Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Equipes de F1 apoiam eliminação dos cobertores de pneus

Times acreditam que a eliminação dos cobertores de pneus pode ser boa para o esporte - mas alertaram que também será um grande desafio de adaptação tanto para as equipes quanto para o fabricante dos compostos

Pierre Gasly, Toro Rosso STR13, on the grid
Sauber mechanic and Pirelli tyres
Pirelli tyres
Sauber mechanics with Pirelli tyres
Mercedes AMG F1 Pirelli tyres
Slick Pirelli tyre and rain

O desejo de eliminar os cobertores térmicos dos pneus na Fórmula 1 foi anunciado pela FIA em um documento de fornecedor para as temporadas de 2020-23, que coincide com a introdução de rodas de 18 polegadas e pneus dianteiros mais estreitos a partir de 2021.

Embora as equipes tivessem participado de algumas discussões com a FIA e com a F1 sobre os pneus de 2021, elas não haviam ouvido falar sobre as decisões finais tomadas até hoje.

"Tenho certeza de que um conjunto de requisitos do fornecedor de pneus pode ser acordado para entregar pneus capazes de serem operados com segurança, sem cobertores", disse Bob Bell, da Renault.

"Muitas outras categorias fazem isso, então não vejo nenhuma razão para não conseguirmos na F1.”

"Se essas especificações para os pneus nos permitirem contornar algumas das limitações que enfrentamos ao operar o pneu, calibrar, fazer a cambagem e assim por diante, e tornar essa tarefa menos onerosa para as equipes, e produzir um desempenho mais consistente na vida do pneu, então eu acho que é tudo para o bem".

Leia também:

Mas ele alertou que os requisitos da FIA para o próximo acordo de pneus não são "trabalho de cinco minutos" para qualquer empresa que o ganhe.

O chefe técnico da Williams, Paddy Lowe, acredita que os pneus trabalhando em uma faixa de temperatura mais ampla será positivo.

"Tem sido debatido muitas vezes", disse Lowe. "Eu gosto muito do espetáculo de um grid com todos os equipamentos, incluindo cobertores de pneus. Acho que isso é parte da impressão que a F1 dá de ser um esporte muito técnico no topo das corridas de automóveis.”

"Deste ponto de vista, eu sentiria falta. Mas, por outro lado, se isso nos leva a ter pneus com uma janela muito maior para operar, isso pode ser uma coisa boa.”

"Ao mesmo tempo, eles falam em mudar a classificação para um formato com menos voltas, maior criticidade em relação a fazer voltas únicas e, novamente, se for com pneus que não estão preparados com cobertores, isso nos levaria a pneus com janela ampla, o que seria uma coisa boa para o esporte".

Pierre Wache, da Red Bull, vê a mudança como uma oportunidade para as equipes serem inteligentes, mas alertou que será difícil para o fornecedor acertar, sugerindo que será mais difícil na F1 do que em outras categorias.

"Como engenheiro, quando isso está mudando, é bem interessante", disse o francês. "Tenho certeza que podemos encontrar alguns truques e algumas possibilidades no carro para operar os pneus da melhor maneira.”

"O desafio técnico para o fabricante seria bastante difícil, no momento em que você vê a evolução da pressão que você tem sem um cobertor, a partir de 30°C, terminando com mais de 100°C, com a energia que estamos colocando no pneu na F1, é maior do que em outras categorias, com certeza será um grande desafio para o fabricante".

Andy Green, da Force India, disse que mais debates são necessários, apesar dos requisitos da FIA já estarem finalizados e já publicados na concorrência.

"Eu estou supondo que, dado que foi publicado apenas ontem, não houve muita discussão sobre isso", disse ele.

"Acredito que vai precisar de muita discussão, há muitas questões que precisam ser resolvidas daqui para frente relacionadas à mudança de diâmetros da roda, como operamos os pneus, como os operamos sem cobertores, há muito para falar e para concordar."

Artigo anterior Hamilton prioriza largadas para GP da Alemanha
Próximo artigo Alonso: "Testamos muitas coisas que comprometeram os tempos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros