Explicado: por que Ferrari foi multada por combustível de Leclerc
Equipe italiana tem sido alvo recorrente de críticas e questionamentos por conta da sua gestão de combustível
The Charles Leclerc Ferrari SF90 in parc ferme
Mark Sutton / Motorsport Images
No GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, a Ferrari se encontrou em nova controvérsia por razões técnicas: a FIA encontrou discrepâncias na declaração de combustível de Charles Leclerc, o que gerou uma multa de 50 mil euros à equipe italiana.
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A polêmica vem em contexto no qual o motor da escuderia de Maranello vem sendo questionado pelas equipes rivais. Agora, a FIA encontrou uma “diferença significativa” entre a quantidade de combustível declarada pela Ferrari e a realmente encontrada nos carros.
Isso despertou uma nova onda de teorias sobre a possibilidade de a Ferrari ter explorado um erro administrativo dos fiscais da categoria. No fim das contas, a diferença de 4,88 kg resultou em uma multa relativamente leve para a equipe.
Abaixo, detalhamos os procedimentos introduzidos no início da temporada e as áreas em que a FIA relatou brechas nos regulamentos.
O que as regras dizem
As equipes precisam declarar quanto combustível pretendem colocar nos carros. A FIA tem liberdade para pesar os carros antes e depois das corridas para determinar exatamente quanto combustível foi usado e se a diferença coincide com os medidores de fluxo de combustível.
Mecânicos levam carro de Leclerc para a posição no grid
Photo by: Andrew Hone / Motorsport Images
O combustível deve ser suficiente para os carros completarem volta de alinhamento no grid, volta de apresentação, todas as voltas da corrida e volta de retorno aos boxes. O abastecimento é proibido quanto resta menos de uma hora para a corrida.
A FIA escolhe aleatoriamente alguns carros para conferir a pesagem antes da corrida. Neste caso, o time tem que esvaziar o tanque com uma bomba para garantir que todo o combustível restante vá para o coletor e então os fiscais garantem que não há nada sobrando.
Depois, o carro é pesado e a diferença de peso é calculada. O combustível é reinserido no veículo, que é pesado uma terceira vez. Depois da corrida, a FIA escolhe carros aleatoriamente para uma nova inspeção, repetindo os mesmos procedimentos. Com a diferença de peso verificada, os fiscais calculam quanto combustível foi realmente usado do início ao fim.
Nas diretivas, o diretor de assuntos técnicos da FIA, Nikolas Tombazis nota: “A diferença entre as massas de combustível pré e pós corrida será assumida como a quantia efetivamente usada. Os dados podem ser comparados com o medidor de fluxo de combustível e com os injetores para que sejam fornecidas informações que validem as leituras”.
Nikolas Tombazis
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
“Note-se que a massa de combustível utilizada para o cálculo poderá ser tanto a declarada pelo time quanto aquela medida na inspeção aleatória pré-corrida”.
Tombazis listou as situações específicas que podem causar uma investigação:
- Se o procedimento de extração do combustível com a bomba diferir do processo declarado e documentado que a equipe é obrigada a comunicar à FIA previamente;
- Se um volume significante de combustível for encontrado no carro após o combustível ter sido bombeado para fora;
- Se o time não fizer a declaração de peso mais de duas horas antes da abertura dos boxes, ou se a diferença de combustível declarado for significativamente diferente daquele drenado do tanque em caso de uma verificação aleatória;
- Se a comparação entre os sinais do medidor de fluxo de combustível e as verificações de consumo de peso se mostrarem abaixo do que o esperado;
- Se a massa de combustível usada durante a corrida, avaliada na comparação de peso exceder 110Kg, como requerido no regulamento esportivo;
- Se o software de inspeção e/ou a análise de dados mostrar diferenças operacionais diferentes durante o treino classificatório e a corrida.
Apesar de não ter sido divulgada uma explicação oficial sobre a origem da diferença, a Ferrari cometeu uma falha no terceiro item desta lista.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
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