Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Engenheiros de McLaren e Red Bull defendem pneus Pirelli

Para Sam Michael e Adrian Newey, borracha sempre foi determinante: a diferença nesta temporada é a competitividade

Os pneus Pirelli fizeram sua reestreia em 2011

Eles são apontados por muitos como os responsáveis pela série de surpresas que marcaram o início do campeonato. Porém, para os engenheiros da F-1, os pneus continuam tendo o mesmo papel de sempre. O que mudou foi o nível de competitividade entre os carros, fazendo com que a mínima variação na borracha derrube alguns e promova outros a cada GP.

“Os pneus sempre foram muito sensíveis”, garante o diretor técnico da McLaren, Sam Michael. “No momento, temos um grid muito próximo devido ao regulamento técnico e se você ver às vezes são 15 pilotos dentro de um segundo. Então, se você tem uma pequena variação na aderência, o normal seria que um perder cinco ou seis décimos fizesse cair uma ou duas posições, mas agora seriam dez.”

Para o engenheiro, mesmo a questão da variação de rendimento em função da temperatura não é novidade.

“Os pneus têm sido muito sensíveis à temperatura há vários anos, então acho que isso só está aparecendo no momento pela competitividade do grid. Você paga muito mais caro se sair dessa janela de funcionamento.”

O projetista da Red Bull, Adrian Newey, segue na mesma linha. Para o inglês, esse tipo de pneu que sofre maior desgaste traz a F-1 de volta aos anos 1980, quando economizar também era importante.

“Esses pneus são claramente diferentes dos Michelin e os Bridgestone. Não diria que melhores ou piores, apenas diferentes, trazendo vários desafios que eu considero bom de diversas maneiras. Quando havia a guerra de pneus, a corrida virou uma sessão de voltas de classificação, sem os pilotos tendo de se preocupar com desgaste. Já nos anos 80, o tipo de habilidade requerida era diferente e tínhamos o Prost, que era chamado de professor por como ele lidava com isso.”

Artigo anterior Sauber confiante que poderá andar bem nas ruas de Monte Carlo
Próximo artigo Helinho e Bia se destacam no último livre antes do Pole Day

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros