Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Entenda a regra que excluiu Ricciardo do GP da Austrália

Regulamento busca controlar a potência dos motores turbo e obrigar times a melhorarem eficiência

A regra que causou a exclusão de Daniel Ricciardo do GP da Austrália é uma das novidades do regulamento desta temporada e visa limitar a potência dos novos motores turbo e obrigar as equipes a melhorarem a eficiência do uso de seu combustível.

Há duas limitações no regulamento: de consumo total e de fluxo. Portanto, os carros não podem usar mais de 100kg de combustível para completar uma corrida, independentemente de sua duração, assim como não podem apresentar um fluxo acima de 100kg por hora em nenhum momento do GP. É esse segundo item, descrito no artigo 5.1.4 do regulamento técnico, que foi desrespeitado pela Red Bull.

A monitoração deste fluxo é feita por meio de uma fórmula baseada nas rotações do motor e medida por um equipamento fornecido pela Federação Internacional de Automobilismo. Esse sensor mede a massa de combustível que passa pelo motor e envia as informações tanto para a FIA, quanto para a equipe. A peça, no entanto, não corta o combustível caso o fluxo exceda os 100kg/h.

Tal regra existe para limitar a potência do motor de combustão e obrigar os times a trabalhar com os sistemas elétricos para melhorar sua eficiência. Caso a regra não existisse, as equipes poderiam gastar muito mais combustível em determinadas partes da corrida e, ainda assim, ficariam dentro do limite de 100kg por prova, além de usar um mapeamento de motor muito mais potente durante a classificação.

Assim, utilizar um fluxo maior que o regulamentar melhora a potência do motor em determinados momentos da corrida, configurando em uma vantagem para o piloto. 
Artigo anterior "Pilotei um aspirador de pó", reclama Vettel após GP da Austrália
Próximo artigo Chefe da Red Bull ataca a FIA por exclusão na Austrália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros