Max Verstappen busca o tetracampeonato consecutivo na Fórmula 1 em 2024, e parecia a caminho de um título fácil, com sete vitórias em 10 GPs. Mas o crescimento da McLaren tornou o MCL38 o carro mais rápido do grid, enquanto a Red Bull se encontra em queda livre, o que coloca Lando Norris como candidato à glória maior.
A equipe de Woking agora lidera a classificação dos construtores, tendo vencido quatro vezes desde o último triunfo de Verstappen, que aconteceu em junho no Circuito de Barcelona.
Houve oito GPs desde então e, nesse período, a liderança de Verstappen no campeonato diminuiu de 69 para 52 pontos, com Norris como seu adversário mais próximo. O piloto da McLaren venceu duas das últimas quatro corridas e está se preparando para conquistar seu primeiro título mundial - mas essa reviravolta na forma pode ter chegado tarde demais.
Então, quais são as diferentes combinações do campeonato e quando é a primeira vez que alguém pode conquistar o título?
Quais pilotos ainda podem vencer o título da F1 em 2024?
A temporada de 2024 da F1 tem seis GPs e três corridas sprint - Austin, Brasil e Catar - ainda pela frente, o que significa que ainda há 180 pontos disponíveis.
Zak Brown, CEO da McLaren Racing, e Max Verstappen, da Red Bull Racing, 2º colocado, se parabenizam no Parc Ferme
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Portanto, sete pilotos ainda podem matematicamente se tornar campeões em 2024, uma lista que vai de Verstappen até o sétimo colocado, George Russell, que tem um déficit de 176 pontos. Lewis Hamilton, companheiro de Russell na Mercedes, está 19 pontos à frente, em sexto, e o heptacampeão mundial está 16 pontos atrás do quinto colocado, Carlos Sainz.
Isso significa que o piloto da Ferrari está 141 pontos atrás de Verstappen. Portanto, é justo dizer que seria necessário um quase milagre para que Sainz, Hamilton ou Russell se tornem campeões.
No entanto, a partir do quarto colocado, a situação fica mais apertada: Oscar Piastri, da McLaren, está 94 pontos atrás de Verstappen e é o piloto com maior pontuação nas últimas seis etapas. Charles Leclerc, da Ferrari, é o terceiro colocado e está 86 pontos atrás de Verstappen, dois anos depois de ter travado uma luta fracassada pelo título contra o tricampeão.
Uma diferença tão grande significa que é improvável que Leclerc se torne campeão este ano, mas Norris está 34 pontos à frente dele e é, de fato, o único adversário de Verstappen.
Como Lando Norris pode se tornar campeão da F1 em 2024?
Norris precisa superar Verstappen em uma média de seis pontos em casa um dos seis GPs e três sprints restantes e para se tornar o campeão de F1 em 2024.
Lando Norris, equipe McLaren F1, 1ª posição, comemora na chegada ao Parc Ferme
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Se isso acontecer, o título será decidido no final da temporada em Abu Dhabi, mas o piloto da McLaren pode, é claro, conquistar o campeonato antes disso - por exemplo, se ele conquistar o máximo de pontos nas rodadas finais e Verstappen não pontuar.
Nesse cenário, Norris pode ser campeão após a corrida sprint do Catar, no penúltimo fim de semana da temporada. Coincidentemente, esse seria o segundo ano consecutivo em que o campeonato seria decidido após uma sprint, já que Verstappen conquistou seu terceiro título ao terminar em segundo lugar na corrida curta de Losail em 2023.
Situação
EUA
México
Brasil
Las Vegas
Catar
Abu Dhabi
Pontos restantes
180
146
112
86
52
26
Pontos de Norris
279
313
339
373
407
433
Diferença de Verstappen para Norris
Liderando por 52
Liderando por 18
Atrás por 8
Atrás por 42
Atrás por 76
Atrás por 102
Mas é altamente improvável que Verstappen não conquiste mais nenhum ponto nesta temporada, especialmente quando o GP da Austrália foi seu único fora do top 10 em 2024.
Portanto, se Norris vencer todas as corridas restantes, além de cada ponto de bônus de volta mais rápida, o piloto de 24 anos precisa que Verstappen termine em segundo lugar ou menos nos últimos seis GPs e não mais do que em terceiro nas sprints.
Portanto, a importância da sprint nunca foi tão grande. Isso porque, se o cenário acima acontecer, Norris será campeão por dois pontos, mas se Verstappen terminar em segundo lugar nas três sprints, além de ser P2 nos últimos seis GPs, o piloto holandês conquistará seu quarto título por um ponto.
No entanto, Norris tem apenas três vitórias nesta temporada, portanto, também não é realista esperar que ele vença todas as corridas restantes. Para manter uma média de seis pontos sobre Verstappen em cada corrida, Norris precisa que seu rival fique em quarto lugar ou menos em cada GP, caso o piloto da McLaren termine em segundo em todas elas.
Se Norris for o terceiro, Verstappen não poderá ír além da sexta posição, enquanto terminar em oitavo ou abaixo não será suficiente para o piloto da McLaren. Enquanto isso, para as sprints, Norris precisa, de forma realista, terminar entre os três primeiros, já que o quarto lugar vale apenas cinco pontos.
Se Norris tiver essa posição de chegada no GP...
Então Verstappen deve ser
Se Norris tiver essa posição de chegada na sprint...
Então Verstappen deve ser
1º lugar
2º ou inferior
1º
7º ou menos
2o
4ª ou inferior
2ª
8ª ou inferior
3ª
6ª ou inferior
3ª
9ª ou inferior
4ª
7ª ou inferior
4ª
9ª ou inferior
5ª
8ª ou inferior
5ª
9ª ou inferior
6ª
9ª ou inferior
6ª
9ª ou inferior
7ª
11º ou inferior
7ª
9ª ou inferior
8ª
11ª ou inferior
8ª
9ª ou inferior
9ª
11ª ou inferior
9ª
9º ou inferior
10ª
11º ou inferior
10ª
9º ou inferior
Também há dúvidas se Norris conseguirá manter essa vantagem média de pontos. Nos últimos seis GPs, Verstappen marcou 76 pontos, em comparação com os 108 de seu rival, o que dá uma média de apenas 5,3 pontos por corrida a mais a favor de Norris.
Lando Norris, equipe McLaren F1
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Portanto, Verstappen ainda é o favorito para vencer o campeonato de 2024, especialmente porque ainda é plausível que Norris conquiste o máximo de pontos no restante da temporada e, mesmo assim, não conquiste o título.
Como Max Verstappen pode se tornar campeão mundial de F1 em 2024?
As contas para Verstappen se tornar campeão são muito mais simples, pois a contagem máxima de pontos que Norris pode terminar nesta temporada é 459 - apenas 128 a mais do que o total atual do holandês.
Portanto, 129 pontos nos próximos seis finais de semana de corrida são suficientes para Verstappen, o que equivale a aproximadamente cinco vitórias em GPs, mais alguns pontos nas sprints. Mas isso ainda não é muito realista, já que ele não vence há oito rodadas e só terminou no pódio três vezes durante esse período.
Nesse estágio, é mais um jogo de gato e rato para Verstappen garantir que ele não termine muito atrás de Norris, já que o MCL38 é muito superior. Essa meta de 129 também considera apenas a possibilidade de Norris marcar o máximo de pontos no restante da temporada, portanto, é claro que ela continuará a diminuir à medida que a temporada se aproxima do fim.
Se Verstappen também terminar acima de Norris em um GP, isso contribuirá muito para que o piloto da Red Bull se torne campeão. Ele também pode conquistar o título após a sprint do Catar, caso a diferença de pontos atual permaneça como está.
Mas esse não é o primeiro momento em que Verstappen pode se tornar tetracampeão mundial. Se o cenário altamente improvável acontecer, ou seja, se ele obtiver a pontuação máxima em cada um dos seis finais de semana restantes e Norris não conseguir ganhar mais nenhum ponto, Verstappen conquistará o título após a sprint no Brasil.
Situação
EUA
México
Brasil
Las Vegas
Qatar
Abu Dhabi
Pontos restantes
180
146
112
86
52
26
Pontuação de Verstappen
331
365
391
417
451
477
Diferença para Norris
52
86
112
138
172
198
Debate do CASO BORTOLETO na Audi: Gabriel vê SCHUMACHER na briga e BOTTAS favorito... F1, Stock, TCR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.