivesse o ritmo, aí normalmente você esperaria que a Red Bull dissesse [a Verstappen pelo rádio] ‘Ocon tem mais ritmo, deixe-o passar’, ou algo do tipo. Mas pareceu que ele [Ocon] simplesmente foi para cima, e foi um pouco infeliz que ele tenha decidido lutar, o que foi totalmente inaceitável.”

Whiting esclareceu, porém, que a punição a Ocon não foi mais pesada pelo fato de Verstappen liderar a prova. Segundo ele, qualquer toque daquela natureza entre retardatário e um ponteiro, independentemente das posições, traria sanção igual.

“Não acho que faça diferença que ele era um líder. Isso torna tudo pior nos olhos de muitas pessoas, mas, no que diz respeito aos comissários, isso não importa.”

Artigo anterior Marko detona Ocon: “Deveria ser suspenso por uma corrida”
Próximo artigo Chefe da Force India defende Ocon: “Não teve espaço”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros