Engenheiros de McLaren e Red Bull defendem pneus Pirelli
Para Sam Michael e Adrian Newey, borracha sempre foi determinante: a diferença nesta temporada é a competitividade
Eles são apontados por muitos como os responsáveis pela série de surpresas que marcaram o início do campeonato. Porém, para os engenheiros da F-1, os pneus continuam tendo o mesmo papel de sempre. O que mudou foi o nível de competitividade entre os carros, fazendo com que a mínima variação na borracha derrube alguns e promova outros a cada GP.
“Os pneus sempre foram muito sensíveis”, garante o diretor técnico da McLaren, Sam Michael. “No momento, temos um grid muito próximo devido ao regulamento técnico e se você ver às vezes são 15 pilotos dentro de um segundo. Então, se você tem uma pequena variação na aderência, o normal seria que um perder cinco ou seis décimos fizesse cair uma ou duas posições, mas agora seriam dez.”
Para o engenheiro, mesmo a questão da variação de rendimento em função da temperatura não é novidade.
“Os pneus têm sido muito sensíveis à temperatura há vários anos, então acho que isso só está aparecendo no momento pela competitividade do grid. Você paga muito mais caro se sair dessa janela de funcionamento.”
O projetista da Red Bull, Adrian Newey, segue na mesma linha. Para o inglês, esse tipo de pneu que sofre maior desgaste traz a F-1 de volta aos anos 1980, quando economizar também era importante.
“Esses pneus são claramente diferentes dos Michelin e os Bridgestone. Não diria que melhores ou piores, apenas diferentes, trazendo vários desafios que eu considero bom de diversas maneiras. Quando havia a guerra de pneus, a corrida virou uma sessão de voltas de classificação, sem os pilotos tendo de se preocupar com desgaste. Já nos anos 80, o tipo de habilidade requerida era diferente e tínhamos o Prost, que era chamado de professor por como ele lidava com isso.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.