Recomendado para você

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
Últimas notícias

Especialista analisa seca da Áustria na F1: "talento existe"

Florian Haselmayer, jornalista austríaco, fala sobre jejum de mais de 18 anos sem vitórias austríacas na F1; país produziu dois campeões mundiais - entre eles Niki Lauda, figura ainda emblemática no país que recebe a categoria neste final de semana

Niki Lauda, McLaren
Nelson Piquet, Niki Lauda, Michael Alboreto
Gerhard Berger in the McLaren Honda
Christian Klien
Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant with Gerhard Berger
Christian Klien
Gerhard Berger
Niki Lauda, Mercedes Non-Executive Chairman

Neste final de semana, a Áustria recebe a nona etapa da temporada 2016 da F1. Apesar de já ter produzido dois campeões mundiais - Jochen Rindt, campeão póstumo em 1970, e Niki Lauda tricampeão (1975, 1977 e 1984).

Desde então, o país teve outros representantes na categoria, sem o mesmo sucesso. A última vitória austríaca na F1 veio atrávés das mãos de Gerhard Berger, no GP da Alemanha de 1997. Passaram-se mais de 18 anos desde então e a Áustria não subiu novamente ao topo do pódio na categoria.

Desde Christian Klien, que disputou os GPs de Cingapura, Brasil e Abu Dhabi com a Hispania em 2010, a Áustria não tem pilotos no grid. O que explica o jejum e a ausência de pilotos do país na Fórmula 1?

O Motorsport.com Brasil procurou o jornalista austríaco Florian Haselmayer, que explicou o cenário do esporte a motor na Áustria e revelou que o principal problema é a falta de apoio a jovens pilotos.

"Talento existe, mas falta um programa nacional de desenvolvimento de jovens pilotos. O esporte a motor é muito caro e faltam recursos financeiros e entidades que representem os pilotos", disse.

"Com isso, os jovens talentos dependem totalmente da iniciativa privada das respectivas famílias ou precisam contar com patrocinadores que financiem a carreira. Entretanto, apenas uma pequena fração de talentos em potencial consegue crescer na carreira e se transformar em piloto profissional", afirmou.

Se o jejum de vitórias é longo, o de títulos é ainda maior, já que o último título de Niki Lauda foi em 1984. Lauda, no entanto, ainda é presença constante no paddock da F1, pois o ex-piloto atua como diretor não-executivo da Mercedes. Segundo Haselmayer, Lauda segue sendo admirado pelos compatriotas.

"Niki é Niki. Em geral, os austríacos amam Lauda, especialmente os que puderam acompanhar a carreira dele. Isso permite que ele fale o que pensa, às vezes até sobre questões sócio-políticas. Ele é sempre direto e por isso as pessoas gostam dele. Os fãs do esporte o admiram e ficam felizes com o sucesso dele na Mercedes", completou.

Artigo anterior Mesmo com chuva, Massa exalta dia proveitoso
Próximo artigo Sainz sobre rumores da Ferrari: "é bom saber que te querem"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros